DICAS DE ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA



AR CONDICIONADO
O que um ar condicionado faz? Para quem não lembra das aulas de física, o calor é uma forma de energia que não pode ser destruída apenas pode ser transformada
Com a chegada do verão é muito comum nos escritórios e residencias o uso do ar condicionado.
Mas qual o aparelho adequado?
Para poder determinar a potencia de um aparelho para refrigerar um ambiente é um calculo simples no entanto é preciso levar em conta varias variaveis como por exemplo: tamanho do local, numero de pessoas, exposição ao Sol, aberturas permanentes, tipode atividade que as pessoas farão, etc...
É bom saber que não devemos nos basear nos cálculos do tipo "tantos BTUS por metros quadrados, ou coisa do tipo que vemos por ai. Quando não levamos determinados fatores em consideração na maioria dos casos o resultado é a insatisfação com o aparelho adquirido.
A forma correta de determinar a potencia de um aparelho é de acordo com a norma ABNT 5858. Esta norma tem que ser de conhecimento do profissional de refrigeração que irá lhe atender.


GELADEIRA !
A geladeira é fundamental em nossa casa, no entanto, ela é responsável por praticamente 30% de toda energia elétrica que você consome no mês.
Vamos a algumas dicas para economizar energia elétrica e usar a geladeira com seu melhor rendimento.
Evite deixar a porta da geladeira por muito tempo aberta; não forre as prateleiras com papel, plásticos ou qualquer meio que impeça a circulação de ar no seu interior; verifique sempre as condições da borracha de vedação da portas, pois elas devem sempre estar em bom estado mantendo boa vedação; não coloque alimentos ainda quentes dentro da geladeira; nunca use a parte traseira da geladeira para secar roupas; coloque líquidos em recipientes com tampas; procura instalar a geladeira em local fresco, sem contato com os raios solares e longe do fogão; sempre ajuste o termostato de acordo com o manual do fabricante e limpar a geladeira periodicamente sempre que necessário.


O CHUVEIRO ELÉTRICO
O chuveiro elétrico sozinho é responsável em média por 25% do consumo de energia elétrica de sua residência, portanto devemos usa-lo com consciência e aproveitar o banho.
Aqui deixo algumas dicas de como economizar na hora do banho.
Não demorar no banho, um bom e confortável banho leva no maximo 8 minutos; limpe periodicamente os orifícios da saída de água do chuveiro assim facilitando o fluxo de água; nunca deve reaproveitar a resistência, pois isso com toda certeza aumentara o consumo e ainda você estará colocando sua segurança em risco, procure deixar a chave de seleção sempre na posição "verão".
Atenção nunca mude a chave de seleção de "verão" para "inverno" com o chuveiro ligado, isso é muito perigoso.



ILUMINAÇÃO
Use a iluminação de sua casa de forma racional, pois você pode estar desperdiçando energia!
Aproveite ao máximo a luz do dia abrindo janelas e evitando ascender a luz durante o dia; sempre que possível adote cores claras nas partes internas da casa; não ascenda a luz em cômodos vazios; sempre que possível faça a limpeza das lâmpadas; não use lâmpadas muito forte onde não há necessidade; procure substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas frias de modelos econômicos, pois as lâmpadas incandescentes gastam em media 70% de energia elétrica a mais que uma lâmpada econômica.
Autor: Fréder Diogo Rebustini