O Curso de Pedagogia e as Condições para o Desenvolvimento da Criatividade



Amanda Silveira de Albuquerque Gualano

Universidade Católica de Brasília

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O Curso de Pedagogia e as Condições para o Desenvolvimento da Criatividade

Segundo Alencar (1995), criatividade implica na emergência de um produto novo, seja idéia ou invenção original, seja na reelaboração ou no aperfeiçoamento de produtos ou ideais já existentes.
A criatividade não ocorre por acaso ou como resultado de lampejos. Para que ela aconteça, é preciso preparação, disciplina, esforço e atitude criativa. No texto O Curso de Pedagogia e as Condições para o desenvolvimento da Criatividade, Vasconcelos (2001) apud Sousa (2004) se refere à Piaget que descreve a criatividade em dois aspectos: o primeiro diz respeito à origem ou a forma como a criatividade ocorre, o segundo aspecto por sua vez, diz respeito ao mecanismo ou ao desenvolvimento da criatividade. Neste aspecto, Piaget cita três condições: esforço na missão de criar, estudos em outras áreas de interesse e domínio pleno das idéias na busca de confronto com idéias adversárias. Para Piaget, a estruturação e a construção do conhecimento necessitam do contraditório.
Vários fatores podem influenciar a criatividade, favorecendo ou dificultando a criação. Um desses fatores é o ambiente escolar. Segundo Alencar (2001), no contexto escolar está a influência das características do educador, a influência dos colegas, o objetivo e o método educacional propostos. E é papel da escola desenvolver e estimular o que há de criativo em cada aluno e fazer dele um indivíduo pensante, questionador e crítico, capaz de arriscar, de se envolver em problemas reais e buscar soluções. É fazer desse indivíduo um ser criativo.
Sousa (2004) ressalta que o sistema educacional atual é centrado no papel do professor. Em função disso, a cultura escolar absorveu o sistema de aulas expositivas, onde a aprendizagem se dá principalmente pela explanação do professor. Segundo a autora, o objetivo neste caso é muitas vezes ensinar a resposta sem proporcionar a busca do aluno pelo conhecimento, e desta forma, abrir novas oportunidades de aprendizado, fazendo com que a escola se distancie de sua verdadeira missão que é formar seres pensantes.
Para que a educação escolar possa contribuir para a criatividade, ela precisa ser construtiva. Mudar o foco da aprendizagem baseada na repetição de idéias é fundamental para a transformação da educação. Formar sujeitos construtores e reconstrutores do saber é a missão da aprendizagem centrada no aluno.
Sousa cita com propriedade a perda angustiante da espontaneidade do aluno a medida que ele vai crescendo. O sistema educacional de forma inconsciente incute no aluno uma resposta para cada pergunta e, o aluno que entra na escola ainda pequeno com turbilhões de criatividade e imaginação, acaba por aprender o caminho mais fácil para a busca da resposta convencional e perde a oportunidade de novas descobertas.
O ambiente escolar é grande responsável pelo processo de ensino ? aprendizagem e o professor é o grande possibilitador desse processo e deve estar consciente da importância de seu papel.
O contexto educacional também pode trazer elementos inibidores ao processo de ensino-aprendizagem. A estrutura escolar que está organizada com ênfase na rigidez, na burocracia e na autoridade, priva o aluno da livre expressão, o impõem à obediência, a monotonia, à falta de trocas, ao direito de opinar, de construir.
Diante de todas as constatações a cerca do papel do ambiente escolar no processo de um ensino criativo, é impossível não colocar que o sistema educacional necessita de mudanças. Em princípio, deve-se prestar mais atenção à formação do professor que deve estar preparado para os desafios da prática pedagógica como um todo, e estando assim, proporcionará melhores condições ao desenvolvimento da expressão criativa de seus alunos.
Em suma, o ambiente escolar deve ser um lugar para se educar criativamente, um lugar onde se respeite as habilidades e os limites do estudante, um lugar integrado, solidário, aberto e comprometido com as necessidades do aluno.
Autor: Amanda Silveira De Albuquerque Gualano


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