Educação se aprende em casa



Certamente há décadas atrás os educadores enfrentavam problemas de aprendizagens com seus alunos. Hoje não é tão diferente assim, há uma infinidade de dificuldades que esbarram nas questões de como adquir o conhecimento e fazer uso desse novo saber.

Conforme a sociedade avança no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico muitas pessoas permanecem atônitas por não poder acompanhar essa evolução. Por outro lado, outras pessoas imaginam que acompanham, mas não sabem de fato, por exemplo, qual é a finalidade de muitos aparelhos eletroeletrônicos que estão em suas mãos.

Hoje talvez vivenciamos um dos períodos mais complexos da vida em sociedade, temos ao nosso redor inúmeras informações que ao passo de não nos preocuparmos em saber de fato suas finalidades, estamos vivendo um mundo de fantasias.

Ecoa sobre o mundo contemporâneo a necessidade de todas as coisas resultarem em finalidades concretas. Imprimimos esforços para atendimentos imediatos sobre as nossas inquietações. Fazendo do próprio grupo social uma avalanche alienada que acompanha os outros sem ao certo saber qual é o seu fim.

Podemos observar desde o início da educação escolar filhos que buscam todas as vantagens de se manter satisfeitos e acomodados no qual muitas vezes, os pais não percebendo o impacto destes maus hábitos, sentiram somente mais adiante quando se deperar com as várias experiências frustradas.

Convidamos a pensar um pouco sobre essas inquietações. A educação nesse caso recebeu entre suas várias concepções de tornar imediatista. Ao olharmos para as relações sociais temos como exemplo há falta de paciência dentro e fora da escola.

Os resultados desejados são pensados a fórceps causando traumas muitas vezes na perspectiva natural da aquisição do conhecimento de cada ser humano. Isto não significa que o professor não tenha que desenvolver atividades que acompanhe seus alunos, mas que o ambiente contribua para o trabalho de todos, principalmente para o professor.

Professor esse que é educador de todos os seres humanos que freqüentam ou já vivenciaram as experiências escolares. Acreditamos que todas as profissões dependem de um professor, mas não de maneira equivocada deixando todas as atribuições para um profissional da educação escolar.

Portanto, a educação não se faz sozinho ou com pessoas se escondendo ou aproveitando de circunstâncias no qual oportunamente encarrega de eximir do seu papel de responsável pelo seu filho. A educação inicial requer a participação de todos os responsáveis pelo aluno, para fazer do próprio aluno um ser responsável.
Autor: Kleber Marin


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