Conhecendo Nosso Arqui-inimigo, SATANÁS.



Um breve relatório sobre o nosso Arqui-inimigo

Sair para a batalha sem antes conhecer com quem se estar guerreando é suicídio na certa. Todo estrategista militar procura estudar sobre o seu inimigo antes de confrontá-lo numa guerra acirrada. Conta-se que Napoleão Bonaparte era um grande estudioso de seus adversários, pois não ia para uma guerra sem antes receber um relatório sobre a vida de seus inimigos. Não foi à-toa que ele venceu inúmeras batalhas e entrou para os anais da história como um "Grande Conquistador francês". Este artigo visa também nos trazer um "relatório" sobre o nosso arqui-inimigo, Satanás. Esse Arcanjo caído é extremamente perigoso para que o ignoremos. Portanto, faz-se necessário termos muita cautela ao lhe darmos com ele na Batalha Espiritual. Gosto muito das palavras de advertência que C.H. Spurgeon escreveu em seu livro Batalha Espiritual: "Ele [Satanás] é intitulado de ?A Antiga Serpente?, e isto nos faz lembrar a sua prática e a sua especialidade nesta arte do mal. Ele é misterioso desde o princípio. Ele é o pai da mentira. Após milhares de anos e constante prática em decepcionar, ele é mais experiente do que nós. Se nós pensarmos que podemos derrubá-lo pela nossa habilidade, somo grandes tolos porque ele conhece de forma vasta e muito mais ampla do que os mortais, as estratégias de uma batalha espiritual. Ele dará ordens à sua equipe, aos seus subordinados e saberá tirar proveito das nossas falhas, administrando-as em seu favor".
Agora permita-me em palavras concisas à luz das Escrituras Sagradas dar um breve relatório do nosso arqui-inimigo para que o conheçamos e tenhamos vitórias permanentes na Batalha Espiritual:

Estado Original de Satanás

Esta passagem (Ezq.28:12-17) sobre o rei de Tiro refere-se diretamente à pessoa de Satanás e fornece informações sobre o estado dele quando foi criado por Deus. É necessário entendermos que Satanás, o antigo Lúcifer, fora CRIADO pelas onipotentes mãos de DEUS. Em outras palavras, Satanás não passa de uma mera CRIATURA!
1)- Ele foi criado cheio de sabedoria e beleza (v.12): "Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e formosura".
2)- Ele era um querubin ungido e recebeu um lugar no santo monte de Deus (v.14): "Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas".
3)- Ele foi criado um ser santo e justo (v.15): "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado".
4)- Ele tornou-se orgulhoso. Podemos dizer que o seu coração foi o "berço do orgulho" (v.17): "Elevou-se (literalmente = orgulhou-se) o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei...".
O erro fatal de Lúcifer foi ter permitido que o pecado do orgulho nascesse em seu coração. Esse pecado o fez esquecer temporariamente que ele era apenas uma mera criatura, e que jamais poderia se igualar ao seu Criador, o Deus Todo-poderoso!

A rebelião e Queda de Satanás

Com o coração putrefato pelo câncer do orgulho (Is.14:12-14), Satanás desejou usurpar a posição do próprio Criador! Como é perigoso se deixar dominar pelo pecado do orgulho. Lúcifer, que era "portador de luz", passou a ser "portador de trevas", pois, ele perdeu o seu resplendor por permitir com que a negridão do orgulho tomasse conta do seu pobre coração.
1)- Lúcifer procurou exaltar-se à posição de Adonay (vs.13,14): " Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo".
2)- Em sua vaidade ele declarou: "Serei como Deus". Foi este ato de sua vontade rebelde que provocou a sua queda, transformando-o no diabo e Satanás.
Observemos os três pronomes e os cinco verbos que precederam a queda de Lúcifer: Eu subirei...exaltarei o meu...me assentarei...subirei e serei...". É impressionante o poder de deterioração que o câncer do orgulho possui. Lúcifer, o portador de luz, ficou com seu coração tão corrompido (deteriorado) pelo pecado do orgulho que desejou o impossível: "...serei semelhante ao Altíssimo". Porventura, não é está a marca registrada dos orgulhosos: "Querem subir no Trono e ser o que não podem?" Que Deus nos livre do câncer do orgulho!

