TEMPORALES: O museu provisório



Palavras chaves: Provisório, museu, escola, família, aluno, arte, memória cultural,
educação patrimonial

Esse artigo aborda a importância das relações Museu, Escola e Família. A sociedade participativa, criando um vínculo para a união dessas importantes
instituições.
Trata-se de pesquisa sobre a valorização do patrimônio e memória cultural, usando a arte como suporte, englobando as especificidades do Museu como instituição,que possa sair de sua condição estática para ter um movimento para além do convencional. Temporales, ser provisório.
Estar onde possa exercer sua função de guardar, mostrar, educar, interagindo com a comunidade.
Demonstrar procedimentos para incentivar os jovens alunos a valorizarem as memórias culturais individuais, através de objetos pessoais, resgatando o interesse pela arte e pelo patrimônio, incentivando a educação patrimonial.
Autora Maria Cristina Pastore


O Museu como conhecemos

"O museu não depende de sua estrutura para exercer a função de museu"


Conforme dicionário da língua portuguesa, a palavra museu na antiguidade seria um templo das musas, uma parte do palácio de Alexandria onde Ptolomeu tinha reunido os mais celebres filósofos e onde ficava sua famosa biblioteca.
Prédios onde estão depositados coisas antigas e sem uso.
Prédios onde estão em exposição coleções de objetos de arte e de ciência.
Casa onde se encontram coisas diversas, antigas e sem uso.
É definido como uma instituição permanente, aberta ao publico, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, que adquire, conserva, pesquisa, expões e divulga as evidencias materiais e os bens representativos do homem e da natureza, com a finalidade de promover o conhecimento, a educação e o lazer.

Uma metamorfose: uma transformação sem perder a essência.

O museu ocupa um lugar de destaque em uma rede de instâncias culturais. Sua função social está em debate.
O museu como conhecemos precisa ser revestido de novos significados, a partir de conceitos e pensamentos elaborados por todos aqueles de uma maneira ou outra, encontram-se envolvidos com a organização e divulgação da instituição, projetando contornos específicos, provocando interesse na comunidade, chamando a atenção principalmente do aluno para sua existência e funcionalidade.
Toda a ação gera uma reação e com essa metamorfose, com essa transformação, estaremos articulando saberes, criando espaços para a prática da arte , levando o aluno, a interessar-se pela sua própria produção, visualizando sua obra exposta, criando vínculos entre escola, família e a comunidade.
Novas ferramentas estão sendo criadas para a atualização do espaço chamado museu. Se faz necessária uma transformação na visão social, buscando uma superação da "ignorância" do povo em não fazer parte de sua cultura visitar museus ou criando soluções para alterar esse desinteresse cultural.
A falta de memória cultural é uma maneira de manipular o sentido das coisas. A desvinculação das raízes causam a incompreensão de fatos políticos, econômicos , sociais e culturais. Então uma das funções do museu, seria a preservação dessa memória, portanto cuidar que os jovens tenham motivação para entenderem a importância da memória cultural familiar, do patrimônio cultural, seria um inicio do crescimento intelectual para em outro momento partirem para o reconhecimento cultural em outras áreas.

Patrimônio Cultural

A preservação do patrimônio cultural tem importância fundamental para o desenvolvimento e enriquecimento cultural de um povo.
A palavra patrimônio está ligada as estruturas familiares.
Os bens culturais guardam informações significativas, mensagens, registros da historia humana e refletem idéias, crenças, costumes, gostos estéticos, conhecimento tecnológico, condições sociais, econômicas e políticas de um grupo em determinada época.
O patrimônio cultural caracteriza-se por tudo aquilo que transmitimos aos nossos herdeiros, que num sentido legal, jóias, fotos antigas, com algum valor comercial ou não , outros sentimentais, que pode ser mencionado em um testamento, podemos acrescentar os ensinamentos que são passados de geração em geração, lembranças vividas e contadas, as memórias,esses constituem o patrimônio imaterial. Fazem parte de um patrimônio individual, nós decidimos o que nos interessa e selecionamos para guardar e valorizar como algo inestimável.
Aplicar o conhecimento destas unidades e instituições de ensino para a comunidade através de palestras, oficinas e aulas com praticas pedagógicas necessárias, com a finalidade de levar ao jovem aluno uma conscientização e valorização do patrimônio cultural móvel e imóvel.




" até agora, tratamos do patrimônio como algo individual, de cada um de nós, mas, a partir de nossas percepções e sentimentos, podemos entender o uso do mesmo termo para se referir aquilo que é coletivo.
Funari [arqueólogo brasileiro, professor da Universidade Estadual de Campinas]

Partindo do individual para o coletivo, a comunidade é quem determina o que mais interessa e que seja de interesse comum para que seja considerado patrimônio.



Vamos começar a perceber que aqueles objetos que nós considerávamos apenas como coisas velhas, achando que não tinha nada haver conosco, servem, na verdade, para compreendermos uma porção de coisas que acontecem todos os dias em nossas casas, em nossas cidades, em nosso país e até no mundo.

Heloisa Barbuy [Museóloga Mestre em
História Social]



Escola e família

Educar é um processo longo e não acontece somente na escola.Os resultados demoram um pouco para aparecerem, é ao longo da vida que poderemos constatar os efeitos de uma pessoa que sofreu o processo de receber uma boa educação.
A educação não está acontecendo da forma correta.

"Como posso aceitar-me e respeitar-me se estou aprisionado no me fazer (saber), porque não aprendi um fazer (pensar) que me permitisse aprender quaisquer outros afazeres. Ao mudar o mundo se muda o meu viver cotidiano."
Maturana (2002)Emoção e Linguagem na Educação e na Política.

