UMA REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA



FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENÇÃO  FURNE

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA  UNIPÊ

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO "LATO SENSU"

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO BÁSICA

ALUNO (A): AURÉLIO OLIVEIRA DE ANDRADE

PROFESSORA: GLÓRIA MARIA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

SOLEDADE  PB

MAIO - 2010

UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Aurélio Oliveira de Andrade*

Há anos que se escreve sobre uma educação mais inclusiva. Hoje ao se falar nela reporta-se a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. Porém o que neste artigo traz é uma reflexão sobre uma, das tantas, educação inclusiva que, em um contexto de educação, é aquela que segue contra a "não discriminação das deficiências, da cultura e do gênero" (Ballard, 1997). Como também, aquela educação que progride quando também inclui seus mediadores, os professores.

Em tempos modernos, inclusivos, facilitadores, faz-se necessário refletir sobre a inclusão dos professores em programas educacionais que com uma linha de pensamento como educação comum a todos. No entanto, será que esse comum não se faz necessário refletir nas limitações, perspectivas, direções e aptidões que tem cada ser que receberá essa educação? Ou ainda, será que o mediador do comum ato de educar está apto a realizar essa tarefa? Há possibilidades de sucesso num ambiente sem estrutura física e docente?

A inclusão parte para o resgate da minoria à uma totalidade, mas seus desejosos de sua prática esquecem que não só da inclusão vive a educação, mas sim de todo ou parte daquilo que se tem: uma boa formação; políticas públicas; gestão e uma construção de conhecimento que considere exclusão como algo que pode acontecer com qualquer um quer seja sua língua, cor, nação ou necessidade. Pode sim, ser considerado inclusivo todos os que da educação não escapam, como já disse Carlos Brandão, inclusive o professor que por má formação ou falta de uma é excluído do processo já que " o mundo caminha para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva" (Sassaki, 2005).

Sendo assim, a reflexão sobre a inclusão trata-se de que pode haver uma transição conceitual de educação para uma inclusão, desde que sejam considerados professores, pais, direção, comunidade e afins. É preciso atentarmos que nossos professores estão com alunos desmotivados e despreparados para receber a inclusão pois estão na escola, porém fora do contexto social do qual a escola está inserida. Por isso, é necessário uma inclusão educacional para que sirva de modelo e não de temas para piadas e descaso.

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*Pedagogo (UEPB); professor e diretor da escola UDESC (ensino privado/Soledade-PB); aluno do curso de Especialização em Educação Básica (FURNE/UNIPÊ).

REFERÊNCIA

SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz. In: Inclusão:Revista da Educação Especial/ Secretaria de Educação Especial. V.1,n.1, out. 2005- Brasília. P.7-18.


Autor: Aurelio Andrade


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