São Tomás de Aquino



Essência que também pode ser vista como ?natureza?, e ?forma?, em suma, essência é o que distingue um ser de outras espécies da qual esse ser não faz parte.

Exemplo: a essência dos animais mamíferos, é tudo aquilo que caracteriza mais ou menos em comum todos os mamíferos; e, existência é aquilo que dá, digamos assim, realidade concreta a essência -: existência.

A essência é apenas uma possibilidade, quando adquire existência, deixa apenas de ser um poder-ser, e passa a simplesmente e atualmente ser.

Assim como a potência traz limitações ao ato, também, a essência traz limitações a existência; ou seja, o que é para ter a essência de animal mamífero, virá a existir apenas como animal mamífero, e não um inseto, isso é obvio.

Na criação, essência não é em si mesma existência.

Ato Puro, e criação.

A potência ? nos atestam o mundo sensível ? se encontra em todas as coisas que mudam, e potência se encontra logicamente no que não pode ser perfeito; então pensar o que seria o ato puro, é difícil, e senão impossível, mas podemos arriscar ter um conhecimento ?rico? desse ato puro, mas de forma precária. Não há como pensar sobre o ato puro sem errar. Podemos errar menos, mas não deixar de errar.

i. A criação não pode ser esse ato puro, pois nos é evidente que a criação está em constante ser, não-ser e poder-ser, ou seja em constante "devir".

ii. Não vou de imediato trabalhar as 5vias de Tomás de Aquino, quero apenas tentar dizer o que é esse ato puro; no ato puro não se encontra nada em potência, não existe potência no ato puro: tudo está em ato.

iii. Podemos ? por o ato puro transcender tudo que está na Criação ? conceber que esse ato puro cabe ao "conceito" que temos de Deus.

iv. Deus é ato puro. Em Deus nada está em potência. Deus é o Ser por si mesmo em excelência.

v. Na Criação, essência e existência não se identificam, pois o poder-ser não permite isso. O devir não permite que essência e existência sejam a mesma coisa ? porque? Porque há "devir". Entretanto, em Deus, no Ato-Puro, há essa identificação; em Deus, essência e existência são as mesmas coisas; é de Deus, que o "existir" [dEle] seja sua própria essência.

Outros exemplos: não é da essência dos insetos serem pássaros, pois são duas essências distintas ? e isso é obvio; o ao contrário disso é absurdo. E assim, as coisas ganham existência segundo sua própria essência.
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