Dez passos para o cristão evangelizar



Introdução:

Evangelizar sempre foi e sempre será uma prioridade nos planos de Deus para os seus servos.

Desde o livro de Gênesis até o apocalipse, encontramos inúmeras vezes lições de homens e mulheres transmitindo a mensagem de Deus para a conversão de outros semelhantes seus.

Quando Deus planejou o resgate do homem caído, Ele o fez como alvo central da sua vontade e é exatamente isso o GRANDE PLANO de Deus, seu maior anseio, o máximo de todo seu projeto da criação humana, ou seja, o resgate e a conversão daquele que está perdido, e isso só é possível através da mensagem salvadora do evangelho, através do evangelismo transmitido pelos salvos em Cristo.

Enquanto o evangelismo é prioridade para Deus, esse mesmo evangelismo é a obra que o diabo mais detesta. Por quê? Porque é exatamente através da mensagem pregada que o ser humano é transportado do reino das trevas para o reino da luz, e ele, o diabo, perde seus escravos seguidores. Devido a esse fator que a evangelização é o alvo central que o inimigo quer destruir, ele lutará com todas as forças para que a igreja e os crentes parem de evangelizar, esfriem na transmissão da salvação. Isso é muito sério, pense e reflita.

Por outro lado, vemos que, em toda a historia da igreja, até os nossos dias, evangelizar sempre foi a tarefa de poucos, talvez 90% dos nossos crentes nunca experimentaram o gozo de ver uma alma salva, nunca evangelizaram seus familiares, colegas, vizinhos etc.

É impressionante, mas muitos Seminaristas que estão preparando-se nos Seminários Teológicos das cidades, nunca evangelizaram ninguém.

Outros ainda acham que evangelizar é só para pessoas formadas, como pastores, missionários, evangelistas, etc.

Observamos que essa idéia já está mudando e muitos cristãos "comuns", leigos, estão despertando e entendendo o seu papel no corpo de Cristo, ou seja, frutificar para gloria de Deus.

Todos os salvos de verdade tem a missão de evangelizar onde vivem, essa é a tarefa prioritária para um servo de Deus.

Dentro desse despertamento, encontra-se um grande problema, muitos estão querendo evangelizar dentro dos seus lares, na sua profissão, na escola e em todo seu campo de ação, mas sentem-se incapacitados, sem conteúdo bíblico, sem uma orientação lógica, sistemática e com pouco preparo para enfrentar as terríveis heresias que estão se espalhando por todos os lugares.

Por isso, pedimos toda a atenção para os 10 passos que se seguem.

PASSO I - Conhecer a Palavra de Deus
Como pode uma pessoa falar a respeito do que não conhece?
Como contra argumentar uma tese sem base para isso?
Para que você possa falar de alguma coisa para alguém é necessário que antes você saiba um mínimo possível a respeito do que irá falar.
Pode um professor dar aula sem conhecer o assunto?
II Tim. 2:15 ? "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade".
II Tim. 3:16.17 ? "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra".

PASSO II - Confiar na Palavra de Deus
É questão de ética que todo e qualquer homem defenda as questões nas quais acredita. Não posso anunciar uma coisa na qual eu não acredito. Não posso dizer que Deus fará determinado milagre se não creio que Ele realmente pode fazer.
Só devo anunciar a mensagem de salvação de Cristo se realmente acredito que a tenho. Isaías 55:11 "Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei".

PASSO III - Obedecer a Palavra de Deus
Já vimos que é necessário conhecer e confiar na Palavra de Deus, porém o mais importante é obedecer a Palavra de Deus. Na epistola de Tiago 1:22 diz: "E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos."
É claro para nós que devemos obedecer aos mandamentos de Deus, cabe a nós assim cumpri-los. Josué 1: 8 "Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido".

