O AFETO COMO FATOR INDISPENSÁVEL NAS RELAÇÕES SOCIAIS



O afeto como fator indispensável nas relações sociais

Quando falamos em escola , falamos também de um espaço de convivência onde todos os indivíduos ali presentes se comunicam, interagem, convivem ,trocam experiências e consequentemente, aprendem a se relacionar, acredito que esse espaço exista para isso. Essa questão me leva a pensar na questão da afetividade no espaço escolar. Estamos preocupados muitas vezes , como educadores, em concluir os conteúdos obrigatórios, avaliar ,mas não podemos deixar de pensar que esse espaço tem uma função que muitas vezes é só nele que o aluno encontra . O afeto faz parte de todo o processo educativo, cada aluno deve ser tratado como um ser "ímpar", e o papel de todos os envolvidos nesse ambiente é o de entender o aluno e transformá-los em seres "mais humanos".
Muitas vezes nos parece que essa função é só da escola. Não deveria ser , mas os professores, são os responsáveis no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e para tal, devem estar preparados para desenvolver habilidades e valores que vão muito além da prática, sem esquecer que os outros envolvidos nesse ambiente escolar também tem funções importantes nessa questão, já que convivem diariamente com os alunos. Não podemos deixar de pensar que o emocional interfere no aprendizado, acredito que se bem trabalhado contribuirá e muito para alcançar resultados importantes, contribuindo para uma convivência responsável ,onde os indivíduos se respeitam, aprendem, se tornam seres valorizados e ensinantes, multiplicadores de ações importantes para o progresso .
O afetivo deve ser visto como parte inseparável da aprendizagem. Não há como separar, estão interligados. Segundo o relatório da Unesco, os quatro pilares fundamentais da educação são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. A escola é um espaço onde, para se trabalhar isso, deve conhecer a dimensão humana de forma ampla. É nesse espaço que as " coisas" devem acontecer, para que cada ser que passe nesse ambiente, leve consigo uma ferramenta para transformar o mundo lá fora mais humano e propicio ao convívio , com diretos respeitados e deveres efetivamente cumpridos. Temos que acreditar que é possível transformar, afinal lidamos diariamente com "pessoas". O vínculo que se cria nos anos em que vivemos no ambiente escolar deixa marcas, que levamos, indiscutivelmente por toda a vida, então, porque não fazermos dessas marcas, cicratizes que reflitam amor, confiança e respeito, para podermos nos indentificar no mundo em que vivemos , como pessoas que transformaram o que era possível em algo realmente valioso? Eu acredito!

Autor: Gisele Scalise De Camargo Verdinasse


Artigos Relacionados


Conflitos No Ambiente Escola: DÁ Para Evitar Essa ConfusÃo?

Pedagogia Do AbraÇo

A Psicopedagogia Na Instituição Escolar

A EducaÇao Dentro Da Escola - Tema Tcc E Monografia

Diversidade E Inclusão

A Afetividade E A Construção De Valores Em Sala De Aula: Ensinando Com Amor, Aprendendo Com Carinho

Um Novo Modelo Educativo Em Sala De Aula