Ilhas de Calor em Cuiabá - MT



Ilhas de Calor em Cuiabá/MT

Paulo Henrique Camacho
Jeú Santos Ribeiro
Haudson Freitas Farias
Denis Adriano Reis
José Carlos Queiroz


Resumo

Este artigo se baseia em detectar possíveis ilhas de calor incidentes em Cuiabá/MT, será abordado ao longo deste trabalho as definições de diversos autores a respeito do tema, o processo de coleta de temperatura que foi adotado, escolheu-se uma rota dentro da cidade procurando coletar temperatura de pontos densamente povoados e também pontos mais afastados para que se tenha uma noção da variação de temperatura existente. Para melhor visualização do tema abordado montamos planilhas e gráficos ajudando a demonstrar melhor a ideia do que seja realmente uma ilha de calor.



Introdução

Não é de hoje que verificamos que Cuiabá passa por um processo de desenvolvimento muito rápido, com isso notamos o aumento desenfreado na construção de casas, prédios, pavimentação de ruas, etc.
O crescimento econômico que todo o estado de Mato Grosso passa influencia o aumento da urbanização dos municípios e em Cuiabá não é diferente, com o aumento de poder aquisitivo da população, começam a aumentar o número de obras dentro das cidade, porém essas obras muitas vezes são feitas sem levar em consideração o meio ambiente, por exemplo quando as pessoas concretam todo o quintal isso impermeabiliza o solo diminuindo a infiltração sobrecarregando o sistema de drenagem e impedindo o nascimento de novas árvores, plantas contribuindo para o aumento significativo da temperatura. Outro exemplo é a pavimentação alfabética cada vez maior com certeza é um benefício para o trânsito de automóveis porém contribui também para o acréscimo de temperatura.
Com tudo isso que se passa iremos com este estudo mostrar os indícios de ilhas de calor no município de Cuiabá, porque o desenvolvimento sem controle traz muitos impactos para o meio ambiente, e essas obras resultam em um acréscimo significativo de temperatura em determinados locais, iremos sugerir também medidas de controle para evitar a freqüência e intensidade das ilhas de calor em Cuiabá.



Revisão Bibliográfica

Os estudos de clima urbano têm sido nos últimos anos, foco de discussões e objeto de pesquisas no mundo inteiro, uma vez que a urbanização intensa é um acontecimento atual que proporciona condições de vida moderna nem sempre saudável conforme Xavier (2009).
Diversos autores afirmam que a substituição da vegetação por áreas construídas (cimento, concreto e alvenaria), a pavimentação asfáltica das ruas, a concentração de parques industriais e o adensamento populacional, são responsáveis por profundas mudanças no balanço de energia, causando principalmente aumento da temperatura nas cidades, resultando no fenômeno das Ilhas de Calor (SCHREINER, 1998 apud NETO, 2000)
Conforme Coltri apud Perez et al. (2001)O fluxo de calor latente é o que apresenta a mudança mais abrupta uma vez que as áreas úmidas e produtoras de umidade são reduzidas em locais altamente urbanizados.
Clima urbano é um sistema que abrange o clima de um dado espaço terrestre e sua urbanização. É um mesoclima que está incluído no macroclima e que sofre, na proximidade do solo, influências microclimáticas derivadas dos espaços urbanos. Pode-se analisar as variações do ambiente urbano, nos vários níveis, tais como Bairros, ruas, casas, ambientes internos. A ação ecológica natural, associada aos fenômenos urbanos, constitui o conjunto complexo de inter-relações que produzem o clima urbano (XAVIER apud LOMBARDO, 1985).
Segundo Xavier apud Ayoade (1998) assegura que o maior impacto ocasionado pelo homem sobre o clima acontece nas áreas urbanas.
Analisou e comparou as variações de temperatura e umidade relativa do ar em duas cidades de pequeno porte, Barra do Bugres e Tangará da Serra, localizadas em área tropical, no estado de Mato Grosso, relacionando-as ao uso do solo urbano (XAVIER apud ZAMPARONI (1995)
Frente a tudo isso, iremos monitorar a temperatura em diversos locais em Cuiabá a fim de detectar variações de temperatura.
O fenômeno da ilha de calor pode ser definido como uma anomalia térmica onde a temperatura da superfície do ar urbano é mais elevada do que as áreas circunvizinhas. A ilha de calor pode acontecer em diferentes escalas, tanto em localizações dentro da própria cidade (escala local) quanto na diferença da temperatura entre a área urbana e rural (MOREIRA, 2009).
O estudo do clima urbano se baseia numa linha de pesquisa da clima¬tologia responsável pela compreensão do clima da cidade, enfocando, ini¬cialmente, uma análise espacial local (clima local) que se estende a níveis regionais (clima regional) e globais (clima zonal), destacando-se, em cada escala, a influência urbana (NASCIMENTO apud COLTRI, 2006).
O processo de ocupação traz profundas mudanças para o ambiente urbano "uma metrópole sem planejamento adequado do uso do solo, com ausência de parâmetros adequados de verticalização e ocupação, sobretudo onde ela cresce a uma velocidade rápida e com poucos recursos técnicos, pode colocar em risco a qualidade de vida dos seus habitantes (MOREIRA apud LOMBARDO, 2009).
Segundo Coltri apud Pereira (2007) fatores relacionados aos materiais utilizados nas construções, densidade de urbanização, quantidade de área verde, utilização do solo rural podem intensificar e agravar o efeito.
Estudos com ênfase na Climatologia Urbana se dedicam a responder questões sobre: ilhas de calor; umidade atmosférica; circulação local; poluição do ar; ocorrências de nevoeiros; precipitação nas cidades; e clima e planejamento urbano. Muitos deles tendo por objetivo entender as interações entre o clima e as cidades e verificar como o planejamento urbano pode amenizar as condições climáticas extremas e suas conseqüências (SOUZA, 2009)
A ilha de calor pode de maneira geral ser controlada por diversos elementos, destacando-se a localização da cidade (corpos hídricos, natureza do solo, vegetação, uso
do solo, arquitetura, os materiais de construção e fontes antropogênicas), localização
geográfica, topografia, climatologia urbana, sazonalidade e condições sinóticas de tempo (MOREIRA apude OKE, 1982).



