Projeto Copa na Escola



RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCATIVA

PROJETO COPA DO MUNDO NA ESCOLA
Por Alessandra de Oliveira Pereira

Trata-se de um projeto educacional que pretendeu envolver toda EMEB Nossa Senhora das Graças na cidade de Cachoeiro de Itapemirim ? ES, direta ou indiretamente ao tema mundial mais falado no momento, a Copa do Mundo.


Justificativa
A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do mundo. O futebol é um elemento presente no cotidiano da grande maioria dos brasileiros e portanto deve ser aproveitado para facilitar o aprendizado dos conteúdos escolares.
Trazer um tema tão comum para dentro da escola e transforma-lo em um conteúdo pedagógico é o principal desafios desta proposta. Através das interdisciplinaridade pretende-se construir conjuntamente um aprendizados consistente que faça sentido para os alunos pois se trata da realidade que estão vivendo e assistindo a todo momento na televisão.
Desta forma ao aguçar a curiosidade dos alunos sobre o evento, o esporte, o país onde ele vai acontecer, buscamos orienta-los na construção dos saberes necessários pra a cidadania e autonomia.


Objetivo Geral
Possibilitar à comunidade escolar (pais, alunos, professores e demais funcionários) o conhecimento sob a ótica escolar, do Evento Esportivo Mundial e o um pouco da cultura dos países que participam do mesmo.

Objetivos Específicos
descobrir a África;
identificar as semelhanças entre a África e o Brasil;
detectar as características dos países vencedores das Copas;
aproximar os alunos e os país dos acontecimentos atuais no mundo;
estimular a leitura e a pesquisa;
mudar a imagem simplista da Educação Física escolar perante a comunidade e a escola.
Trabalhar os conteúdos traçados pela disciplina de uma maneira diferente.




Conteúdos Curriculares

As atividades foram desenvolvidas antes e durante a Copa do Mundo.
Pré Copa
Os alunos vivenciaram elementos da cultura afro-brasileira durantes as aulas de educação física.
1.Aprenderam sobre a capoeira, assim como sua história, seu ritmo e seus movimentos básicos.
2.Discutiram os valores envolvidos em uma competição de Futebol; ( respeito as diferenças, cooperação, superação)
3.Tiveram contato com textos, músicas( samba, maracatu),intrumentos ( agogo, caxixi) e comidas( feijoada, de origem africana).
4.Realizaram pesquisas em jornais sobre notícias da Copa do Mundo,
5.Trabalharão com as imagens da copa e da cultura africada para desenvolver o lado artístico, assim como a figurado mascote da Copa e seu significados

6.Outra atividade prevista será a construção de um Mural do Torcedor com a tabela dos jogos atualizadas pelos próprios alunos e a caracterização da escola com as cores do país. atualizada.

Durante a Copa
Foi realizado uma abertura do Projeto Copa na Escola que contou com apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas aulas de Educação Física nas demais aulas.

1° ano ? Os alunos desfilaram com as máscaras dos animas da África;
2° ano ? apresentação de capoeira
3° ano ? apresentação de dança com a música Partidade de Futebol do Skank;
4° ano ? quadro sobre a história do Brasil na copa e apresentação de dança ( música Paz, Carnaval da Cláudia Leite)
5° ano ? Exposição sobre a cultura dos países vencedores das últimas copas. A exposição contou com comidas típicas, bandeira, cartazes com a história e os destaques esportivos de cada país. Tudo produzido pelos alunos em casa e durante as aulas de educação física.

Após o evento que contou com participação de toda escola tanto no turno matutino quanto vespertino a professora de Educação física criou um vídeo com as fotos do evento que foi exposto para todos os alunos.




Metodologia
Inicialmente o projeto foi escrito e apresentado às pedagogas da escola e aos professores afim de colher novas ideias e sugestões. O texto contava com sugestões de atividades a serem desenvolvidas pelos demais professores e as atividades que seriam desenvolvidas durante as aulas de educação física.
Depois, as atividade descritas no item conteúdos pedagógicos forma desenvolvidas com cada turma durantes os horários de educação física.
A escola disponibilizou o material para confecção de cartazes e decoração. A professora de educação física fez pequenas apostilas com conteúdos para pesquisa já que a escola não conta com grande acervo na biblioteca.
Foi marcado um data para a apresentação do Projeto juntamente com as pedagogas.
A abertura contou com a participação dos pais e pessoas da comunidade além de alunos do contra turno.
Os próprios alunos juntamente com a professora de educação física ornamentaram e prepararam o espaço para o evento durante as primeiras aulas, já nas últimas toda escola foi para quadra onde o evento se realizou.



Avaliação do Projeto
O projeto surpreendeu professores, pais, pedagogos, pois envolveu a todos além de ser notável o emprenho dos alunos para realização do mesmo.
Foi possível perceber como nossos alunos são criativos e ótimos pesquisadores quando se trata de um tema que lhes interessam.
Manifestações corporais jamais vistas nas aulas foram apresentadas. Todos os alunos participaram, sem exceção.

Como idealizadora do projeto sinto-me estasiada com tamanha empolgação e prazer com que os alunos desenvolveram as atividades e com o aprendizado sobre o tema. Com certeza superou todas as minhas expectativas!
Foi possível viabilizar a busca pelo conhecimento sobre o futebol, a cultura dos países em questão, a influencia da África no Brasil. Enfim todos os objetivos foram alcançados!
A participação das famílias dos alunos foi o único item que poderia ser melhor.
Autor: Alessandra De Oliveira Pereira


Artigos Relacionados


As AlteraÇÕes Dos Sinais Vitais Dos Alunos Do 6º Ao 9º Ano Do Ensino Fundamental

Projeto De Extensão Escola Da Bola: Relato

Educação Física Escolar: Uma Análise Da Opinião Dos Alunos De 6º E 9º Ano

A ImportÑcia Do Atestado MÉdico Na EducaÇÃo FÍsica Escolar

O Baixo Rendimento Dos Alunos No Terceiro E Quarto Tempo Do PerÍodo Noturno Na Terceira SÉrie A E B Do Ensino MÉdio/eja

Copa Do Mundo

A Importância Da Educação Física No Desenvolvimento Da Criança Com Síndrome De Down