Pronto, nossa Copa vai começar !



Pronto, nossa Copa vai começar !

Edson Silva

Escrevo este texto num dia mágico para o Brasil, 21 de junho, data da conquista, em 1970, do tricampeonato mundial de futebol, no México, com aquele timaço com Pelé, Rivellino, Gérson, Jairzinho, Tostão, Carlos Alberto, Piazza e Clodoaldo. Neste 2010, o Dunga e seus onze gigantes podem até ainda não ter encantado o mundo com futebol mágico, mas em apenas em duas partidas e com classificação garantida, agora sim começará a Copa para nós brasileiros, pois virá por aí o "mata-mata" das oitavas de final, onde quem perder volta para casa e não tem choro nem vela. E aquele golaço do Luis Fabiano, com chapéus, não lembrou Pelé em 58?

A partida contra Portugal, dia 25 de junho, será amistoso de luxo. A equipe portuguesa tem três brasileiros naturalizados e não deve ser fácil jogar contra a própria pátria, mas eles vão querer mostrar serviço, seja por lealdade a quem lhes paga salários ou para provarem que tinham qualidades para estarem numa Seleção Brasileira. O classificado Brasil não terá vida fácil com Portugal, mas também não dará vida fácil aos lusitanos e isto é bom para todos nós torcedores, que esperamos um bom jogo.

Bom, para um fundo de tristeza no Dr. Sócrates, que foi dizer na imprensa que o Brasil corria risco de não se classificar, nas oitavas de finais virão adversários do Grupo H, que começou com uma já anunciada vitória do Chile contra Honduras e com a surpreendente derrota da Espanha para Suíça, já que matemáticos (profissionais que muito estudaram, mas acho que jamais colocaram o pé numa bola de futebol) citavam a Espanha como virtual campeã, esquecendo-se que o jogo precisa começar primeiro, pois só em dicionário a Glória vem antes do Trabalho.

Tem pessoas que dizem que gostaria de ver o futuro. Eu, particularmente, acredito que as coisas são como devem ser, não cabe a nós simples mortais conhecermos mistérios que só cabem ao Criador de todas as coisas. Vejo em TVs e jornais, principalmente em época de Copas, um monte de besteiras. São jogos místicos, tentativas de adivinhações que não dão em nada em sua maioria. Mais tarde, talvez, o dito "vidente" diga que houve intervenção na captação da bola de cristal. Fico com uma lógica simples, se alguém pudesse mesmo ver o futuro estaria milionário faturando tudo quanto é loteria.

Como o futuro jamais nos pertencerá, vou seguindo a trajetória da Seleção Brasileira na Copa passo a passo, torcendo para que a equipe jogue por música, com um entrosamento total entre Kaká, Robinho, Luis Fabiano e todos os demais. Com Júlio César fazendo defesas seguras e Lúcio e Juan firmes na zaga. O resto, como costuma dizer nosso amigo e professor de Filosofia Tito, "é só correr para o abraço", mesmo que seja com Galvão narrando e "Casão" e Arnaldo comentando, que maldade!

Edson Silva, 48 anos, jornalista, Sumaré
Email: [email protected]

Autor: Edson Terto Da Silva


Artigos Relacionados


O Jogo Em Que Tostão Virou Milhão

Sem Final De Sonhos Ou Pesadelos...

Dunga E Os Onze Gigantes?!

Brasil Nas Copas E As Místicas Do 8 E Do 13

Hino à Bandeira Ao Invés Do Nacional

Últimos Gols Na Estreia Contra Os Hermanos

Jogo Centenário Do Brasil Em 2014