Materiais e Métodos

O município de Cuiabá localiza-se na porção Centro-Sul do Estado de Mato Grosso, no limite ocidental dos domínios do Cerrado e próximo a borda leste do Pantanal Mato-grossense. Possui atualmente um extensão territorial de 3.224,68 km². Encontra-se localizada na província geomorfológica denominada Baixada Cuiabana. As rochas que compõe a sua área pertencem, em sua maior parte, ao domínio do grupo Cuiabá. As coordenadas geográficas são 15°10? a 15°50?S e 54°10?W. As altitudes variam de 146 m a 250 m (OLIVEIRA apud ROSS E SANTOS, 1982)
Essa é uma pesquisa quantitativa e qualitativa que visa colher dados de temperatura em °C (Graus Celsius) através de um aparelho da marca THDL 400, esses dados foram coletados em diversos locais da capital de mato grosso.
Colhemos os dados no final do mês de maio durante 3 (três) dias da semana, sempre nos mesmos horários, com o intuito de se determinar a diferença de temperatura entre determinados locais em Cuiabá mas no mesmo horário.
Além da temperatura também pegamos as Coordenadas Geográficas de cada ponto, pegamos também um ponto de referência, a hora e o tempo, tudo isso foi lançado em uma planilha para análise.
Começamos a coletar os dados em uma sexta feira dia 28/05/2010 às 10:00 e percorremos os 8 (oito) pontos de coletas escolhidos até às 10:40, esses pontos foram escolhidos de forma estratégica, alguns pontos com muitos prédios, carros e intenso movimento de pessoas e outros pontos com menos prédios, carros e menor fluxo de pessoas, não escolhemos nenhum ponto muito periférico ou que não tenha asfalto, todos os pontos se localizam no centro de Cuiabá e locais circunvizinhos.
Repetimos esse procedimento por 3 (três) dias, sendo sexta (28/05), sábado (29/05) e domingo (30/05). Por fim conseguimos os dados que se encontram nas planilha em anexo.
O material utilizado foi o seguinte: um GPS modelo Foston 404 B, um Termômetro digital do modelo THDL 400.
O procedimento adotado foi o seguinte: uma pessoa tirava as coordenadas com o GPS, outra detectava a temperatura com o aparelho, outra fazia as anotações das coordenadas e das temperaturas na ficha, e a outra pessoa dirigia o carro para os pontos escolhidos. Antes de começarmos a tirar as temperaturas o aparelho foi deixado ligado 30 minutos para aclimatação. Chegando aos pontos era tirada a temperatura com o aparelho a uma altura de aproximadamente 1,50 m, sempre ao sol nunca a sombra.


