Desafios e características da chamada Geração Y



No artigo desta semana iremos falar de como o Banco Santander esta fazendo para atrair e reter os novos profissionais pertencentes à Geração Y um conceito elaborado pela Sociologia que se refere à geração dos nascidos após 1980, épocas de grande avanço tecnológico e prosperidade econômica o que facilitou que os pais desses jovens os presenteassem varias vezes e lhe dessem muita atenção aumentando assim a sua alta estima, eles são preocupados com o meio ambiente, causas sociais, prezam pela qualidade de vida.
Eles são informais nas formas de se relacionar, precisam de informação e mobilidade, pois gostam de conhecer outras áreas, são empreendedores e querem se arriscar e ganhar experiência para ir para fora do país ou montar negócio próprio, tem facilidade com idiomas e novidades tecnológicas, preferem recompensas não financeira, querem ter qualidade de vida e ter horários flexíveis.
No ambiente empresarial existe o conflito com a Geração X, dos nascidos ate a metade da década de 70 profissionais que ainda guardam segredos a sete chaves, não gostam muito de regras na vida pessoal, mas acham que elas devem ser cumpridas no trabalho e são em algumas vezes desconfiados e amargurados.
A competição com os jovens da geração Y esta cada vez mais alta, esta geração corresponde a 42% das pessoas que trabalham no Banco Santander, eles querem entender o todo, tem pressa nas informações, mudam muito de ideia e se não são atendidos vão embora da empresa. Por esse motivo os investimentos em formação desses profissionais estão sendo perdido, às vezes o que falta é uma conversa com seu líder, por esse motivo é importante preparar os lideres profissionais da Geração X para lidar com a Geração Y, o líder critica a Geração Y, mas essa geração é a de seus filhos, e com os filhos ele é mais flexível.
O pessoal mais experiente tem ter paciência, há 15 anos às pessoas estavam fora do mercado, mas hoje, o pessoal experiente esta voltando e é interessante mesclar as gerações, as pessoas mais experientes são imigrantes digitais tiveram que aprender usar o computador porque se ficariam fora do mercado muito jovens. Se muitos conseguiram se relacionar com a informática, porque não aprender a se relacionar com a Geração Y, lembre-se o olho a olho não vai terminar e a Geração X tem que continuar a trabalhando por mais 10 ou 15 anos.
Muitos dos profissionais Y?s não gostam de hierarquia, mas ela tem que existir, é um controle da organização, eles preferem muitas vezes se relacionar pela rede social interna, porem querem participar, dar opiniões, conhecer a empresa, muitos querem logo progredir, mas não há jeito de encurtar a estrada, a Geração Y deve ter paciência também.
A relação com os Y?s varia de empresa para empresa porem o relacionamento mais aberto e informal é a nova maneira de relacionamento. No caso do Banco, ele tem que aprender a se relacionar com essa geração, deve aprender atrair talentos ensina-los a fazer "trilha de carreira" apresenta-los a uma plataforma de relacionamento mostrar o que a empresa pode oferecer, para ajuda-los a decidir o que eles querem fazer.
No futuro quando os Y?s tiverem uma idade avançada eles terão que acompanhar a tecnologia, continuar aprendendo senão estarão fora do mercado, e rapidamente, pois de uma geração para outra é 20 anos e vai chegar um momento que eles, se não se atualizarem, serão de uma geração anterior porque a Z já esta ai e aprendem muito mais fácil que a Y aprendeu. Vamos pensar!

Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


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