ESCATOLOGIA OU TEOLOGIA DA ESPERNAÇA ?










ESCATOLOGIA OU TEOLOGIA DA ESPERRANÇA?



















Ao falar em escatologia nos reportamos ao livro de Apocalipse do grande apostolo João, nós encontramos também nos livros do AT e NT trazendo grandes revelações sobre o fim dos tempos, assim entendemos os acontecimentos que irrompem o fim sobre o mundo, sua história e os homens. Entre todos os eventos se conta a volta triunfal de Jesus Cristo em glória celestial, juízo final para o mundo e a consumação do reino de Deus, vemos os mortos numa ressurreição universal e o surgimento de uma nova criação e uma nova terra. Esses acontecimentos derradeiros aparecem de fora da história para dentro dela e põe fim à história universal. Jesus foi indagado por seus discípulos várias vezes: "Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação dos séculos." O Senhor Jesus lhes respondeu dando alguns sinais e eventos que precederiam a queda de Jerusalém e o tempo do fim. Um futuro imediato e a consumação escatológica. Após a ressurreição de Jesus os discípulos expuseram suas preocupações com o tempo da vinda do reino. "Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou para a sua exclusiva autoridade." (At. 1:7) Mas, o homem continua a indagar: Quando será o fim? A quase dois mil anos o apóstolo Pedro fala dos escarnecedores que diziam: "Onde está a promessa da sua vinda?" porque julgavam a promessa demorada. (I Pd.3:4,9). No Antigo Testamento vimos que o profeta Daniel recebeu as revelações acerca dos acontecimentos escatológicos, ele ouviu a pergunta de um ser que dizia: "Quando se cumprirão essas maravilhas?" depois o próprio Daniel indaga: "meu senhor, qual será o fim destas coisas?" Em nenhum momento Deus se deteve a responder acerca do tempo. O Senhor Jesus em Mateus 26:64 reivindica para si a profecia deixando claro que o reino escatológico está acima do reino de Davi. "É o novo momento do Jesus ressurreto, em um nível mais elevado do que se conhecia: autoridade absoluta, a autoridade do Filho do Homem. É evidente que Jesus demonstrava autoridade divina durante o seu ministério, mas essa autoridade estava encoberta pela forma humilde que ele assumiu. Depois de ressurreto ele assume uma autoridade universal que lhe é de direito." "Reis dos Reis e Senhor dos Senhores". Os cenários que vemos mudam de forma, segundo a visão de cada um tanto no NT como no AT, o que nos conforta é que todas as visões são para nós refletirmos e compreendermos o grande propósito de Deus para o mundo. A segunda vinda de Jesus Cristo significa que a aliança que Deus fez será eterna, o mundo será julgado, os ímpios serão punidos e os salvos viverão em plena paz e alegria na presença do Rei Jesus. Ai podemos entender que a escatologia também é teologia da esperança para todos que aceitaram Jesus como salvador de suas almas e do mundo. O que temos que fazer? A resposta é: Devemos está preparado porque não sabemos quando será o fim de tudo. Todos aspectos do fim dos tempos estão refletidos no nosso cotidiano, temos anunciar o evangelho da salvação,mas, temos também ensinar as coisas referentes aos fins dos tempos, ou seja falar do apocalipse, para conscientização de todos e preparação da igreja de Jesus Cristo, não deturpar os fatos, mas, esclarecer de uma forma simples e verdadeira, pois tem muitos fazendo dos últimos dias motivo para muita gente entrar em pânico e recorrerem a misticismo e filosofias que só criam confusões, não permitem que percebamos as armadilhas de satanás para desvirtuar a verdade. A verdadeira intensão de Deus é que todos sejam salvos, que independente da extinção ou não do sistema atual temos que reconhecermos que a única verdade da nossa existência deve-se ao grande amor de Deus pela criatura que tanto amou e quer ver no seu seio, vivendo a mais perfeita paz e harmonia com tudo, o domínio do mal será aniquilado para reinar a soberania do cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo. O livro de Apocalipse é obra de temas escatológicos, porém de alcance imediato e atual. O livro de Apocalipse é obra de temas escatológicos, porém de alcance imediato e atual.




O enfoque não é sobre predições futurísticas, mas sobre a realidade alcançada por Cristo, o Cordeiro de Deus




que venceu por completo o inimigo. A mensagem geral do livro leva o leitor a perceber que mesmo




que o inimigo pareça governar o mundo à sua volta é Deus em Cristo Jesus que executa a Sua




vontade de forma incontrovertida. As aparências são enganosas, mas o cristão não se deve deixar ser




levado pelas aparências. A realidade é outra.




Há influência maligna regendo a humanidade, mas a vitória do Cordeiro posiciona ao cristão fiel




como vitorioso. Há, portanto, que lembrar e colocar em prática o mandamento de Jesus, dirigido de




forma tão clara inúmeras vezes: "Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor pôs sobre os




seus serviçais, para a tempo dar-lhes o seu sustento? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu




senhor, quando vier, achar assim fazendo". Vigia e sê fiel!




Pr. Ciro R. Desiderio

Autor: Ciro Rego Desiderio


Artigos Relacionados


A Confissão De Pedro.

Caminhada Dificil

A Nova Jerusalém.

Divina DiferenÇa

União íntima Entre Jesus E Os Crentes.

A Verdade Nos Libertará

PÁlidas ImitaÇÕes