FUNÇÕES E PROPÓSITOS DA AVALIAÇÃO



FUNÇÕES E PROPÓSITOS DA AVALIAÇÃO


Edilânia Barros¹
Luciana Rebelo¹
Luzanilda do Nascimento¹
Cirene Pontes²


Introdução

Nosso trabalho tem por objetivo apresentar alguns métodos de avaliação que venha orientar futuros educadores e já formados educadores, enfim, queremos esclarecer a natureza do processo de avaliação e seu processo na educação.
Sabemos que para muitas escolas e educadores a avaliação é algo simples e fácil de fazer, mas sabemos que não é tão simples assim, porque a mesma tem objetivo antes de tudo, diagnosticar e solucionar impasses. Por isso toda escola e educador têm que ter em seu conceito que a avaliação é um método, um instrumento, portanto, ela não tem um fim em si mesmo, mas é sempre um meio, um recurso, e como tal deve ser usada.
Dentro do desenvolvimento desse trabalho que fala de funções e propósitos da avaliação, o que mais queremos é chamar a atenção para a abordagem desse tema que dá ênfase especial à avaliação como forma de vontade de qualidade, isto é, como um meio para aperfeiçoar o processo ensino?aprendizagem.
Essas definições foram apresentadas com o intuito de demonstrar que, permeando todas as funções e propósitos, há elementos comuns que nos permitem extrair alguns pressupostos e tirar conclusões sobre as características da avaliação.


1. Avaliação diagnóstica, formativa e somativa

Quando se fala em avaliação do processo ensino?aprendizagem, estamos nos referindo à verificação do nível de aprendizagem dos alunos, isto é, o que os alunos aprenderam.
Basicamente, a avaliação apresenta três funções: diagnosticar, controlar e classificar.
Relacionadas essas três funções, existem três modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.
A avaliação diagnóstica é aquela realizada no inicio do curso, período letivo ou unidade de ensino, com a intenção de constatar se os alunos apresentam ou não domínio dos pré-requisitos necessários, isto é, se possuem os conhecimentos e habilidades imprescindíveis para as novas aprendizagens. É também utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas, numa tentativa de saná-los.
A avaliação formativa, com função e controle, é realizada durante todo o decorrer do período letivo, com o intuito de verificar se os alunos estão atingindo os objetivos previstos, isto é, quais os resultados alcançados durante o desenvolvimento das atividades. Portanto, avaliação formativa visa, fundamentalmente, determinar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da instrução, porque antes de prosseguir para uma etapa subseqüente de ensino-aprendizagem, os objetivos em questão, de uma ou de outra forma, deve ter seu alcance assegurado. È principalmente através da avaliação formativa que o aluno conhece seus erros e acertos e encontra estimulo para um estudo sistemático. Essa base de modalidade é basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor. Por isso, a avaliação formativa pode ser utilizada como recurso de ensino e como fonte de motivação, tendo efeitos altamente positivos e evitando as tensões que usualmente a avaliação causa.
A avaliação formativa está muito ligada ao mecanismo de feed-back, à medida que também que permite ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, possibilitando reformulações, no seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo. È por essa razão que os especialistas afirmam ser essa modalidade de avaliação uma parte integrante do processo ensino-aprendizagem e, quando bem realizada, assegura a maioria dos alunos alcance o objetivo desejado. Nesse sentido, a avaliação pode servir como meio de controle de qualidade, para assegurara que cada ciclo novo de ensino-aprendizagem alcance resultados tão bons ou melhores que os anteriores.
A avaliação somativa, com função classificatória, realiza-se ao final de um curso, período letivo, ou unidade de ensino, e consiste em classificar os alunos de acordo com níveis de aproveitamento previamente estabelecidos, geralmente tendo em vista sua promoção de uma série para outra, ou de um grau outro.
Essas três formas de avaliação estão intimamente vinculadas, Para garantir a eficiência do sistema de avaliação e a eficiência do processo em ensino-aprendizagem, o professor deve fazer uso conjugado das três modalidades.

"Trabalhar com avaliação é importante, desde que a entendamos como uma prática educacional necessária para que se saiba como está o aluno, professor e conjunto da escola, ou seja, conseguir ver o que já se progrediu e avançar, e o que já foi superado com essa prática".
http: //www.crmariocovas.sp.gov.br.acesso: 30 de novembro de 2007

2. Propósitos de avaliação

Um dos propósitos de avaliação com função diagnóstica é informar o professor sobre o nível de conhecimento e habilidades de seus alunos, antes de iniciar o processo ensino-aprendizagem, para determinar o quanto progrediram depois de um certo tempo. Por exemplo, um professor assume uma classe de 4ª série do 1º grau. No inicio do período letivo, ele precisa fazer uma avaliação diagnóstica da classe, para verificar o que os alunos aprenderam ao longo dos períodos anteriores, isto é, qual a bagagem cognitiva que eles estão levando para aquela série. È muito freqüente a existência de classes heterogenia, em que o nível de conhecimento dos alunos varia, embora eles estejam na mesma série e na mesma classe. Devido às diferenças individuais, alguns alunos aprendem mais rapidamente do que outros. Também no que se refere à retenção da aprendizagem, alguns alunos tem mais facilidades para reter o que foi aprendido, enquanto outros esquecem mais rapidamente. Portanto, o professor precisa, antes de tudo, verificar se seus alunos dominam ou não os pré-requisitos necessários para as novas aprendizagens, isto é, se apresentam as habilidades e os conhecimentos prévios necessários, sem os quais não poderão vencer a programação da 4ª série. È através dessa avaliação inicial, com função diagnóstica, que o professor vai determinar quais os conhecimentos e habilidades devem ser retomados, antes de introduzir os conteúdos programáticos específicos da 4ª série.
A avaliação diagnóstica também auxilia que a equipe técnica da escola no que se refere à formação e remanejamento das classes.
Não é apenas no inicio do período letivo que se realiza a avaliação diagnóstica. No inicio de cada unidade de ensino, é recomendável que o professor verifique quais as informações que seus alunos já têm sobre o assunto, e que habilidades apresentam para dominar o conteúdo. Isso facilita o desenvolvimento da unidade e ajuda a garantir a eficácia do processo ensino-aprendizagem.

Considerações Finais

A ação educativa é finalistica, isto é, pressupõe objetivos. Todo professor estabelece metas para seu trabalho docente. E como ensinar e aprender são processos intimamente relacionados à medida que o professor prevê os objetivos do seu ensino, está, também, propondo os objetivos a serem alcançados pelos alunos como resultado da aprendizagem.
Avaliar é, basicamente, comprovar se os resultados desejados foram alcançados, ou, melhor dizendo, verificar até que ponto as metas previstas foram atingidas. Há, portanto, uma relação intima entre avaliação e fixação de objetivos. É a partir da elaboração do plano de ensino, com a definição dos objetivos que norteiam o processo ensino-aprendizagem, que se estabelece o que e como julgar os resultados da aprendizagem dos alunos. Por isso, os objetivos devem ser formulados claramente e de forma operacional, para que sejam um guia seguro na definição do que avaliar e na escolha e elaboração dos instrumentos mais adequados de avaliação.

Referências

HAYDT, Regina Célia Cazoux. Avaliação de processo ensino-aprendizagem. 6.ed. São Paulo. Ática, 1997

http: //www.crmariocovas.sp.gov.br.acesso: 30 de novembro de 2007


Autor: Luciana Rebelo Rocha


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