GEOGRAFIA E A PÓS-MODERNIDADE



RESUMO
A pós-modernidade tem sido cada vez mais discutida, seja em seu âmago, seja em suas conseqüências, pelas ciências sociais. Diante de diversas discussões busca-se, neste trabalho, levantar reflexões da Geografia ao que Harvey (1999) denomina "Condição Pós-Moderna", através de análise das principais e mais influentes bibliografias que tratam desta questão, como também trabalhos geográficos, visando contribuir para o estudo das recentes e novas espacialidades e conseqüências sociais diversificadas.


INTRODUÇÃO
No mundo contemporâneo vivemos uma nova realidade no espaço cultural, político e intelectual, ou apenas nos adaptamos às pequenas e constantes evoluções em nosso cotidiano. Independentemente da resposta a esta questão central, estes "novos tempos" trouxeram novos debates na ciência e, conseqüentemente, o acompanhamento e a contribuição dessa discussão pela Geografia.

Esta nova realidade que se coloca, considerada como a era da pós-modernidade, deve ter suas noções compreendidas na própria modernidade, uma vez que, até pela semântica, percebemos que uma teria relações temporais e/ou evolutivas a partir da outra. Faz-se importante, portanto, retratar as principais controvérsias deste período, que conforme Gomes (2007, p.53) é fundado pelas mudanças que se manifestaram no término do séc. XVII e no decorrer do séc. XVIII, correlacionadas ao iluminismo na Europa. Tais mudanças proporcionam influência mundial no século XX em diante, estabelecendo seu entrelaçamento com a construção e evolução do pensamento geográfico.
O que desencadeia, desde o definir ou o procurar entender o que vem a ser a modernidade, em complexos debates que permeiam afirmar a contemporaneidade como uma possível "pós-modernidade" ou não em um mundo conturbado e metamorfoziado.
As crises da modernidade são às crises do capitalismo e questionadas pelos movimentos contraculturais e antimodernistas a partir dos anos 60, são a cerne do pós-modernismo. Harvey (1999, p.9) afirma em sua obra Condição Pós-Moderna, examinar de forma simplificada os fundamentos político-econômicos, aprofundando depois a respeito da "experiência do espaço e do tempo como vínculo mediador singularmente importante entre o dinamismo do desenvolvimento histórico-geográfico do capitalismo e complexos processos de produção cultural e transformação ideológica" que culminam na condição pós-moderna.
Não é nosso objetivo aqui esgotar estas complexas questões, mas ao contrário, dar início a um debate ainda pouco difundido entre estudantes de Geografia, tentando, através da síntese e análise, trazer para a linguagem e o cotidiano dos nossos futuros alunos, uma possibilidade de contato, visando desenvolver a curiosidade, e despertar (quem sabe?) futuros pesquisadores e epistemólogos da pós-modernidade e suas novas espacialidades.






A MODERNIDADE

Em sua obra Geografia e Modernidade, Paulo César da Costa Gomes, por sua vez, entende ser a modernidade construída. Sob a forma de um duplo caráter: de um lado, o território da razão, das instituições do saber metódico e normativo; do outro, diversas "contracorrentes", contestando o poder da razão, os modelos e métodos da ciência institucionalizada e o espírito universalizante. Paulo César levanta a hipótese de que a modernidade retém em sua base um duplo fundamental caráter formado pelo par novo/tradicional. Embora sejam noções antigas (novo/tradicional), elas se tornaram um verdadeiro sistema de valores; para se falar de tradição, por exemplo, há de se referir a um sistema de valores apoiados no novo.
Em síntese, apesar de diferentes opiniões dos dois autores citados, algumas transformações sociais ocorreram no advento da pós-modernidade, o urbano é o reflexo dessa transformação. O que era monocromático se torna multicolorido, o que era funcional se torna multifuncional. Mas discutiremos com mais afinco essas transformações a seguir.

