MALAFAIA E O FALSO EVANGELHO



Embora Jesus nunca tenha pedido dinheiro para sua missão, é "favas contadas" que a igreja dele sempre precisou de recursos dos mais diversos para manter seus projetos de serviço, sustento e solidificação da obra de Deus! De maneira alguma venho dizer que a igreja não pode dispor e nem ao menos solicitar o que é legitimado pelas Escrituras para o sustento da obra: os dízimos e as ofertas.

Textos bíblicos podem ser citados com exagero para afirmar o valor bíblico das contribuições de santos. Fico apenas com II Coríntios oito, onde encontramos o apóstolo Paulo enaltecendo a generosidade das igrejas da Macedônia que haviam descoberto a graça de poder participar com as suas posses para a ajuda aos irmãos de Jerusalém que passavam por revezes financeiros. No texto temos até a expressão: "o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos" (v. 4).

É sabido que a igreja desde o primeiro século sobreviveu por doações de fiéis, e até mesmo a igreja do Velho Testamento tinha como princípio o recolhimento dos dízimos e das ofertas para a manutenção do culto e o sustento dos seus ofícios (no caso, os sacerdotes), como vemos em Levitico 27.30: "Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao Senhor; santos são ao Senhor".

Mas o que temos visto já há muito no programa do Silas Malafaia e de outros famosos tele evangelistas é um descalabro, um verdadeiro assalto à mão armada, usando a Bíblia obviamente como arma letal para capturar dividendos dos incautos membros das nossas igrejas, sobretudo dos que já vivem endividados pelos cartões de crédito e empréstimos bancários e que, no afã de se tornarem de um dia para outro prósperos acabam contribuindo para ministérios em troca de orações e bíblias de estudo!

No ano passado foi ao programa do pr. Silas o Morris Cerullo, dizendo piamente que uma "oferta singela" de R$ 900,00 poderia ser dada ao ministério do pr. Silas Malafaia, isto porque numa conjugação de números cabalísticos, o ano de 2009 daria uma projeção incrível para doadores de valores que começassem com o número 9.

Agora, veio outro alienado americano, o Mike Murdock comentando do salto de sua vida financeira quando ele descobriu o princípio da semeadura. Ele mesmo uma época de sua vida semeou dois mil dólares em uma semana e hoje até jato ele compra à vista! Daí sem qualquer pudor ele pede que o brasileiro colabore (para o programa do pr. Silas Malafaia) a quantia de R$ 1000,00 para fazer parte do clube dos que colaborarão na salvação de um milhão de almas!

O descalabro não ficou só nisso! O Murdock, um "cafetão da prosperidade", usando uma expressão de um pastor pentecostal americano, diz que aqueles que semearem os mil reais receberão o atendimento de três orações, incluindo a mais expressiva de todas as bênçãos a salvação de toda a família em até 12 meses! Meu Deus, onde fomos parar! A salvação eterna de nossas almas sendo negociada dessa forma!
Um absurdo! Enquanto o nosso Estado chora seus mortos, o mais expressivo pregador televisivo convida um mercenário para falar em seu programa e ele ainda o chama de "o homem mais sábio do mundo!". Olha eu fico a pensar que as lágrimas estão ausentes dos olhos dos homens de Deus em nosso país! Nossas lideranças tem estado ausentes nos dramas das pessoas! Concordo com o avivalista Leonardo Ravenhil que dizia que devemos chorar por não termos lágrimas para chorar!
Precisamos chorar por ainda termos como referência no meio evangélico pastores desse quilate! Olha o "evangelho da prosperidade" já está fora de moda nos EUA, eles estão vindo para o Brasil porque aqui há ainda uma estabilidade na moeda! Quero ver propor um milhão de almas em Uganda, Haiti, Ceilão, enfim nos países empobrecidos do mundo onde os cristãos pagam um preço altíssimo de manterem-se fiéis a Palavra pura e simples do Evangelho.

Escrevo essas linhas com o coração apertado, ainda não nos refizemos do susto que veio sobre nossa cidade, Angra dos Reis, no inicio do ano, ainda estamos fazendo campanhas para arrecadação de fundos para nossa cidade irmã, Niterói onde os corpos estão sendo encontrados ao ritmo de um "conta-gotas". E enquanto isso, nossa TV ainda encontra divulgados fatos e cenas de um evangelhozinho de homens que, enquanto tem seus aviões no ar, perdem suas cabeças aqui na terra!

Tenho ficado cada vez mais assustado com a sutileza dos pregadores modernos e creio junto com Elbem Lenz César que "os escândalos são a maior fábrica de ateus na história". Só posso terminar dizendo: "Maranatha! Ora vem Senhor Jesus!".

Ezequias Amancio Marins
Pastor da Igreja Batista Central em Japuiba, Angra dos Reis, RJ
Presidente da Missão Angrense Reformada

Autor: Ezequias Amancio Marins


Artigos Relacionados


Entra Na Minha Casa, Jesus

Igreja S/a

Frutos De Arrependimento

Nos Últimos Dias A ReligiÃo Tem Matado Muita Gente

Sera Que Estamos Adorando A Deus Corretamente

Trazendo Pessoas Para Cristo

Julgueis Para Não Serdes Julgados