Etnocentrismo



Cabe ao etnocentrismo estabelecer diferenciações entre culturas distintas de forma crítica e rotulada. É fácil chegar em qualquer lugar do mundo, mesmo do Brasil e reparar nos modos de vida da sociedade local, porém é difícil perceber, até mesmo, imaginar que também somos observados, porque não dizer avaliados por nossos modos de agir, vestir, etc.
Quem se considera etnocêntrico? , bem não se trata de ser ou não; faz parte dos valores adquiridos no decorrer de nossas vidas. O ato etnocêntrico é tão natural quanto o instinto de sobrevivência que carregamos desde o nascimento, julgamos por valorizar nossa cultura acima de outras.
Autores como Stuarte Hall, Paul Willis, John Look e outros tem as culturas como instrumentos de pesquisa, dessa forma também elencam o etnocentrismo como nada além que a própria cultura mesclada em grupos determinados de uma referida sociedade.
Vale ressaltar, determinados grupos que fogem à regra de determinadas sociedades e cultura, sendo muitas vezes alvos do etnocentrismo que são: punks, ripes, Skinheades e outros, os quais rotulados viver à margem da sociedade dominante.
Por tanto é válido qualquer movimento cultural isolado ou não para formação da sociedade, afinal o etnocentrismo garante a existência dessas diferenças, muitas vezes de forma crítica, mas existencial dentro de cada sociedade.
Autor: Jeane Oliveira Da Costa


Artigos Relacionados


Etnocentrismo & Relativismo Cultural

Etnocentrismo: Relação Entre O Homem Primitivo E O Civilizado.

Etnocentrismo

Cultura, Etnocentrismo E Folclore Termos Que Se Completam Nas Pesquisas SÓcio-antropolÓgicas

Cultura, Etnocentrismo E Folclore

O Relativismo Na Antropologia.

Folclore, Cultura E Etnocentrismo Termos Interligados*