PAUL FEYERABEND E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANARQUISMO EPISTEMOLÓGICO E PLURALISMO METODOLÓGICO



Resenhado por Luciana Rebelo Rocha, acadêmica do Curso de Pedagogia, 5º período, na disciplina de Fundamento e Metodologia das Ciências Naturais.

O autor foi um filósofo da Ciência austríaca, tornou-se famoso pela sua visão anarquista da ciência e por sua rejeição da existência de regras metodológicas universais.

O presente trabalho enfatiza sobre a formação dos docentes, como vem sendo trabalhada nos diferentes níveis de ensino superior, a partir de uma visão de produção de um profissional que seja capaz de abordar tanto os saberes das ciências da natureza, quanto o saber fazer da área pedagógica.
Supõe-se que muitas investigações colocaram em evidências que as licenciaturas em ciências não possibilitam que os alunos reflitam criticamente, sobre os processos de produção do conhecimento cientifico, todavia muitos desses cursos são baseados em estudos teóricos dirigidos às supostas verdades da ciência moderna, havendo também pouca ou nenhuma aplicação prática dos conceitos trabalhados em sala de aula. "Em caso de existência dessas atividades, as mesmas não promovem a reflexão por parte dos licenciados, tornando-se meramente uma reprodução de experimentos sem uma contextualização mais adequada" (DOURADO e FREITAS, 2000; CARVALHO, 2005; ROCHA e SOARES, 2005).
Para (FEYERABEND, 1977), há uma perspectiva para se considerar a introdução de um pluralismo metodológico no ensino de ciências, o qual se sustenta na argumentação de que as diferentes metodologias de ensino, utilizadas de maneira refletida, podem auxiliar o professor a atender as diferentes demandas em sala de aula, atingindo assim, um número mais significativo de alunos que possuem requisitos e características de aprendizado diferentes.
FEYERABEND enfatiza um modelo pedagógico embasado no pluralismo metodológico, sendo capaz de fazer com que os professores em formação e os estudantes de ciências experimentassem na prática, múltiplas abordagens, não se detendo apenas no ensino tradicional, o qual possibilita o aprendizado de alguns, mas não necessariamente de um todo da sala de aula.
De acordo com o texto, a idéia de que o processo ensino e aprendizagem é antes de tudo uma doação do saber, as aulas expositivas, mesmo as mais ricas em conceitos exemplos, são muitas vezes desacompanhadas da adequada contextualização dos saberes científicos, tornando-se áridas experiências didáticas, dificultando o estabelecimento entre os conceitos propostos e a realidade externa à sala de aula e à escola.
Com base no texto, o presente trabalho tem como objetivo uma breve apresentação das idéias de Feyerabend, contextualizando posteriormente na formação dos docentes em ciências e no campo de ensino das ciências.
Autor: Luciana Rebelo Rocha


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