DOCÊNCIA COMO ATIVIDADE PROFISSIONAL



DOCÊNCIA COMO ATIVIDADE PROFISSIONAL


O texto Docência como Atividade Profissional da autora Ilma Passos Alencastro Veiga compõe o livro Profissão Docente: Novos sentidos, novas perspectivas, organizado pela própria Ilma Passos e também por Cristina Maria D?Ávila, publicado pela editora Papirus na cidade de Campinas (SP) no ano de 2008. Nesse texto a autora analisa a docência como uma atividade profissional enfocando as características básicas que envolvem o fazer docente, o sentido da formação do professor, bem como a identidade profissional que se configura no modo de ser e fazer a profissão objetivando instigar o debate a respeito da melhoria do desempenho docente e da necessidade imperiosa de sua formação.

Primeiramente, a autora aponta as características básicas da docência evidenciando: o sentido etimológico e formal do termo docência, defendendo-a como atividade profissional que requer formação específica para o seu exercício, uma vez que essa constitui uma construção social coletiva que pressupõe inovação em função das características que lhe é peculiar.

No segundo momento, focaliza o sentido da formação de professores destacando o sentido etimológico do termo formação definido-o como o ato de formar o docente, educar o futuro profissional para o exercício do magistério. Apresenta ainda outros conceitos para o termo fundamentados na visão de Batista (2002), Donato (2002) e Leitão de Mello (1999) sinalizando alguns aspectos que envolvem a formação tais como: ação contínua e progressiva; união da teoria e prática como ações concomitantes e interligadas; ato político contextualizado histórico e socialmente, preparação do professor para o incerto e para a mudança; objetivos que sinalizam a opção política e epistemológica; articula formação profissional e pessoal; processo coletivo e nunca isento de conflitos e desenvolvimento de atitudes cooperativas, solidárias, autônomas, críticas e de reconhecimento do outro.

Por fim, a autora apresenta de forma clara e precisa os aspectos que configuram a construção da identidade do professor como um processo que perpassa a cultura do grupo de pertença profissional, o significado que o professor confere à docência, os saberes profissionais sobre as atribuições de ordem ética e deontológica. Além disso, explicita as três dimensões fundamentais embutidas na edificação da identidade docente que são: pessoal, profissional e institucional.

O texto é um convite à reflexão a respeito da formação teórico prático do educador, uma vez que, conforme explicita a autora, trata-se de uma atividade complexa que requer saberes diversificados, isto é, saberes específicos, pedagógicos e construídos nos espaços da experiência. Fica evidente também, pelo modo como a autora aborda as questões da formação docente, que formação é diferente de profissionalização, já que esse último refere-se aos processos de aquisição das capacidades específicas da profissão, enquanto que o primeiro inclui além desses aspectos outras características de cunho subjetivo, como aptidões, atitudes, valores, formas de trabalho que vão se constituindo no exercício da profissão.

Numa análise atenta à organização do artigo, verifica-se uma preocupação da autora em fazer uma abordagem significativa e profunda da temática em foco, porém numa linguagem sucinta e objetiva facilitando a apreensão da essência do conteúdo apresentado. Por tudo isso, o texto constitui um aporte relevante e essencial para ação-reflexão-ação teórico-prática da docência, enquanto atividade formativa e profissional, leitura indispensável para professores, acadêmicos e/ou estudiosos da área de licenciaturas.

Autor: Valdirene Jesus Alves


Artigos Relacionados


Designações Sobre A Educação

Formação Inicial E Continuada De Professor: E Um Currículo De Ensino Próprio Para A Educação De Jovens E Adultos, Como Fazer Essa Interface?

Educador X Educação: Considerações Sobre A Prática Pedagógica

Uma Reflexão Acerca Da Docência No Ensino Superior

O Docente Faz A Diferença

A Formação De Professores, E Os Métodos Renovados Na Prática Docente

Professorinha