Os Títulos e Nomes de Satanás

Os títulos e nomes de Satanás revelam a sua natureza asquerosa e descrevem a sua atividade, provando que esse Arcanjo decaído é um inimigo sagaz e perigoso. Um bom guerreiro jamais ignora o seu inimigo!
1)- Satanás significa: "Adversário" (Zc.3:1): Ele é um oponente constante e implacável. "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (I Pd.5:18).
2)- Katégor significa: "Acusador" (Apc.12:10): Ele é perito na arte de acusar os salvos eleitos. O anelo de Satanás é que nós nos condenemos ao pecarmos, mas, é importante sabermos que o sangue de Jesus é poderoso para remover os pecados que, porventura, venhamos a cometer (I Jo.1:7,9). O Katégor é o promotor de acusação que vai diante do Trono de Deus para nos acusar de dia, e de noite: "E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o ACUSADOR de nossos irmãos, o mesmo que os acusava de dia, e de noite diante de nosso Deus" (Apc.12:10): Todavia, temos a destra de Deus um ADVOGADO, JESUS CRISTO, O JUSTO que advoga a nossa causa, respaldado nas provas que se encontram nos altos de seu "eterno sacrifício" por nós (I Jo.2:1).
3)- Lúcifer significa: "Portador de luz" (Is.14:12): Em seu estado decaído, Satanás vem como anjo de luz para enganar os próprios eleitos. Cuidado! Satanás é mestre na arte do disfarce, pois ele é capaz de enganar a "vovozinha" vestido de "chapeuzinho vermelho" !
4)- Diabo significa: "Caluniador, ou Difamador" (I Pd.5:8): Nada satisfaz mais ao diabo do que difamar os filhos de Deus diante dos outros. Ele realmente é um peste que se agrada em nos difamar!
5)- Homicida e Pai da mentira. "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira". (Jo.8:44). Satanás quer matar os filhos de Deus e procura nos enganar por meio de mentiras.
6)- Dragão. Isto descreve a baixeza e a ferocidade deste inimigo. "E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos" (Apc.12:7).
7)- Sedutor. "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre" (Apc.20:10). De todas as formas Satanás tenta leva-nos a acreditar naquilo que não é verdadeiro.
8)- Satanás é o príncipe deste mundo. "Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo" (Jo.12:31). Satanás opera como um poderoso manipulador dos negócios deste mundo. Foi por isso que João disse: "O mundo jaz no maligno" (I Jo. 5:19).
9)- Satanás é o príncipe da potestade do ar. "Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência" (Ef.2:2). Isto indica que o reino das atividades do nosso arqui-inimigo está na atmosfera que rodeia a terra. Cristo atravessou, o reino do próprio satanás para exibir abertamente a sua vitória.
10)- O Diabo é chamado de Destruidor. As palavras hebraica e grega de Apocalipse 9:11 significam "DESTRUIDOR". "E tinham sobre eles como seu rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom". Satanás tenta destruir tudo que é santo e precioso para Deus.
12)- Satanás é o Tentador. "E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães" (Mt.4:3). Ele é habilidoso na arte da tentação, pois tem obtido grandes resultados sobre aqueles cristãos que não tem vigiado. Assim sendo, oremos e vigiemos!
13)- Ele é o Maligno. "O joio são os filhos do maligno" (Mt.13:38). Sua natureza é perversa, cheia de maldade.
14)- Satanás é o deus deste século. "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (II Cor.4:4). Ele é chamado de "deus deste século", porque tem dominado este mundo por meio de seu sinistro sistema de governo.

Satanás tem Poder, e um Exército Organaizado

Ao contrário do que se pensa, Satanás é um inimigo poderoso e extremamente organizado. Ele é um estrategista e possui um exército de demônios que lhe obedecem. Esse exercito de espíritos demoníacos, anjos decaídos, estão organizados para a Batalha Espiritual contra o povo de Deus, a Igreja. O apóstolo Paulo escreveu: ". Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" (Ef.6:12). Dentro deste contesto vejamos algumas verdades:
1)- Ele tem poder para se opor aos poderosos anjos de Deus. "Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda" (Jd.9 veja bem Dn.10:5,12).
2)- Ele manobra e mantém escravo o reino dos homens perdido: "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno" (I Jo.5:19).
3)- Ele é o soberano absoluto dos demônios: "E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão. Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios. E outros, tentando-o, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu" (Lc.11:14-18).
4)- Ele tem um pode limitado: É de suma importância sabermos que o poder de Satanás é limitado pela soberana vontade de Deus, o Todo-Poderoso. Analise estas palavras: "Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR" (Jó.1:10-12).
Ilustração: Quando eu era adolescente, lembro-me como se fosse hoje, morava com a querida e saudosa Iracy Gomes de Carvalho, minha vó-mãe. Próximo de sua casa morava uma vizinha que criava um cachorro vira-lata, isto é, o famoso "pé-duro". Aquele cachorro tinha raiva de mim porque eu gostava de ficar na frente dele fazendo-lhe raiva. Às vezes ele ficava tão enraivecido que se babava e ficava roço de tanto latir. O "Bob" nada podia fazer comigo, pois ele estava preso a uma corrente de aproximadamente 2 metros de cumprimento. Em outras palavras, ele só podia ir até onde a metragem de sua corrente o permitia, e eu sabia disso. Era por isso que eu ficava bem na sua frente a uma distância que o pobre cão não podia chegar!
Satanás também está preso a uma corrente chamada "vontade soberana de Deus", e ele só pode ir até onde a vontade do Criador o permite. Esse "cão vira-lata " pode babar e ficar roço de tanto latir, porém, o seu poder está circunscrito pela vontade soberana do Todo-poderoso. Hoje, não faço mais raiva para o "Bob", mas sim, ao "cachorro vira-lata" chamado Satanás!
Satanás é possuidor de um poder limitado. Onisciência, onipotência e onipresença, são atributos inerentes somente a Deus, o Criador. Como Satanás, o Arcanjo decaído, é apenas uma criatura, então, seu "poder é ínfimo" ante a infinitude Grandeza do El-Shadday!


Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]


Leia mais em: http://www.webartigosos.com/articles/69137/1/Um-breve-relatorio-sobre-o-nosso-Arqui-inimigo/pagina1.html#ixzz0gexSVrjO
Autor: Ronaldo Carvalho


Artigos Relacionados


O Diabo Existe

Em Desvantagem

Que Diabo?!

Vencendo As Tentações

Divina DiferenÇa

PÁlidas ImitaÇÕes

Anjos De Luz