Tradução de Nomes Religiosos



Benares: cidade Santa da Índia, banhada pelo Gances, com 7000.000 habitantes. Centro intelectual; artesanato: tecidos de luxo, sedas e bocados. Possui cerca de 1500 templos, destacando-se o templo Dourado de Silva, o mais sagrado de todos. Solo fértil.
Batismo: o primeiro dos setes sacramentos da Igreja Católica, instituído por N.S.Jesus Cristo. Este sacramento é administrado a uma pessoa que resolve entrar a fazer parte da Igreja, comunidade ou seita religiosa. O significado da palavra originalmente é ablução ou imersão. Com o passar do tempo indicou, na concepção da Igreja Católica, a purificação, ou melhor, a remissão do pecado atual. No cristianismo existe uma grande divergência quanto ao caráter sacramental do batismo porque é negado pelos protestantes e admitido pelos católicos, anglicanos e ortodoxos. Quanto a sua forma, pode ser administrado ou por imersão ou por aspersão.
Bramanismo: religião e sistemas dos brâmanes. A mais antiga das religiões professadas na Índia é o Vedismo, nome esse recebido por causa do texto sagrado, os vedas (SABER). É a crença entre os vedas que o livro é de origem divina, ditado diretamente pó Brama. Sendo por esta razão chamada a mais antiga bíblia da humanidade.
Belzebu: significa "deus mosca", deus das moscas", é o nome dado ao príncipe dos demônios , no Novo Testamento . para os judeus belzebu é considerado o deus das impurezas, por isto rejeitado por eles.
Cisma : as palavras "cisma" e "heresias" designam uma e outra as diversidades que se produzem no seio das sociedades religiosas, com a diferença de que o nome dado de cisma se dá a toda cisão que tenha por origem a rebelião contra a autoridade espiritual, enquanto que a qualificação de heresias se aplica às dissidências doutrinarias.
Bat-mitsavá: idade em que a moça judia se compromete com Deus, isso acontece aos 12 anos de idade, ela passa a estudara tora. Bat" significa literalmente "filha de", e "mitsvá" significa "preceito". Literalmente, uma "Bat-Mitsvá" traduz-se como "filha do preceito".