Fig 1 ? Descrição do aparelho utilizado para a coleta de temperatura.


Fig 2 ? Certificado de calibração do aparelho


Fig 2 ? Certificado de calibração do termômetro.







Resultados e Discussão

Analisando os dados coletados durante os três dias, verificou-se que existe uma variação térmica entre os pontos de Cuiabá. Com relação aos oitos pontos escolhidos, constata-se que 50% dos pontos são localizados dentro do centro de Cuiabá e os outros pontos estão localizados de forma mais periférica, ou seja, mais afastada do centro de Cuiabá.
Verificando na planilha 1, podemos observar que as coordenas de cada ponto escolhido, temos também uma referencia de cada ponto para facilitar a localização e também é discriminada cada dia, hora e temperatura encontrada de cada ponto.
Já na planilha 2, tivemos o objetivo de caracterizar os locais, se tinham vegetação, construções, movimentação de pessoas, fluxo de carros, asfalto ou impermeabilização do solo, e analisando essa planilha pode-se constatar que os pontos onde tem menos vegetação e menor fluxo de carros são os pontos com menores temperaturas conforme planilha 1.
Na figura 3, procuramos identificar no mapa os pontos escolhidos para a coleta de temperatura, com isso é possível identificar os locais com maior número de construção e os locais onde existem mais áreas verdes, ou seja, maior vegetação.
Nos gráficos podemos observar os resultados de medições conforme o período de monitoramento, para uma melhor visualização os gráficos foram divididos em dois parâmetros sendo Gráfico 04 a Média Acumulada de Temperatura nos pontos de acordo com os dias de medição, onde consta uma variação máxima de 0,46 ºC entre os 3 dias monitorados. Porém nas medições diárias entre as 10:00 as 10:40 notou-se uma variação brusca de 8,07 ºC entre o ponto 01 ao ponto 08 em menos de 1 hora de monitoramento. No gráfico 05 mostra o monitoramento diário dos três dias conforme os 8 pontos de monitoramento, sendo á area central de Cuiabá a área com as temperaturas mais elevadas com uma varição máxima de 5ºC entre o intervalo do ponto 02 (Riachuelo Getúlio Vargas) ao 05 (Mecdonald´s AV. CPA).


TABELA DE DADOS ETAPA - DADOS
Data SEXTA Data SÁBADO Data DOMINGO
PONTO COORDENADA LOCAL Hora Cº Hora Cº Hora Cº
1 S 15° 36' 42.624'' Beira-rio, em frente top bar. Porto, rio. 05/05/10 10:00:00 29 06/05/10 10:00:00 28,7 07/05/10 10:00:00 28,5
O 56° 7' 0.774''
2 S 15° 35' 53.292'' Em frente a riachuelo, getúlio vargas 05/05/10 10:05:00 33,1 06/05/10 10:05:00 32,6 07/05/10 10:05:00 32,6
O 56° 5' 41.988''
3 S 15° 35' 39.738'' Em frente ao Shopão, Quartel 44° 05/05/10 10:30:00 34 06/05/10 10:30:00 33,8 07/05/10 10:30:00 33,7
O 56° 6' 0.102''
4 S 15° 36' 4.086'' Em frente ao relógio tv centro américa 05/05/10 10:10:00 33,3 06/05/10 10:10:00 32,9 07/05/10 10:10:00 32,6
O 56° 6' 4.176''
5 S 15° 35' 34.428'' Em frente ao Mecdonald´s, CPA 05/05/10 10:15:00 32,1 06/05/10 10:15:00 31,7 07/05/10 10:15:00 31,5
O 56° 5' 33.474''
6 S 15° 34' 36.252'' Em frente ao Verdinho, pista de skate 05/05/10 10:20:00 32 06/05/10 10:20:00 31,6 07/05/10 10:20:00 31,2
O 56° 4' 29.130''
7 S 15° 34' 39.900'' Rotatória centro de eventos pantanal 05/05/10 10:35:00 30 06/05/10 10:35:00 29,9 07/05/10 10:35:00 29,2
O 56° 5' 58.722''
8 S 15° 34' 33.294'' Trevo bombeiro, miguel sutil 05/05/10 10:40:00 31 06/05/10 10:40:00 30,7 07/05/10 10:40:00 30,3
O 56° 6' 26.832''
Modelo GPS - FOSTON, FS - 404B / Modelo Termômetro - THDL - 400 MÉDIA 31,8 31,5 31,2
Planilha 1 ? Descrição dos pontos de coletas com suas respectivas temperaturas.






