Badalada entre as celebridades, a linhaça dourada em grãos ou feita farinha - moída da semente do linho ? já parece consolidada entre as preferências.



Essa adesão ao consumo de linhaça não se deu a toa. Compreendemos que os alimentos são os veículos dos nutrientes que fornecem ao organismo o combustível para seu funcionamento e a manutenção do seu equilíbrio. Alguns nutrientes agem de forma especial sobre as células, com poderes regeneradores, curativos, etc. É esse exatamente o ponto em que se explica essa "febre"pelo consumo da semente de linhaça.

A linhaça vem sendo chamada de superalimento, pois há uma enorme lista de benefícios à saúde atribuídos a essa sementinha de origem asiática.

Rica em ácidos graxos, vitaminas, ômega 3 e 6, fibras, lignanas e minerais, a linhaça ajuda a eliminar o colesterol e, consequentemente, a perder peso (combate a obesidade). Melhora o trato intestinal, evita prisão de ventre e diminui as inflamações como gastrite, hepatite, artrite, amigdalite e meningite. Seu poder antiinflamatório se estende a eliminação de acnes e outros males de pele e cabelo.

Mas a lista de benefícios não termina aí, alem dos benefícios digestivos, cardiovasculares e imunológicos também se atribui a semente de linhaça uma contribuição para combater a depressão, esclerose múltipla e hipertensão arterial e já estudos de regressão do câncer.

Isso tudo se dá por conta das propriedades da semente da família Linácea. Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. No Brasil, a linhaça dourada é bem mais rara, importamos a maioria, pois a semente é própria de climas frios. Já a marrom, é nativa do mediterrâneo e já está adaptada ao nosso solo e ao clima quente.

Sem efeitos colaterais seus benefícios são abrangentes para todas as idades. A Lignana é um componente ímpar e ganha uma maior fama por realizar um papel semelhante ao estrógeno ou, como chamam os especialistas, um fitoestrógeno. Muitos estudos tem sido feito sobre a atuação da lignana e a redução de tumores de mama.

A linhaça é uma planta utilizada quase na sua totalidade. Do caule retira-se as fibras para fazer o linho, um tecido nobre. Da semente se extrai o óleo, que é utilizado nas indústrias de tintas e resinas e também pelos nutrientes, pois extraído a frio, preserva a rica presença de ômega 3 e 6. As sementes da linhaça são usadas como complemento alimentar, misturadas em massas, pães, bolos e cereais. Há variações de receitas que também utilizam a linhaça em sucos.

Os estudos continuam e novas pesquisas estão sendo desenvolvidas para confirmar mais benefícios da semente de linhaça.

Quer aproveitar o melhor da linhaça? Nossa dica é dica é triturá-la e o bom e velho liquidificador pode ajudar você nessa missão de aproveitar melhor as propriedades da semente e o óleo de linhaça. Misturada em iogurtes, frutas nos sucos ou em receitas de massas bolos e pães, o que temos a dizer é bom apetite e boa saúde!

http://migre.me/R24l
Autor: Natural Na Rede


Artigos Relacionados


Semente De Linhaça ótima Para Pele

Linhaça E Seus Benefícios

Óleos Para Emagrecer

Cuidados Para Controlar O Colesterol Devem Começar Na Infância

Semente De Linhaça., Quinua Real, E Granola.

A Pedidos, Mais Sobre Ração Humana

Apaixone-se Pelos Alimentos IndispensÁveis À Boa SaÚde