Estoicismo:Doutrina que aconselha a indiferença e o desprezo pelos males físicos e morais, bem assim a insensibilidade perante as paixões. O estoicismo originou-se da doutrina dos filósofos gregos Zenão de Cicio. Cuida do bem estar do homem, sendo mais importante a tranqüilidade espiritual, viver com a natureza. A filosofia é de que o natural é racional.
Batista: igreja evangélica que crer em Jesus como senhor, não aceita o batismo de crianças e sua principal crença são na salvação pela fé, são protestantes e seu nome é derivado no batismo de Cristo. A igreja batista surgiu na Inglaterra no tempo da reforma religiosa.
Ashram: comunidade que foi formada com o intuito de promover a paz e a intimidade com as coisas da natureza, busca o equilíbrio espiritual que normalmente é orientado por seu líder. Gostam de viver afastado da cidade, estabelecendo moradias em florestas ou em regiões montanhosas.
Excomunhão: Pena eclesiástica que exclui o individuo do grêmio dos fieis, privando-o do gozo de todos ou de alguns bens espirituais. A excomunhão menor priva somente do direito de receber os sacramentos e gozar de quaisquer benefícios. Ela pode ser dada pelo bispo na sua diocese, pelo abade nos limites da sua jurisdição, pelo papa e concílios gerais em toda a igreja.
Existencialismo: doutrina que acentua o aspecto existencial do ser, que se baseia nas raízes da existência humana. Iniciada pelo filosofo dinamarquês Soren Kierkegaard. O existencialismo nega qualquer essência abstrata e universal no homem: este é pura existência e, por isso, construtor do seu próprio destino, arquiteto da sua própria vida.
Êxodo: segundo o livro da bíblia Sagrada, o êxodo foi a saída do povo de Deus do Egito aonde viviam escravos por faraó, o êxodo é narrado por Moises.
Cientologia : é um sistema de crenças fundado em 1952 por um autor de ficção cientifica (1911-1986, nascido em Tilden, Nebraska, Hubbard). A cientologia foi oficializada em 1954. Esta religião baseia-se nos livros Dianetica : A Moderna Ciência da Saúde Mental (1950), Dianética: A Evolução da Ciência e Ciência da Sobrevivência. Hubbard considerava a Dianética como uma subdisciplina da Cientologia. Até morrer, em 1986, Hubbard publicou centenas de livros sobre cientologia e apenas alguns sobre Dianética. A doutrina tem influências de outras religiões, como o hinduísmo e o budismo, e de ciências humanas, como a psicologia.
Bode expiatorio : um ritual descrito na biblia no livro de Levitico, aonde um bode era separado dos demais animais, para ser usado no ritual yom kippur, dia da expiação. Este rito era execultado pelos hebreus.
Diáspora : refere-se a dispersão dos judeus pelo mundo, e sua formação em outros territorios.
Circucisao : consiste na retirada do prepucio, este ato é até hoje usado pelos judeus como forma de distingui-los dos demais povos da terra, tem como significado a aliança de Deus com Abrão.
Este ritual tambem foi exercidos por outros povos, aonde as crianças que estavam passando para a fase de adolescencia passa por um ritual de cicunção para simbolizar que agora de fato tornara-se homem.
Ikhnaton: religiao criada pelo faraó Amen-hotep IV,aonde ele instituiu o deus aton como única divindade que deveria ser venerada. A sua finalidade era retirar o poder das mãos dos sacerdotes
Jihâd: um conceito da religião islâmica é caracterizado como uma busca de conquistar a fé perfeita.
Maranata: termo utilizado para dizer que o Senhor Vem ou então O nosso Senhor vem. Este termo é utilizado na bíblia no livro de apocalipse como uma oração aonde diz "Vem Senhor"!
Monoteísmo: é a crença em um único Deus
Mórmons: seita religiosa norte americana, fundada por Joseph Smith em 1830. Os artigos de fé dos mórmons incluem a crença em Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo, como entidades individuais, punição dos pecados, batismo, autoridade divina, profecia, salvação pela morte. Também são a favor da poligamia .
Opus Dei: é uma instituição da Igreja Católica, fundada por São Josemaria Escrivá. Tem como missão difundir a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias do dia-a-dia são ocasião de encontro com Deus, de serviço aos outros e de melhora da sociedade.
Ora ET labora: ora se refere a um encontro do homem com o deus da sua compreensão; labora seria trabalhar na mudança da natureza ate chegar a fazer parte da do ser.
Seitas: grupo religioso, que surge em oposição às idéias religiosas dominantes.
Sincretismo: fusão de elementos culturais diferentes, em um só elemento, ou seja, é a influencia de uma determinada religião sobre outra.
Yom kippur: é um dos rituais mais importantes para os judeus, eles passam este dia em jejum, este jejum começa no décimo dia do mês tishrei e termina no por do sol do outro dia.
Pessah: é a páscoa judaica, nesta festa os judeus celebram a saída do Egito, aonde recordam a liberação e o castigo de Deus sobre faraó.
Sukkot: feriado judaico
Cabala
Tradição judaico-mistica, que surgiu no século 12 da nossa era, a que tentou interpretar a Torá de acordo com um conhecimento secreto e oculto. As raízes mais antigas da tradição cabalística datam do primeiro século, na Palestina, onde judeus místicos contemplavam o trono divino ou a "carruagem",mencionada em ezequiel1. As raízes hebraicas QBL( que dá origem à palavra Kabala) originalmente significa "tradição oral". Os segredos não escritos da Torá eram interpretados e transmitidos dos mestres para os alunos.
O maior texto de Cabalam que contém a maior parte da tradição,é o Sefer Hazohar ( "o livro do esplendor?). O fato de ter sido escrito por volta de 1280 d,C , é significativo e demonstra a longevidade da tradição oral.
O cerne da cabala esta em se desvendar os segredos da maravilha e da majestade de Deus e sua criação divina. A tradição também considera as reflexões sobre o mal, a alma, a salvação e o futuro.
A cabala floresceu no período entre os séculos 16 e 18 e teve um grande impacto sobre o ocultismo.
Panteísmo
Termo oriundo do grego pan "tudo" e "theos", Deus, ou seja, literalmente "tudo deus". Panteísmo é a crença de que Deus é tudo e tudo é deus. Para este pensamento filosófico deus é a natureza, identificam um com o outro. A matéria é apenas uma extensão de uma realidade única. O hinduísmo e todos os seus derivados adotam alguma forma de panteísmo.
Abu- bark
Quando Maomé morreu em 632,d.C, em Meca , a capital espiritual do islamismo, Aleu Bark tornou-se o primeiro califa espiritual de Medina. Ele , que fora um líder e influente homem de negócios , tornou-se um dos primeiros convertidos ao islamismo . Quando Maomé fugiu, Barjr decidiu acompanha-lo. Os dois estavam muito ligados pelo fato de que a Irma deste, chamada Alisha,era a esposa favorita de Maomé , a qual, quando não estava presente , era substituído pelo cunhado . Portanto, tornou-se o sucessor natural , quando Maomé morreu, Bark ocupou esta posição por apenas dois anos: morreu em 634 d.C sendo sucedido por Onart.





Autor: Talita Barbosa Ramos


Artigos Relacionados


Batismo Com Fogo

Islamismo E As Guerras

A BÍblia (na Visão Da Doutrina Espírita)

"a Igreja E A BÍblia"

Maomé

Islamismo E As Guerras

Islamismo E As Guerras