Exercício Físico no Controle da Hipertensão Arterial



Exercício Físico no Controle da Hipertensão Arterial


De acordo com Silva et. al (2006) o exercício físico associado ao controle da pressão arterial é um importante instrumento no tratamento não medicamentoso da doença, seguindo o pressuposto de que o exercício melhora significamente a qualidade de vida desses pacientes.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as doenças crônicas não transmissíveis são atualmente a principal causa de mortalidade no mundo. A hipertensão arterial apresenta grande risco de morte precoce, partindo daí é importante o controle adequado da pressão para que haja diminuição dos índices de morte. (SILVA, et. al, 2006).
O III Consenso Brasileiro de Hipertensão arterial cita como medidas não-farmacológicas para controle da pressão, redução do peso corporal, diminuição da ingestão de sal e adesão a prática regular de exercício físico. (MION JR; PIERIN; GUIMARÃES, 2001)
Para Nunes, Figueiroa e Alves (2007) a melhoria de hábitos alimentares e freqüência de atividade física adquiridos na infância e adolescência permanecem na vida adulta e contribuem para menor risco de aparecimento de doenças crônicas.
Embora tenha sido bastante comentado o tratamento não farmacológico (sem utilização de medicamentos) ele tem falhado muito em decorrência da falta de persistência dos pacientes. Tomando como base essa informação torna-se necessária mais atenção por parte dos profissionais de saúde no sentido de enfatizar a importância do exercício físico orientado para administração dos níveis de pressão arterial. (MION JR; PIERIN; GUIMARÃES, 2001).
Sendo assim o sucesso da intervenção não-medicamentosa na abordagem da hipertensão arterial depende também da mudança do estilo de vida do paciente.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MION JR, D.; PIERIN, A M. G.; GUIMARÃES, A. Tratamento da hipertensão arterial ? Respostas de médicos brasileiros a um inquérito. São Paulo, julho, 2001. Revista da Associação Médica Brasileira.
Disponível em: www.scielo.br

NUNES, Marília Medeiros de Araújo; FIGUEIROA, José Natal; ALVES, João Guilherme Bezerra. Excesso de peso, Atividade física e Hábitos alimentares entre adolescentes de diferentes classes econômicas em Campina Grande (PB). Recife, 2007. Revista da Associação Médica Brasileira.
Disponível em: www.scielo.br

SILVA, Terezinha Rodrigues; FELDMAN, Chaie; Lima, Maria Helena A. NOBRE, Moacyr R. Aice; DOMINGUES, Rachel Z.L. Controle de diabetes mellitus e hipertensão arterial com grupos de intervenção educacional e terapêutica em seguimento ambulatorial de uma Unidade Básica de Saúde. São Paulo, set/dez, 2006. Saúde e Sociedade.
Disponível em: www.scielo.br


CAMILA FERREIRA FARIA
GABRIELLA PHAYALA DRIGO
VIVIANE OLIVEIRA ANTONELLI ELEUTÉRIO




Autor: Camila Ferreira Faria


Artigos Relacionados


Atividade Física E Qualidade De Vida

A Epidemia Da Obesidade

Obesidade E Exercício Físico

O Que é Hipertensão E Como Combatê-la? Saiba Mais.

A Prática De Exercicio Fisico No Controle E Prevenção Da Sindrome Metabólica

A Importância Do Conhecimento Do Sal Na Comida Para O Controle E Prevenção Da Hipertensão

ClassificaÇÃo Dos Hipertensos Cadastrados No Psf Vera Cruz