Educação e Qualidade



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO LATO-CENSU EM GESTÃO EDUCACIONAL
DISCIPLINA: Desenvolvimento Humano em Diferentes Abordagens
PROFESSOR: Lorena Inês Peterini Marquezan
TUTOR: Rozângela Parcianello
DISCENTE: José Gilardo Carvalho
DATA: 05/12/2009

Revisitando as Teorias das Inteligências Múltiplas

É relevante as teorias das inteligências múltiplas de Gardner. O ser humano é muito complexo na sua formação cultural, social, biológica, não pode ser enquadrado dentro de um esquema educacional que ao invés de formá-lo livremente, o coloca numa fôrma de modo que não o ajuda a desenvolver potenciais e habilidades, pelo contrário limita-o, deixa-o com uma visão unilateral.
Dentro da complexidade que é o homem, a partir de suas múltiplas percepções de mundo, de suas variadas interpretações da inúmeras situações vivenciadas por ele ao longo de sua história de vida, ele sempre desenvolve inteligências diversas que o auxiliam a sair-se dessas situações-problema. Então, Gardner está certo a educação deve procurar as diversas ciências que hoje existem, sobretudo na área da mente e dos comportamentos, não para punir o estudante,mas para ajudá-lo a desenvolver seus potenciais a partir de particularidades individuais, inteligências que se apercebem mais em uns do que em outros. Desse modo um sistema educacional irá lograr êxito não só em termos técnicos, de quantidade, mas sobretudo de qualidade e qualidade que levam a formação do homem feliz e por conseguinte do cidadão capaz de ter capacidades para apontar soluções para os diversos problemas humanos, inclusive os educacionais.
O bom, o belo e o verdadeiro, só são possíveis a partir do respeito pelo desenvolvimento e das condições para que isso ocorra no ambiente escolar. O gestor escolar precisa então, está atento para desenvolver mecanismos na escola que garanta as condições ideais da percepção e do desenvolvimento das inteligências múltiplas dos alunos. Um bom gestor terá que desenvolvê-las primeiramente em si, depois criar condições para que os educadores se conheçam e aprimorem neles as inteligências as quais eles mais possuem de modo natural, para que enfim possam estarem preparados para perceberem e criarem estratégias de desenvolvê-las nos estudantes.
O universo que compõem o ser humano é tão vasto que todas as teorias que mostram a importância e as capacidades humanas são úteis para que possamos fazer, refazer, nossas práticas educacionais de modo que sempre possamos melhorar o aprendizado e o conhecimento que é realmente algo inacabado, portanto aberto a novas contribuições.
Autor: José Carvalho


Artigos Relacionados


Sucesso Ou Fracasso?

Sucesso Ou Fracasso?

O Cérebro Nosso De Cada Dia: O Depósito Das Inteligências Múltiplas Humanas

Teoria Das InteligÊncias MÚltiplas

Contribuições Das Teorias Das Inteligências Múltiplas Para A Prática Construtivista

As Teorias Educacionais E Suas ContribuiÇÕes Para A PrÁtica PedagÓgica Na Atualidade Brasileira

Teoria Da InteligÊncia MÚltipla