Ferramenta Pesquisa de Mercado



1.Introdução
A pesquisa de mercado é uma poderosa ferramenta para a análise do mercado ao qual a empresa almeja competir. Através dessa ferramenta a empresa pode conhecer o mercado, bem como os concorrentes, fornecedores, e, sobre tudo, os clientes. Pode ser definida, segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEPM):
"A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas".
Realizada pela própria empresa, dependendo da complexidade da pesquisa, ou por institutos de pesquisa e empresas capacitadas, oferece informações consistentes, que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso.
Utilizada para verificar a validade e a viabilidade de uma hipótese ou responder questões-chave do negócio, a pesquisa de mercado pode ser entendida como um meio para obter informações sobre o comportamento do mercado, manifesto, por exemplo, na aceitação de um novo produto. Dessa forma, a pesquisa deve ser oriunda de uma necessidade real, uma dúvida ou questão na percepção de algum aspecto do mercado.
A relevância da pesquisa de mercado torna-se mais evidente ao passo que a competição no mercado fica mais acirrada, ganhando extrema importância adquirir um maior conhecimento sobre as reais necessidades do mercado.
De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), é um grande erro pensar que apenas a Pesquisa de Mercado é suficiente para analisar a viabilidade do negócio. Ela é sem dúvidas uma importante ferramenta nesse processo de concepção de uma empresa ou lançamento de um novo produto no mercado, mas insuficiente quando se deseja um instrumento completo para análise de viabilidade de um negócio. Para tal, existe o Plano de Negócios, que não será exposto neste trabalho por não fazer parte do escopo.
Autor: Edward Barbosa


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