Escola, casa, rua é o lugar onde acontece troca se saberes.
As famílias estão colocando a responsabilidade de ensinar para a escola e cada vez mais aumenta a distancia afetiva e emocional dos pais pelos filhos.Com tantas inovações na área da educação,no entanto , a rede de trocas do saber mais persistente e universal da sociedade ainda é a família.Durante toda a história da humanidade, percebe-se que cada sociedade cria e impõe o tipo de educação de que necessita.
Brandão mostra que o homem possui a capacidade de criar situações onde ele ensina aprende e volta a ensinar, essa educação ocorre onde não há escola.
O estimulo à criação e ao contato com as artes de maneira diferenciada, enriquece o aprendizado, a compreensão do mundo e principalmente buscando a motivação para que se transformem em jovens criativos e inovadores.

Articulações na proposta de ensino: escola e museu provisório

Nota-se um descaso e desinteresse do jovem pela artes e em especial pela disciplina artes, nesse projeto um dos objetivos é inovar em novas atitudes e criando um processos de aprendizado com um museu na escola, que devido aos custos de manuseio e manutenção seria inviável para cada escola manter definitivamente um museu em cada escola. Estamos propondo um museu provisório, onde ele está sempre de mudança e criando novas possibilidades.
Levar o aluno a interessar-se pela sua própria produção, visualizando sua obra em exposição.Fortalecendo as relações aluno/escola, escola/família, com a arte como elo de ligação.
Desenvolvendo a habilidade de alterar as dimensões do espaço e do tempo, através do poder da mente, da sua imaginação. A mente sendo direcionada para pesquisa e mover objetos de um lugar esquecido para um lugar admirado através da análise e exposição dos objetos no contexto histórico.
Em cada escola um espaço determinado para unir o passado ao presente, um olhar diferenciado nos objetos guardados, usando a sensibilidade e a percepção para reconhecer que alguns objetos possuem historia e possibilidade de estudo, assim criando um ambiente familiar com algum conhecimento em arte.
Não são meros materiais, nem novas técnicas, é a manipulação de suas próprias memórias, buscando no seu convívio e historia, a sua própria historia.
As implementações de ação educativa que permitam diferentes olhares sobre os materiais e as técnicas que os alunos usarão em sala de aula e os próprios objetos ou a sua própria criação, são importantes para entendermos a relação das pessoas com o seu ambiente

" Mas se visitarmos um museu, procurarmos fazer relação entre objetos de um outro tempo, que ali estão expostos e a nossa própria época, muita coisa vai começar a ganhar sentido."
Heloisa Barbuy


O presente trabalho tem por um dos objetivo desconstruir a idéia de espaço físico estático, induzindo o conhecimento através de manipulação de objetos , análise e seleção para exposição artística. Promovendo a participação, incentivando o interesse e construindo a integração da escola com a família, havendo a socialização dos indivíduos inseridos nesse contexto.
O museu provisório vai onde o povo está, integrando escola/aluno ,arte/museu e comunidade.
Nesse projeto teremos a participação da comunidade, principalmente dentro do ambiente familiar, que é um local abundante em informações necessárias para realizar as atividades com a busca pelo patrimônio cultural.
Um alto custo inviabiliza a criação de museus na escola, falta de espaço físico, material e de pessoas capacitadas para exercerem as atividades inerentes da atividade. Entende-se como museu provisório, algo interino, transitório,passageiro, temporário.
È necessário o museu se expandir do território cercado, que possa sair das quatros paredes e chegar até a comunidade. A instituição museu se encontra inserida na teia social da cidade, a comunidade conhece museu, reconhece sua especificidade, sabe onde eles estão, mas não participam por motivos econômicos e culturais.
A linguagem mais fácil não é popularizar no sentido de desqualificar, mas facilitar a comunicação das pessoas que não estão inseridas no circuito cultural.
O estimulo à criação e ao contato com as artes de maneira diferenciada, enriquecem o aprendizado, a compreensão do mundo e principalmente buscando a motivação para que se transformem em jovens criativos e inovadores.
Os objetos selecionados pelos alunos nas residências, resgatando o seu valor sentimental, patrimonial ou cultural será a razão fundamental desse projeto, pois nessa busca, um encontro de gerações, criando laços de afetividade e união entre membros da família e a escola, dentro desse processo fortalecendo as relações museu/escola, escola/família.
Maria Cristina Pastore

Referencias
BARBUY, Heloisa .Museu Paulista: novas leituras/ coordenação Cecília Helena de Salles Oliveira. São Paulo: Museu Paulista da Universidade de São Paulo, 1995. 74p. il.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu Patrimônio histórico e cultural/ Pedro Paulo Abreu Funari e Sandra de Cássia Araujo Pelegrini ._Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,2006

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Arqueologia/ Pedro Paulo Funari._São Paulo:Contexto, 2003

GRINSPUM, Denise. Educação para o Patrimônio: Museu e escola ? Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. São Paulo: s.n., 2000. Tese de doutorado ? Faculdade de Educação/Universidade de São Paulo.

MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Ed. UFMG, 1998

SILVA, Claudia Patrícia Schutz Os museus : espaço de ensino, pesquisa, arte, cultura e lazer/ Claudia Patrícia Schutz Silva e Aiad Luz Bortheiry Meirelles,_Rio Grande:2004 85p.


WWW.itaucultural.org.br
www.brasilescola.com
www.arteducacao.pro.br
Autor: Cristina Pastore


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