A Importância do Marketing no Mercado Financeiro



O mercado financeiro é o principal elemento para os países em geral, é o alicerce para o mundo dos negócios, pois ele permite que as empresas ou indivíduos se desenvolvam em suas atividades.
Segundo Fortuna (2001, p.17), pode ser considerado um elemento dinâmico no processo de crescimento econômico, uma vez que permite a elevação das taxas de poupança e investimento.
Com o mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas que tem mais chance de obterem sucesso são aquelas que se preocupam com as expectativas e necessidades dos clientes. A diferenciação de produtos e serviços é uma constante sendo uma ferramenta extremamente importante para o destaque entre os concorrentes no entanto, o marketing é considerado uma ferramenta que direciona o planejamento estratégico de uma empresa para chegar aos seus objetivos.
O setor de serviços é uma das áreas mais importantes para a economia de um país, pois envolve muita mão de obra gerando um incremento significativo no mercado de trabalho.
O mercado financeiro é considerado um ramo do setor de serviços que ganhou relevante importância devido às mudanças substanciais que vem acontecendo no ambiente de negócios ao redor do mundo. As instituições fianceiras em geral encontram dificuldades para diferenciar seus produtos, e por isto muitas estão investindo fortemente na diferenciação em serviços.
A preocupação da diferenciação de serviços financeiros está cada vez maior e cada vez mais as instituições financeiras e corretoras de investimentos se focam em diferenciação, acrescentando novas características para seus produtos e serviços.
O maior desafio das instituições financeiras é fidelizar seus clientes. Segundo Kotler (1998), é preciso identificar maneiras específicas de diferenciar e obter vantagem competitiva.
Com o avanço acelerado da tecnologia e as mudanças das necessidades humanas, passa a ser cada vez mais complicado satisfazer todos os clientes. No segmento financeiro, os bancos precisam valorizar seus pontos fortes que o diferenciam dos concorrentes e prezar sempre por um relacionamento duradouro, afinal os produtos e serviços bancários são muito semelhantes, e a importância de clientes satisfeitos é a rentabilidade ao longo prazo, pois clientes já maturados geram maiores resultados que novos clientes. Neste mercado, o marketing de relacionamento é uma ferramenta indispensável, pois tem como objetivo a finalidade de satisfazer os clientes. Para isto é preciso saber se os seus produtos e serviços oferecidos estão alçando as suas expectativas.

Nas características das instituições financeiras privadas, o principal propósito tem sido o resultado em curto prazo, muitas vezes não valorizando a pós venda.
Para solucionar esta situação a palavra-chave é a retenção dos clientes valoriza-lo, assim o consumidor sentirá confiança pela instituição e até mesmo passará referências positivas do seu banco para as pessoas de seu relacionamento.
Kotler (1997) afirma que entregar a alta satisfação para os clientes torna-se difícil para um concorrente superar barreiras á entrada simplesmente oferecendo preços menores ou mudando as técnicas de persuasão, além disto, clientes acabam se tornando defensores das empresas estimulando as outras pessoas a adquirir os seus produtos e serviços.
O desafio é reativar consumidores insatisfeitos através de estratégias de recuperação. No ponto de vista de Kotler (1998) é mais fácil recuperar consumidores do que encontrar outros novos.
O consumidor sempre possuirá dúvidas sobre os produtos e serviços bancários, em face de ampla gama de produtos oferecidos. Atualmente pela forte concorrência a intenção das instituições financeiras é a diferenciação, afinal seus produtos e serviços é tão semelhante que é necessário dar mais atenção aos detalhes.
No entanto, o marketing esta cada vez mais presente no mercado financeiro, os bancos estão cada vez mais copiando seus produtos e serviços, fazer a diferença é o alicerce para o sucesso e para este objetivo é preciso atentar-se ao relacionamento como um diferencial na instituição.
Autor: Fabiana Dias Noll


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