Periféricos: Teclado



1.INTRODUÇÃO

Teclados e Funções é o tema deste trabalho de Investigação Cientifica, dirigido pelo professor Da Cadeira de Informática com o objectivo de dotar mais uma vez dotar os alunos de conhecimentos específicos sobre a mesma cadeira.

E apartir deste trabalho poderemos saber o que é o Teclado, como é estruturado e qual é a funcionalidade de cada tecla que o compõe, o tipo de cabo utilizado para o computado, tipos de teclado e mais alguns aspectos sobre o teclado.

Sabendo que a informática é a ciência que estuda e regulamenta os métodos de tratamento de informação; usando como suporte básico o computador, que é um conjunto de circuitos electrónicos incríveis de alta complexidade que auxilia o homem em vários e diversos tipos de tarefa.
O computador na sua forma completa, é estruturado por CPU (Unidade Central de Processamento). E os periféricos que inclui tanto os dispositivos de entrada como os de saída, como por exemplo: o monitor, o mouse, o scanner, a impressora, e outros equipamentos que são conectados a CPU.

O Teclado
O teclado é um despositivo utilizado para inserir dados no computador através de digítos visualizados automaticamente;. Existe uma grande variedade de arranjos diferentes de símbolos nas teclas. Essas características em teclados diferentes surgem porque as diferentes pessoas precisam de um acesso fácil a símbolos diferentes; tipicamente, isto é, porque elas estão escrevendo em idiomas diferentes, mas existe características de teclado especializadas à matemática, contabilidade, e programas de computação existentes.
O número de teclas em um teclado geralmente varia de 101 a 104 teclas, de certo modo existem até 130 teclas, com muitas teclas programáveis. Também há variantes compactas que têm menos que 90 teclas. Elas normalmente são achadas em laptops ou em computadores de mesa com tamanhos especiais. Já há no mercado teclados para canhotos, para deficientes físicos, etc..
Há alguns modos diferentes de conectar um teclado a um computador. Isso porque o próprio teclado evoluiu ao longo dos anos. Estas conexões incluem PS/2, conexões USB e até conexões sem fio, por exemplo, o Bluetooth e infravermelhos. Computadores mais antigos (padrão AT) utilizam conectores DIN
Existem vários tipos de teclados para cada Idioma com configuração diferentes e específicos mas qualquer teclado de outro Idioma pode ser configurado para Português.
Para classificar-se ou identificar a função de cada tecla dividiu-se o teclado em cinco grupos que nomeadamente são: teclas de função, teclas alfanuméricas, teclas de movimento, teclas auxiliares, teclas numéricas.

Teclas de função
Estas são destinadas a executar uma função pré-programada pelo utilizador ou pelo programa em uso no computador. Assim sendo Fazem parte deste grupo as seguintes teclas: F1, F2, F3, F4, F5, F6, F7, F8, F9, F10, F11, F12.

Teclas Alfanuméricas
Estas simplesmente estão destinadas a dactilografia de texto. Mas também podem ser utilizados para jogar e obter comandos quando são combinadas com algumas teclas auxiliar, como por exemplo no ambiente de trabalho a combinação « Control + N» serve para activar o Negrito. E em algumas vezes também podem ser utilizadas para jogar quando são Configuradas para tal.
Fazem parte deste Grupo a teclas de A á Z, e os números de 0 á 1?

Teclas de movimento
Estas movimentam o cursor para a esquerda, direita, cima e baixo
Ex: ‘“ , ’ todos os caracteres em maiúscula.

Teclas de Função
Shift: Esta quando pressionada em conjunto com outro carácter, este é digitalizado em maiúscula. Ainda permite tirar o caracter de cima ou seja o segundo carater. Ex: Shifit + a = A
Control: Quando combinado com determinadas teclas executa alguns comandos.
Ex: CTRL + N
Enter: A tecla enter deve ser pressionada depois de digitações de dada instrução para que eles sejam reconhecidos como válidos.
Barra de Espaço: Movimenta o cursor para a direita.
Back Space: Retrocede para corrigir erros digitados na linha actual. Exclui caracteres a medida que o cursor movimenta para a esquerda.
Tab: Serve para dividir parágrafos.
Alt Gr: Busca o terceiro carácter.
Delete: apaga o conteúdo seleccionado.
Page-up: serve para ir na primeira página.
Page-down: Para ir até a última página.
Num Lock: Activa e desactiva o bloco numérico.
A tecla Print Screen: Captura a tela corrente é como tirar uma foto da tela, depois você pode utilizar o Paint para colar usando o atalho CTRL+V e poderá edita-lá ou em qualquer outro editor de imagens.
A tecla Windows (a do desenho de janela): Esta tecla abre o menu Iniciar no canto esquerdo inferior de sua tela. Tem o mesmo efeito de quando você clica com o mouse no botão iniciar. Em minha humilde opinião, a única coisa para que esta tecla é boa é para a Microsoft vender teclados.

Teclas numéricas:
localizam-se do lado direita do teclado, são destinadas para operações numéricas e cálculos matemáticos.
Ex: 0 á 9.

3.CONCLUSÃO
Bom para começar a operar bem um computador uma das primeiras coisas que temos de aprender é para que servem algumas teclas, cujos nomes não estamos familiarizados.
Nesses tempos a sociedade tem precisado muito o teclado porque é usado para digitar texto em processadores ou editores de textos, correio electrónico, planilha electrónica ou qualquer aplicação que tenha entrada manual de dados por digitação.

4-BIBLIOGRAFIA
Manual de Informática da Escola Dom Bosco
www.wikipédia.com
Autor: Ariel Aleixo Sebastião


Artigos Relacionados


Nokia N85

Alt Codes, Linguagem De Caracteres No Computador

Dicas De Como Limpar Seu Computador.

Dicas De Como Limpar Seu Computador.

Técnicas Para Aplicar No Windows - Gerenciador De Tarefas (parte1)

Conhecendo O Seu Playstation 2

Conhecendo O Seu Notebook