PASSO IV - Perseverar em plantar
A perseverança deve ser uma marca em todo crente. Mateus 24:13 diz que .."aquele que perseverar até o fim será salvo".
Cristo disse na parábola dos dois servos Mateus 24:46 que "bem aventurado é aquele que for encontrado trabalhando quando Ele voltar".
Eclesiastes 11:4-6 "Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retenhas a tua mão; pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão, igualmente boas".

PASSO V - Ter fé
Não podemos fazer nada sem ter fé.
Hebreus 10:38 diz que o "...justo viverá da fé", Hebreus 11:6 diz que "sem fé é impossível agradar a Deus".
Somos justificados pela graça de Deus e pela redenção em Cristo Jesus Romanos 3:24, portanto devemos viver pela fé.
Quando evangelizamos é porque queremos agradar a Deus, só que sem fé é impossível agradar a Deus.
Hebreus 11:1 diz que "...a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem".
Se evangelizamos com a esperança de ver uma mais alma entrar no Reino de Deus, devemos colocar a fé como nosso fundamento. E pela fé podemos ver a nossa esperança se tornar em realidade.

PASSO VI ? Orar
I Tessalonicenses 5:17 diz que devemos orar sem cessar.
Há quem diga que "Evangelismo é falar mais com Deus a respeito dos homens do que com os homens a respeito de Deus".
Sabemos que a oração é uma de nossas armas contra o diabo, e Evangelismo é luta espiritual, Deus quer e o diabo não. Devemos pegar essa arma e usá-la, se quisermos vencer.
Temos como exemplo os apóstolos.
Eles se reuniam todos os dias para orar.
Atos 1:14 "Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele".

PASSO VII - Ser cheio do Espírito Santo
É sabido por todos que devemos andar de acordo com o Espírito Santo.
A primeira obra evangelística da igreja Primitiva está em Atos 2:14-47, isso foi logo após a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.
De acordo com Atos 1:8 é o poder do Espírito Santo que nos faz pregar da maneira que Deus quer: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".

PASSO VIII - Se purificar
A purificação sempre foi exigida por Deus, desde o Antigo Testamento, aonde era ordenado que o sacerdote se purificasse antes de entrar na presença de Deus.
Em Levítico 11:44 Deus diz que devemos "...ser santos porque Ele é Santo". II Tim: 2:21 "Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra".

PASSO IX ? Pregar
No livro de Atos podemos observar que antes de qualquer conversão havia uma pregação - Atos 2:14-47.
Cristo disse em Lucas 19:40 que se nós nos calarmos as pedras clamarão. Não podemos cessar de pregar as Boas Novas de Cristo. Se não pregarmos como as pessoas podem conhecer a Deus? Romanos 10: 14
Como pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue?

PASSO X ? Persuadir
É comum vermos as pessoas falarem que devemos insistir para que uma pessoa se converta, isso é verdade, porém não quer dizer que não devemos tentar convencê-las, persuadi-las.
Persuadir significa levar alguém a crer.
Persuadir é você conversar com essa pessoa com o objetivo de convencê-la a aceitar o que você diz.
Em Atos 13:43 o apóstolo Paulo exortava, ou seja, persuadia, Judeus e prosélitos a perseverarem na graça de Deus.
Em Atos 18:4 a Bíblia diz que Paulo discutia todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos.
Paulo chegava a ponto de discutir para convencer as pessoas, há ainda versões que trazem disputar no lugar de discutir.
Paulo verdadeiramente tomou o Evangelismo como uma luta para si.
Paulo chegou a evangelizar o rei Agripa e foi ousado a ponto de dizê-lo que queria que todos se tornassem Cristãos como ele era (Atos 26:27-29).

Fonte: www.josepontes.com
Colaborador: Marcos Casatti ? Homem de Deus
João Placoná - Presbítero - Professor de Teologia - Palestrante Evangélico - Articulista


Autor: João Placoná


Artigos Relacionados


A Loucura Da Pregação

Doutrina Do EspÍrito Santo No Novo Testamento.

O Cristo Crucificado

O Reino De Deus é Virtude.

Compreenda O Reino De Deus.

A Cruz Deu Vida

Passos Para Salvação