Dificuldades de Aprendizagem: Causadores das Dificuldades de Aprendizagem em Crianças na Escola



RESUMO

Este trabalho objetivou analisar em uma sala de aula como ocorrem os fatores que causam as dificuldades de aprendizagem em um determinado grupo de crianças. Empregou-se uma metodologia qualitativa de investigação a partir do contato direto e prolongado com o ambiente e a situação que estava sendo investigada. A princípio, observou-se uma sala de aula do 1º ano de Ensino Fundamental I na escola, universo da pesquisa. Foram aplicadas atividades e jogos lúdicos com o intuito de investigar os fatores que causam as dificuldades de aprendizagem em determinadas crianças desta turma. Logo, muitos são os desafios ainda nesse contexto, haja vista a grande responsabilidade que compete, sobretudo, ao professor no sentido de desenvolver práticas que venham contribuir para um desenvolvimento e inclusão em sala de aula de alunos diagnosticados com dificuldades de aprendizagem. Contribuindo então, ao debate a respeito dos fatores que causam as dificuldades de aprendizagem em crianças na escola.

Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem, causas, sala de aula.

INTRODUÇÃO

Estamos inseridos num contexto no qual são inúmeras as lacunas em diversas áreas sociais, sobretudo na área da educação. E, dentre tantas, estão as Dificuldades de Aprendizagem, de maneira especial, as dificuldades de aprendizagem em crianças na fase escolar. Onde se faz necessário uma retomada dos diagnósticos de crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem. E consequentemente ao serem diagnosticadas pelo profissional especializado, no caso o psicopedagogo em conjunto com educadores e a família. No qual, a técnica aplicada ao tratamento deverá ser a que venha a corresponder a necessidade do educando. Uma vez que, a dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais quando não diagnosticada e devidamente reparada, se torna lacuna na maioria das vezes nas séries seguintes que o educando venha a cursar. Por isso, a importância da investigação de tal problema dentro do campo de educação.
Diante deste contexto, quais são os fatores que causam as dificuldades de aprendizagem em crianças na escola?
A pesquisa surge de uma inquietação pessoal como pedagoga e trabalhadora de escola que atua com crianças dos primeiros anos escolares.
O tema é deslumbrante, Dificuldades de Aprendizagem: Causadores das dificuldades de aprendizagem em crianças na escola, pois coloca no cenário da educação a abertura de possibilidades à reflexão acerca das dificuldades de aprendizagem de alunos no espaço escolar, especialmente, nas primeiras séries.
Deste modo, o trabalho apresentado tem como principal objetivo analisar os fatores que causam as dificuldades de aprendizagem em crianças, sobretudo em uma sala de aula de alfabetização. A nossa fundamentação teórica baseou-se em autores como Smith (2001); Ludke (1986); Morales ( 2006); Vasques (2003) entre outros estudiosos do assunto.
Portanto faz-se necessário uma investigação embasada na fala de alguns teóricos especialistas no assunto e uma metodologia de pesquisa voltada a atender a resposta ao problema em questão, com o uso de instrumentos de coletas de dados aplicados a sujeitos envolvidos com o processo, possibilitando de tal maneira uma análise qualitativa das informações.
Autor: Fernanda Pinheiro Cavalcanti


Artigos Relacionados


Dificuldades De Aprendizagens

Estilos De Aprendizagem: Uma IntervenÇÃo PedagÓgica Na Conquista Da AlfabetizaÇÃo E Letramento

O Psicopedagog E As IntervenÇÕes Nas Dificuldades De Aprendizagem

Pesquisa De Campo: Dificuldades De Aprendizagem

O Lúdico Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Dificuldades De Aprendizagem Na Educação Infantil (series Iniciais)

Deficiência Na Aprendizagem