TORNANDO-SE UM COMÉRCIO ECOLÓGICO



TORNANDO-SE UM COMÉRCIO ECOLÓGIO

Saia Da Teoria E Faça Na Pratica

RODRIGO DALLACOSTA
Prof. Adalberto Marcon
Centro Universitário Leonardo da Vinci ? UNIASSELVI
Gestão Ambiental (Gam 3851)
07/12/2009

RESUMO

O tema sugerido pelo autor trás uma tendência mundial de que os comércios em geral tendem a se tornar ecologicamente correto ou ecologicamente eficaz perante a sociedade, devido a conscientização das empresas, comércios, sociedade e pessoas de um modo geral que as questões ambientais e os métodos de preservação são de extrema importância para garantir nossa sobrevivência e também das futuras gerações, e que não existe um comércio ou empresa que não possa colaborar ou fazer sua parte no que diz respeito a preservação pois sabemos que a modernidade e a tecnologia trouxe algumas conseqüências para a natureza, que direta ou indiretamente afeta os seres humanos.

Palavras-chave: Tendência mundial. Ecologicamente eficaz.

1. INTRODUÇÃO

De modo em geral, existe uma preocupação por parte de ambientalistas e pessoas ligadas ao meio ambiente em verificar e descobrir possíveis focos ou agentes poluidores que possam estar de alguma forma agredindo a natureza, e os esforços são maiores e mais concentrados em revelar esses focos nas industrias e estabelecimentos comerciais, tendo em vista que esses estabelecimentos geralmente trabalham com matérias primas vindas da natureza ou grandes produtores de material poluidor.

Para comprovarmos que existe falta de conscientização ecológica e conhecimento das técnicas de gestão ambiental por parte dos proprietários de empresas e comércios, fizemos uma análise em um estabelecimento comercial em nosso caso um pet shoping, detalhando o trabalho neste local verificando se utilizam alguma pratica ecológica e apontando soluções para melhorar e realizar uma prática ambiental correta.

O que se descobre ao final de um estudo desse tipo, é que as pessoas estão alertadas através da mídia e da globalização das tele comunicações que o planeta está passando por sérios problemas ambientas, e que apesar de ter tais informações pouco se faz para melhorar ou poucos fazem sua parte pelo meio ambiente em quantos muitos simplesmente cruzam os braços e deixam para os outros fazer por eles, o que leva ao subtítulo do assunto. Saia da teoria e faça na pratica.

2. DETALHAMENTO DO TRABALHO NO PET SHPING


A primeira vista um simples pet shoping pode ser um comercio inofensivo aos olhos dos leigos no que se refere as questões ambientais, mas aprofundando um pouco mais nossa visão sobre um pet shoping que escolhemos para colocar em prática nossos métodos de conscientização e técnicas de gestão ambiental, descobrimos que até mesmo esse comercio pode trazer grandes conseqüência a natureza.

Então em uma primeira etapa fizemos um levantamento detalhado de todos os processos de trabalho dessa empresa e quais os métodos de preservação que eventualmente já poderia estar sendo utilizado, o que nos revelou uma dura realidade das empresas de pequeno porte existentes hoje em nosso país, que as práticas ambientais geralmente não são aplicadas de forma correta e que sempre ficam em segundo plano, a segunda etapa foi relacionar onde poderíamos intervir e aplicar métodos para realizar uma gestão de preservação.

2.1 PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS

Os principais erros identificados foram, o estabelecimento não possuía um sistema de seleção de lixos, garantindo assim que cada material seja descartado de forma correta e com destino correto, pois tendo em vista que esse tipo de comércio pode conter materiais como frascos de medicamentos que podem contaminar a água ou até mesmo uma pessoa, outra solução apontada foi fazer a seleção de lixo para a reciclagem dividindo em lixo como metal, plástico, orgânico, papel e lixo hospitalar no que se refere á seringas e frascos de medicamentos. Dando continuidade encontramos um fator que realmente é um obstáculo para os donos de pet shoping, de que forma descartar e onde descartar animais mortos que eventualmente morrem nas clinicas dentro desses comércios ou que são levados pelos donos de animais domésticos que morrem, e seus donos acabam levando para os pet dar um destino a esses animais mortos já que não sabem o que fazer com eles.

