Gestão do estresse organizacional
O mundo hoje esta mudando com muita velocidade e isso tem causado uma serie de inconvenientes para todos tanto na vida profissional como na vida pessoal e essa mudança exige que as pessoas se adaptem a essa nova rotina que podem ser proveniente de, por exemplo, uma nova chefia ou uma nova orientação da empresa causada por uma fusão ou aquisição, essas mudanças geram cada vez mais situações de estresse até que as pessoas se adaptem aos novos papeis que precisam ser desempenhados na empresa.
Segundo o site Wikipédia o estresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio-ambiente e o desgaste físico e mental causado por um processo de mudança o termo estresse foi tomado emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais e podem resultar em doenças principalmente as cardiovasculares. O estresse pode vir não só da mudança como também da monotonia a sensação de inutilidade, de que tudo que você aprendeu não serve para nada, ou seja, a sensação de que você esta ultrapassado.
Para que os colaboradores de uma empresa não sofram desse mal, é preciso que se tenha faça a gestão do estresse no ambiente de trabalho deve focar a melhoria da qualidade de vida e isso deve fazer parte do objetivo da empresa e um bom programa de combate a esse tipo de problema deve ser traçado encima dos seguintes critérios: avaliação sistemática do clima organizacional, rodízio de funções a fim de evitar a monotonia dos trabalhos repetitivos, evitar o excesso de horas extras, melhorar as condições físicas do trabalho com o apoio da ergonomia, investir em treinamento para a equipe, elaborar atividades que dão destaque e reconhecimento aos funcionários como fotos quando eles apresentam bom desempenho e permitir que o funcionário apresentem ideias inovadoras sem medo de represálias.
Como vimos cada vez mais o profissional deve estar preparado para novos desafios porque saber lidar com o estresse no trabalho esta sendo uma competência cobrada em algumas funções, pois o estresse é gerado pela mudança e mudança é o que não falta nos dias de hoje, vamos aprender a lidar e a conviver com a mudança.
Autor: Pedro Paulo Galindo Morales
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