A PÓS-MODERNIDADE E A GEOGRAFIA.
Existe muita discussão a respeito da pós-modernidade na ciência, e na própria geografia, sendo várias correntes de discussão e tendências que procuram delimitar o debate pós-moderno, no que tange a relação dos conceitos pós-modernos na geografia, é possível detectar uma mudança grotesca nas práticas culturais e político-econômicas desde 1972, e esta mudança está "... vinculada à emergência de novas maneiras dominantes pelas quais experimentamos o tempo e o espaço" (HARVEY,1999, p.7). Portanto, enxerga-se este período do pós-modernismo como um período de transformações culturais.
Ocasionada diante da transformação político-econômica do capitalismo a partir do final do século XX, esta mudança ganha expressão na arquitetura e nos projetos urbanos das cidades, na transformação do fordismo para a acumulação flexível, e na compressão do tempo-espaço que formam a condição pós-moderna. Consideramos muito relevante a descrição de Harvey a respeito da passagem da modernidade à pós-modernidade quando analisa o pós-modernismo:
Começo com o que parece ser o fato mais espantoso sobre o pós-modernismo: sua total aceitação do efêmero, do fragmentário, do descontínuo e do caótico que formavam uma metade do conceito baudelairiano de modernidade. Mas o pós-modernismo responde a isso de uma maneira bem particular; ele não tenta transcendê-lo, opor-se a ele e sequer definir os elementos. O pós-modernismo nada, e até se espoja, nas fragmentárias e caóticas correntes da mudança, como se isso fosse tudo o que existisse (HARVEY, 1999, p.49).

Assim, podemos dizer que as crises e rupturas das correntes modernas são a origem e a sustentação do que vem a ser a pós-modernidade, a cerne do pensamento filosófico pós-modernista está em abandonar por inteiro o projeto do Iluminismo em defesa da emancipação humana, tendo no individualismo sua maior ação.
Percebe-se nestes debates o entrelaçamento da Geografia com a ordem no mundo, seja através da ciência, da sociedade ou pelas diversas manifestações da mesma. O que caracteriza a importância dos debates para a evolução do pensamento geográfico e demonstra, afinal que a ciência geográfica está viva, seja em momento de crise da ciência ou renovação da mesma. As controvérsias colaboram assim, para análises epistemológicas que motivam a avanços no pensamento, e enfim, a superação.

Portanto, enxerga-se este período do pós-modernismo como um período de transformações culturais. Por se tratar de uma situação contemporânea, presente, não é fácil elaborar uma visão crítica da pós-modernidade, por esta ainda não ser uma condição histórico-geográfica. Sendo assim, consideram-se de extrema importância os trabalhos que venham a confrontar e elucidar os diversos posicionamentos frente à pós-modernidade e, em especial, compreender como esta nova realidade pode influenciar e ser influenciada pelo pensamento geográfico








CONSIDERAÇÕES FINAIS
Percebemos que as transformações sociais que se iniciaram na modernidade, a partir do iluminismo fizeram com que diversos ramos das ciências, sobretudo, as humanas, sociais, e econômicas recorressem à necessidade de se adequar à constante e crescente complexidade com que seus objetos de estudo foram incorporando com o passar do tempo. Mas as subdivisões sociais vêem a complicar as ações no contexto pós-moderno no âmbito do senso-comum.
A chamada pós-modernidade, não só gerou teorias necessárias ao entendimento das causas, mas também ? e ainda demanda ? teorias capazes de entender seus efeitos, tais como os mencionados inúmeras vezes neste artigo, e que não maioria, de tão volúvel transformação exige uma necessidade contínua de se renovar, e de se refletir os parâmetros que regem as organizações sociais.
O tempo existente entre uma geração e outra, nos dias atuais, confere um distinção de concepções sociais muito mais discrepantes entre essas, ao analisarmos as gerações, as décadas que iniciaram o séc. XX. Diante das possibilidades tecnológicas, disponíveis hoje, vivemos o ápice da experiência de compressão do espaço e do tempo, o que logicamente em um curto intervalo de tempo, esta concepção já será outra, de possibilidades ainda inimagináveis, fato este que nos leva a pensar na pós-modernidade como uma condição que aos poucos vai ficando para trás e que nos deixa estupefatos com a cultura da ´´ culpa `` social exercida pela mesma.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GOMES, Paulo César da Costa. Geografia da Modernidade. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. 8ª ed. São Paulo: Loyola, 1999.
SALVI, Rosana Figueiredo. A Questão Pós-Moderna e a Geografia. Geografia. Londrina, v. 9, nº.2, p. 95-111, jul./dez., 2000.
SPOSITO, Eliseu Silvério. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: UNESP, 2004.


Autor: Marcos Vinicius Nascimento De Melo


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