CARACTERIZAÇÃO DOS LOCAIS
PONTO COORDENADA LOCAL CARACTERÍSTICAS
1 S 15° 36' 42.624'' Beira-rio, em frente top bar. Porto, rio. Local com pouco asfalto, muito arborizado e com grande presença de água
O 56° 7' 0.774''
2 S 15° 35' 53.292'' Em frente a riachuelo, getúlio vargas Local com muito asfalto, muitos edifícios, diversos carros, e poquíssima arborização, fluxo intenso de pessoas
O 56° 5' 41.988''
3 S 15° 35' 39.738'' Em frente ao Shopão, Quartel 44° Grande presença de asfalto, muitas construções, intenso fluxo de carros e pessoas, pouca arborização.
O 56° 6' 0.102''
4 S 15° 36' 4.086'' Em frente ao relógio tv centro américa Local muito asfaltado, muitas construções, e intenso fluxo de carros, praticamente nenhuma arborização
O 56° 6' 4.176''
5 S 15° 35' 34.428'' Em frente ao Mecdonald´s, CPA Local com muito asfalto, diversos edifícios e carros, inexistência de arborização
O 56° 5' 33.474''
6 S 15° 34' 36.252'' Em frente ao Verdinho, pista de skate Possui asfalto, com bastantes construção, mas com um fluxo um pouco menor de carros e veículos, pouca vegetação
O 56° 4' 29.130''
7 S 15° 34' 39.900'' Rotatória centro de eventos pantanal Possui asfalto, médio fluxo de carros e pessoas, muita arboriação.
O 56° 5' 58.722''
8 S 15° 34' 33.294'' Trevo bombeiro, miguel sutil Grande fluxo de carros, pouca urbanização, muitas construções
O 56° 6' 26.832''
Planilha 2 ? Descrição das características dos pontos de coleta.
Fig 3 ? Localização dos pontos onde foram coletadas as temperaturas. Fonte Google Earth.
Graf.4 ? Média de Temperatura.

Graf.4 ? Média de Temperatura.
Conclusão

Realmente as variações térmicas existem, ou seja, existem pontos em Cuiabá mais quentes que outros no mesmo horário.
Concluímos que os grandes colaboradores para a existência das ilhas de calor são as construções desordenadas que crescem cada dia mais, o intenso fluxo de carros e pessoas exatamente nos pontos onde foram encontradas as maiores temperaturas, a impermeabilização do solo também é um grande vilão.
Podemos dizer que é possível diminuir a incidência das ilhas de calor com algumas atitudes como aumentar o número de árvores no maior número possível de pontos no centro de Cuiabá. A prefeitura fiscalizar a construção desordenada de prédios que bloqueiam a ventilação do centro da cidade, fiscalização na carga poluidora dos carros, essa são algumas recomendações que podemos oferecer com o final deste trabalho.
Os resultados mostram que existe diferença de temperatura entre as regiões estudadas, essas diferenças interferem no comportamento climático da região.


















Referência Bibliográfica

ASSIS, E. S. A abordagem do clima urbano e aplicações no planejamento da cidade: reflexões sobre uma trajetória. 2005. 10 f. Artigo ? Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

MAITELLI, G. T. et al. A intensidade da ilha de calor em Cuiabá/MT, na estação chuvosa. 2004. 14 f. Artigo.

OLIVEIRA, A. S. et al. Análise da variação de temperatura e umidade em função das características de ocupação do solo em Cuiabá-MT. 2006. 12 f. Artigo.

SOUZA, D. M.; NERY, J. T. Variações do padrão térmico de Ourinhos e suas relações com as atividades urbanas. 2008. 7 f. Artigo ? UNESP.

XAVIER, A. L. et al. Variação da temperatura e umidade entre áreas urbanas de Cuiabá. 2006. 12 f. Artigo.

SCHREINER, S.; VASCONCELOS, L. C. S.; ZEILHOFER, P. Técnicas de Geoprocessamento para modelação de anomalias de temperatura nos perímetros urbanos de Cuiabá e Várzea Grande ? MT. 2007. 6 f. Artigo - UFMT.

COLTRI, P. P. et al. Influência do uso e cobertura do solo nas ilhas de calor local e regional no município de Piracicaba, São Paulo. 2003. 8 f. Artigo.




Autor: Paulo Camacho


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