OS RISCOS DE SE TORNAR UM EMPREENDEDOR



Com intuito de se tornarem empresários, obter sucesso, muitos indivíduos adentram no campo do empreeendorismo sem antes buscar parâmetros, metas claras do que fazer e como fazer, isto inevitavelmente leva os brasileiros que tentam buscar a abertura de uma empresa a caírem em verdadeiras armadilhas.
Os problemas mais comuns surgem em relação ao sistema tributário que apresenta claras armadilhas para os aventureiros desinformados, a falta de conhecimentos ainda que básicos pode levar o empresário a sofrer perdas financeiras importantes para a sobrevivência da empresa. Outro campo deveras conturbado e o do direito do trabalho, não é raro nós depararmos com pequenas empresas sofrendo com ações trabalhistas que lhe tomam tempo e dinheiro, muitas vezes embasadas apenas na desinformação do empresário que não cumpre as regras básicas de segurança, higiene e medicina do trabalho, que é de total responsabilidade do empregador.
Como solução prática para evitar situações desabonadoras para o nascimento e existência das empresas é de boa praxe que os candidatos a empresários busquem informações. Procurar os núcleos de informação do SENAC a exemplo é fácil e rápido e lá pode se garimpar informações preciosas que vão desde o projeto de viabilidade da empresa até o amparo de profissionais devidamente habilitados. Para que os procedimentos de abertura e manutenção sejam corretos e de acordo com a legislação vigente no país é essencial que bons profissionais auxiliem nos procedimentos.
O fiel segmento das legislações que envolvem a abertura e manutenção da empresas, pode a princípio gerar custos que aos mais desinformados será considerado supérfluo, contudo, a longo prazo estes vão se mostrar irrisórios para a sobrevivência da empresa. O cumprimento ainda que mínimo de todas as exigências legais seja no campo fiscal, trabalhista ou ate mesmo ambiental passa pela responsabilidade social da empresa, não podendo o empresário alegar o simples desconhecimento da lei para descumpri-la, sempre assumindo toda responsabilidade advinda de tais eventos.
Autor: Valdemir Henrique Mendonca


Artigos Relacionados


Lucratividade: Missão Principal De Uma Empresa

A Importância Da Advocacia Preventiva

Papel Da Auditoria

A Recuperação De Empresários Em Dificuldade Financeira Provisória

A Nova Lei De Recuperação De Empresas E Falências: Esperança Ou Pesadelo Dos Empresários?

Uma Empresa Nem Sempre é Uma Empresa.

Uma Empresa Nem Sempre é Uma Empresa.