RIO DE JANEIRO ABANDONADO E DECADÊNTE NA SAÚDE DE 10 ANOS ATRÁS, ATÉ HOJE



José Silveira de Oliveira - Teólogo/Filosofo

Estava assistindo ao jornal na TV e ouvi uma noticia que fiquei preocupado. O hospital do Fundão cancelou mais de 130 operações, devido ter sido interditado por falta de manutenção no prédio; esta caindo e tem parte abandonada, é triste mas lamentavelmente é verdade, este hospital já foi modelo em atendimento ao publico, tinha uma boa emergência, muitos médicos ambulatorial com atendimento diário, onde os corredores circulavam milhares de pessoas com ficha nas mãos buscando sua sala para atendimento. Tinha médico residente, curso de medicina avançada, com sala de cirurgia para estagiários praticarem, era modelo, para todos os jovens médicos a nível Brasil, a maioria vinha se aperfeiçoar neste hospital do fundão. Hoje com esta noticia de cancelamento foi que me dei conta da gravidade do fato, pois passo diariamente em frente a este hospital e vejo de longe sua arquitetura destruída e abandonada, e lembro-me do passado não muito distante aproximadamente 10 anos o movimento de carros na porta do hospital, gente de todo o Rio de Janeiro vinha se consultar. Comecei a lembrar os políticos que comandaram o Estado nesse período Governador Garotinho, ficou dois anos depois saiu para se candidatar a presidente da republica e ficou em seu lugar a vice Benedita da Silva, coitada muito limitada, não fez nada pela saúde, se não me engano o presidente era Fernando Henrique Cardoso, Depois entrou Lula como presidente, partido PT, e Rosinha Garotinho como governadora do Rio, nada fez, fazia parte do PMDB. Coligações diferentes e com isso, o governo federal não deu apoio, e o Rio de Janeiro ficou abandonado na área da saúde até chegar o ponto que chegou o hospital do fundão,

enquanto isso a Petrobrás que fica no mesmo bairro fundão, se expandiu, Prosperou houve mais investimento e criou-se outras unidades, tem interesse ai, coisa de político, que não entendo, para eles tudo e para o povo nada.

A ilha do governador no Rio de Janeiro, tinha vários atendimentos médicos nesse período, até posto de INPS atendia, depois foi fechando um por um ficando somente o hospital Paulinho Verneck , hoje este hospital também esta as véspera de fechar, por falta de manutenção no prédio e médicos disponível para atendimento. Mas o prefeito atual ouviu o clamor do povo e prometeu construir um novo hospital para a Ilha do Governador , bairro portuguesa, o prefeito veio para o lançamento da pedra fundamental colou-se faixas e até hoje continua no mesmo, olha que o cara tem apoio do governador Sergio Cabral e do presidente da republica Luis Inácio da Silva são amigos estão sempre juntos quando o presidente vem para o Rio. Tivemos quase oito anos de mandato para presidente e o Lula não fez nada pela saúde do povo carioca, juntamente seu governador (Sergio Cabral) e seu prefeito,(Eduardo Paes) os caras só pensam em promoção, isto é promover a cidade através do circo, como a Roma antiga, que explorava o povo e dava circo e pão para a plebe, hoje o circo é Copacabana o centro da palhaçada,porque é lá que se reúne os turistas e ficam encantados com a beleza natural, do bairro onde o governador e o Prefeito colocam um palanque com alguns músicos ultrapassados fazem barulho e chamam a atenção da plebe carioca, pois os ricos não saem de seus apartamentos,com sua segurança para assistir a show na beira da praia, isso é coisa de pobre, que fica pulando e gritando e o bolso furado sem nenhum vintém para pagar suas contas e comprar alimento, pois o numero de mendigos aumentou na cidade, coisa de circo e pão dos patrícios romanos, para enganar o povo sem cultura. Isso continua até hoje com esses políticos de araque, e mentirosos, se cuida Rio vem ai nova eleição saibam em quem votar, senão o circo vai continuar, pois todos os senadores do DEM (28) e do PSDB (26) votaram contra o Rio, reduzindo o repasse de royalties do petróleo.

A bancada prejudicou mais de um estado apenas para fazer oposição ao governo federal e ao governador do Rio de Janeiro que chorou, pela falta do dinheiro, perdido é muita facilidade nesse meio e muito dinheiro rola com essas construções faraônicas, pois a cidade já está toda esburacada com obras para o mundial e olimpíadas de 2016 e o povo continua na miséria, morando na periferia e favelas e sem um hospital decente,para seu atendimento pois todos os grandes hospitais do Rio foram destruídos em favor do progresso exploração do plano de saúde (particular) que o povão não tem acesso, coisa de político, não entendo. Até quando vamos ter esse tipo de político? E a saúde do povo quem vai cuidar? Acorda Prefeito e Governador chega de blitz todo dia e choque de ordem para arrumar dinheiro e prejudicar o pobre. Cuide de seu povo, senão o Rio vai virar um antro de doentes.
Autor: José Silveira De Oliveira


Artigos Relacionados


Brasil Resumo 24 Anos De Nova Republica Numa VisÃo Social.

Poesia Para BrasÍlia

Concurso Do Inss/2011 - Idade Mínima Na Cf/88

O Rio De Janeiro Que NÃo Volta Mais

Passo Fundo, Hospital Municipal E O Mal Atendimento

Presidente E Vice-presidente Da República

"o Governador Não Sabe De Nada !"