Explode coração



Explode coração Themis Groisman Lopes


A Copa do Mundo representa um momento ímpar, As pessoas desiludidas com as mazelas do dia-a-dia vêem na Copa uma forma de compensação, de catarse e, porque não também de esperança e alegria? É uma maneira de colocar seus anseios, seus sentimentos, sua paixão na expectativa que ela representa. É o espetáculo, o circo tão desejado pelo povo. A sociedade necessita de amálgamas para fortalecer-se como grupo. Há tempos havia pilares como a religião que através da magia e da fé fazia este papel. Hoje há descrença na importância por ela exercida. Outro alicerce - a família- também atualmente é uma instituição um tanto desmoralizada. As diferenças de ordem social e financeira, bem como a violência e a impunidade trazem às pessoas uma total insegurança e descrédito. O que poderia representar momentaneamente um amortecimento a tantas desgraças? É sem dúvida a Copa Mundial de Futebol. Nela existe uma integração de países de vários continentes, com compartilhamento entre as diferentes nações, de hábitos, línguas, costumes, contrastantes, bem como pobres e ricos, que se igualam nas mesmas condições. Neste momento desaparecem as diferenças. Podemos dizer que é um momento de harmonia mundial.

Também é a Copa a grande patrocinadora da união familiar. Quando a família, os parentes e amigos reúnem-se na frente da TV, esquecendo as querelas, os desentendimentos. Além disso há uma descarga simbólica da agressividade rotineira. É o esporte, é o congraçamento é a torcida, é o grito estrangulado na garganta que jorra com toda impetuosidade na hora do gol. Também é claro, há um estímulo da Mídia atendendo a um clamor público.Até mesmo as mulheres que não tem interesse em futebol, não deixam de assistir a Copa. Há cancelamentos de reuniões importantes. Horários são trocados, combinações feitas entre patrões e empregados que em qualquer outra circunstância seria inaceitável. É a família unida como nunca por um elo de magia. Também os jogadores, as torcidas, os patrocinadores, a mídia formam um só coração, sedento de emoções gratificantes.
Pode-se dizer que após as eliminatórias, não existem favoritos. Todos os times tem a mesma chance. Nem sempre vence o melhor, o mais preparado, o mais rico. É uma ocasião circunstancial, o que torna o momento a Copa do Mundo a Fórmula I do futebol..
Pode-se também avaliar melhor o significado que tem para as pessoas mais pobres, que identificados com os países também menos favorecidos que disputam a Copa, possam então vislumbrar uma possibilidade até então inexistente. Quem sabe também nós teremos chances que conseguir algo, que antes poderia parecer inatingível.

E nunca se viu nosso emblemático símbolo mais significativo - a bandeira nacional- tantas vezes erguida com orgulho e ufanismo. Será que nós brasileiros não temos o direito de vibrar, de torcer, mas principalmente de sermos felizes, nem que seja de quatro em quatro anos?
Copa é um momento da Paz mundial. E isto todos nos almejamos, não só na Copa mas que possa simbolicamente representar uma realidade há tanto tempo desejada pelos cidadãos de bem. Sonhos também soem acontecer. Vamos torcer que assim seja.
Paz na terra para todos os povos. Não mais guerras, disputas pueris, desrespeito e desconsideração com as diferenças. Boa sorte Brasil. O nosso povo merece essa alegria.

Explode coração num grito retumbante a nossa seleção de hexa-campeões.



Autor: Themis Groisman Lopes


Artigos Relacionados


Copa Do Mundo

Copa Do Mundo 2010 - Cervejinha Ou Cervejão?

Copa Do Mundo

Copa Do Mundo E Fé Na Vida!

Pão E Circo Dos Tempos Modernos

Futebol Paulista Bate Um Bolão Na Primeira Década Do Milênio

Jogo Centenário Do Brasil Em 2014