Sugerimos então uma parceria entre o pet shoping e a prefeitura municipal desta cidade, para conduzir os animais mortos através de coleta em veículo apropriado, para que animais mortos acabem contribuindo com a natureza e sendo reciclados e tornando-se ração para novamente serem revendidos em pet, como ração de aves, gado, porcos etc. Tendo em vista que animais mortos depositados em locais inapropriados podem trazer sérios riscos ao meio ambiente, contaminando águas, solos e também aos seres humanos pela contaminação de bactérias e vermes.

Próximo tema é a grande produção de dejetos por parte desses animais, que antes eram recolhidos e colocado junto com o lixo comum, ou empurrados ralo a baixo junto com a água o que agrava mais ainda a situação tendo em vista que essa água vai de encontro a rios e lagos aumentando a contaminação por coliformes fecais. Nossa idéia é combater esse tipo de contaminação dando destino corretos aos dejetos produzidos neste local, se no município existe a coleta desses dejetos, então a forma mais correta é coletar e armazenar em recipientes adequados até que se faça a coleta pelos órgãos responsáveis, mas de o município não faz coleta de dejetos os mais correto é transformar-los em adubo orgânico para serem utilizado em lavouras com plantação de alimentos que não se contaminam com coliformes fecais, através do processo de compostagem e fermentação em um local apropriado, longe de rios e lagos para após realizada a decomposição dos dejetos sejam removidos e levados para as lavouras.

2.2 SENDO ECOLÓGICAMENTE CORRETO

Na etapa final do nosso estudo sobre como realizar uma melhoria nas questões de meio ambiente nesse pet shoping, que nos leva a idéia do título Gestão Ambiental Versus pet Shoping, constatamos que um nicho de mercado que antes parecia inofensivo a natureza, agora pode ser responsável pela produção de sérios problemas ambientais quando não se utiliza de técnicas de preservação adequadas e que tudo tem uma solução para reduzir os impactos que os comércios e empresas de modo geral podem causar ao meio ambiente.

3. CITAÇÕES
Preocupado com o as ações corretivas sugeridas pelo nosso grupo de estudo o pet shoping localizado no município de CAPINZAL-SC muda seu conceito sobre seu método de trabalho.
Uma das praticas sugeridas pelo nosso grupo que foi melhor aceita e despertou grande enderece por parte dos funcionários, foi a coleta seletiva do lixo e a coleta dos materiais como frascos de medicamentos utilizado na sua clinica.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

As empresas que estão em atividades sempre acabam causando algum impacto ao meio ambiente, uma empresa consciente da responsabilidade irá minimizar o que esta causando de mal para o meio ambiente, e abrirá portas positivas reparando seus erros, visando á manutenção e as melhorias das condições do meio ambiente, divulgando esta inovação ás demais empresas, para que elas adquiram esses métodos também. Uma empresa que tem consciência de sua responsabilidade ambiental terá um relacionamento ético com os órgãos da fiscalização, pois a proteção ambiental trará melhorias.

Uma forma responsável para esse pet shoping agir, é de aplicar e manter as sugestões propostas por nós, com o uso das técnicas de gestão ambiental com isso ganhará pontos com uma sociedade que busca cada vez mais em seus clientes e fornecedores, produtos com alto padrão de qualidade e ecologicamente corretos, tirando de seus ombros a culpa pelas grandes catástrofes ambientais causadas por comércios que visavam somente a lucratividade sem nenhuma consciência ecológica.

5. REFERÊNCIAS

MÉTODOS PARA FAZER UMA MELHOR GESTÃO AMBIENTAL EM PET. artigo publicação por alunos do curso de gestão ambiental Uniasselvi. Herval D Oeste, 2009.

DALLACOSTA, Rodrigo.Tornando-se Um Comércio Ecológico. Herval D Oeste,2009.
Autor: Rodrigo Dallacosta


Artigos Relacionados


GestÃo Ambiental Nas Empresas

Sistema De GestÃo Ambiental Eletronuclear

Programas De GestÃo Ambiental Nas Empresas

Recuperar Áreas Degradadas

GestÃo Ambiental

Responsabilidade Ambiental Da Pessoa Jurídica

Existe Responsabilidade Ambiental Nas Empresas