DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CANA DE AÇÚCAR.



RESUMO

O presente artigo tem como objetivo estudar os conceitos teóricos de Desenvolvimento Sustentável no Processo de Produção de cana de açúcar aplicado à empresa sucroalcooleira, além de apresentar o processo de produção agrícola desde o preparo e conservação do solo, plantio, tratos culturais e colheita. Também são mostrados os trabalhos em evidencia utilizados pelas empresas Sucroalcooleira para atingir o Desenvolvimento Sustentável do setor frente ao bom momento do setor sucroenergético e possibilidades de implementar programas com foco em melhoria do processo e resultados, atrelados às boas praticas sócio-ambientais capazes de gerar diferencial competitivo frente ao setor sucroalcooleiro .
E também, apresentar estudo por processo agrícola de: atividade, aspecto, impactos e medidas mitigadoras para serem abordadas e tratadas pelos gestores e colaboradores das respectivas áreas.

Palavras-chaves: Desenvolvimento sustentável. Gestão de processos. Medidas mitigadoras.

INTRODUÇÃO

Conforme SCHMIDHEINY (1992), o próprio mercado de capitais já buscava o desenvolvimento sustentável, e agregando valores às organizações com práticas ecologicamente corretas, onde nos países desenvolvidos e altamente industrializados enfrentavam uma nova era, desafios e quebra de mais uma barreira econômica.
Nos países onde a produção e o consumo eram maiores, iniciou-se a internalização dos custos ambientais, com o princípio do pagamento do produtor poluidor sendo mais honrado. As organizações que apóiam a causa do desenvolvimento sustentável serão percebidas como as mais valiosas no mercado.
Não se esquecendo de que o mercado competitivo busca constantemente o equilíbrio nas três esferas: econômico, social e ambiental para atender as demandas e exigências do mercado globalizado.
No setor sucroalcooleiro não é diferente, com exigência e rigidez nas práticas na agricultura e sustentabilidade do setor, com a abertura do mercado e a demanda crescente por fontes energéticas ecologicamente corretas por todo planeta, desenfreou-se o crescimento de novas usinas.
Até á safra 2010/2011 serão 73 novas usinas operando em todo o Brasil, e a concorrência interna pelo mercado será ainda mais acirrada.
Assim as organizações investem em seu capital humano e intelectual voltados para a gestão de práticas que venham a atender a inovação tecnológica em seus processos para redução de custo, e agregar valores competitivos, exteriorizando práticas para atender e prover benefícios à sociedade e preservando o meio ambiente, com o desenvolvimento sustentável do seguimento será competitivo no mercado, se tornará referência para o mercado mundial.
Neste trabalho foi avaliado todo processo agrícola do setor sucroalcooleiro, fazendo uma análise de atividade, aspecto, impacto e possíveis melhorias sócio-ambientais e econômicas capazes de atrelar bons resultados a empresa e possíveis oportunidades de melhoria com ganhos múltiplos à sociedade e ao setor sucroalcooleiro.
Autor: Leandro Fernandes De Souza


Artigos Relacionados


Importância Da Intralogística No Processo De Colheita Mecanizada No Cenário Atual Da Produção Brasileira Do Etanol

Planejamento E Ordenamento Territorial Das Áreas De Agricultura Do Município De Goiatuba - Go

Valores X Lucro

A VariÁvel EcolÓgica No Ambiente Dos NegÓcios

O Setor Agrícola No Processo De Desenvolvimento Econômico

O Princípio Do Desenvolvimento Sustentável: O Grande Propulsor Da Economia E Preservação Do Meio Ambiente

Estudo Da EvoluÇÃo Do Mercado SiderÚrgico Em Economias De Crise