O poder da perda



O poder da perda

A perda. Perder é um verbo que se encaixa tão naturalmente em nossas existências, que até mesmo quando respiramos, perdemos células de nosso corpo. Todos sofremos perdas constantemente na vida. Perdemos nosso dinheiro, nossa saúde, nossos amores, amigos, nossos animaizinhos de estimação, nossa paciência, nosso bom humor, nossos cabelos, nossa fé...
A perda está tão intimamente ligada ao nosso dia a dia, que em certos momentos sequer percebemos sua sutil presença, como o passar de mais um dia, mais uma hora, mais um minuto.
Viver é perder!
Assim, com o é preciso saber viver, é preciso também saber perder. Vida e Perda coexistem. Andam lado a lado.
Se pararmos para pensar, toda perda nos traz uma oportunidade de mudança. Uma chance forçada que a vida nos oferece para repensar nossos atos, nossos desejos, nossas crenças. Muitas vezes, nos traz a possibilidade de mudarmos de maridos, esposas, de trabalho, a cor do cabelo.
O que quero dizer, é que as perdas são inevitáveis para quem está vivo. Quem tem pulso, tem perda. O importante é sabermos vê-la como nossa amiga e transformá-la em nossa aliada.
Sofrer pelas perdas é aceitável, pois algumas deixam feridas imensas. Pois sofra! Mas pense que há vida depois dela. Acredite que sempre há um recomeço, que há uma razão fantástica para continuar. E essa razão é que a perda sempre traz um ganho, uma experiência. Seja através da conquista de algo ainda melhor do que aquilo que perdemos, seja pelo aprendizado (que sempre acompanha a perda), seja pelas lembranças deixadas pelos amados que partiram, ou para o lado espiritual ou para o outro lado da cidade. Aproveite a perda. Ela nos dá poder. Poder de mudança, seja interior ou exterior.
Certa feita, encontrei um ditado e não me separei mais dele. Não me importo em compartilha-lo com vocês:
"A vida se tornaria insuportável, se não nos proporcionasse mudanças."
(Joseph Murphy)
Então é isso. Não adianta recusá-la. Mais dia, menos dia a perda aparecerá em nossas vidas de forma mais ou menos marcante. Então não fuja. Olhe para ela e diga "Venha!". Acredite no poder da perda e terá muitos ganhos.

Autor: Paula Medeiros


Artigos Relacionados


Perder é Ruim

Perdas E Danos

Quando Perdemos AlguÉm...

Aprendendo Com As Perdas

Perdas Necessárias

A Perda De Uma Chance é Reparável?

A Missão Brasileira No Haiti Cumpriu Sua Tarefa! é Hora De Voltar!