Comentário sobre a obra: Ecologia e Socialismo.



Michael Lowy nasceu em São Paulo, no final da primeira metade do século XX, teve sua formação acadêmica iniciada na década de 60 do século passado, mesma época que também manteve uma militância política. O citado autor atualmente se enquadra como um notório intelectual, autor de várias publicações, no qual, podemos avaliar um forte teor político e marxista nessas obras.

A citada obra foi publicada, tendo em vista o intuito do autor, trabalhar através de um diálogo bibliográfico e ideológico a relação entre, as lutas ambientais e as idéias socialistas, principalmente em um momento de intersecção entre as duas temáticas, no que diz respeito a uma crítica fundamentada ao regime capitalista. È nessa perspectiva que o intelectual apresenta em virtuose a obra citada, ressaltando a priori, uma homenagem da histórica luta do ativista político Chico Mendes, tendo o próprio, como uma referencia potencial, no que diz respeito a ligação entre a luta política e ambiental.

É válido ressaltar que a obra tem uma notória fundamentação teórica ligada aos estudos publicados por Karl Marx e Friedrich Engels, tal observação se comprova, nas diversas citações esquematizadas pelo autor ao longo do livro. No entanto, tal comentário não tem objetivo de reduzir a obra Ecologia e Socialismo, como uma simples compilação de fragmentos textuais, e sim, ressaltar a autoridade intelectual que Lowy, detém, em trabalhar Marx e Engels, entre outras fontes bibliográficas (marxistas ou não) com grande maestria, através de fecundo um diálogo textual.

Autor: Wallace Melo Gonçalves Barbosa


Artigos Relacionados


Contexto Histórico De O Manifesto Do Partido Comunista De Karl Marx (1818-1883) E Friedrich Engels (1820-895).

O Pensamento Marxista

Fichamento E Análise Da Obra “ecologia E Socialismo”, De Michael Löwy.

Marx E A Historiografia No Século Xx

Resumo De "a Tese Da Morte Do Autor".

A Transformação Do Macaco Em Homem E A Necessária Transformação Do Sistema Atual: Que Caminhos?

A Emancipação Humana Como Dever Histórico: As Lições Da Comuna De Paris