EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM MATO GROSSO DO SUL UMA QUESTÃO DE CIDADANIA



Rita de Cássia de Souza

...eu gostaria, que nas escolas se ensinasse o horror absoluto à violência e às armas de qualquer tipo. Quem sabe algum dia teremos uma Escola Superior de PAZ, que se encarregará de falar sobre o horror das espadas e a beleza dos arados, a dor das lanças e o prazer das tesouras de podar. Que as crianças aprendessem também sobre a natureza que está sendo destruída pelo lucro, e as lições do dinossauro, que foi destruído por causa de seu projeto de crescimento, enquanto as lagartixas sobreviveram... E que houvesse lugar para que elas soubessem, das lágrimas e da fome e que, o seu projeto de alegria, incluísse a todos... Que houvesse compaixão e esperança...
Rubem Alves


Refletir sobre a educação para jovens, adultos e idosos em relação às questões para a construção da cidadania em ideais e futuro, faz-se necessário procurar entender e compreender os processos de alfabetização as quais estes estudantes estão envolvidos, observando seu imaginário individual, partindo para o coletivo. Como afirma Sacristán (2000, p. 38) "... construir o futuro, no sentido de prevê-lo e de querer que seja um e não outro, só é possível a partir dos significados que as imagens do passado e do presente oferecem-nos". A educação para a cidadania deve iniciar na educação infantil, e gradativamente ir progredindo com o passar dos anos escolar, no entanto, os estudantes da EJA interromperam seus estudos, por isso estão em defasagem nesse processo, retornando à escola, essa deve procurar propor projetos que assegurem esta socialização. Segundo Allan Johnson (1997, p. 81), em todos os sistemas educacionais a socialização assegura que todos saibam como dele participar. Para tanto, este artigo tem como objetivo, traçar uma breve trajetória da histórica da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) em Mato Grosso do Sul. Nos últimos anos a matrícula para Educação de Jovens e Adultos tem evoluído.
Impulsionada pela necessidade de melhorar o nível de escolaridade da população, pois há uma grande demanda de jovens e adultos que não concluíram a educação básica ? segundo dados estatísticos, 65 milhões de pessoas que não tiveram a oportunidade por algum motivo e ou que foram excluídos da escola antes de completar os nove anos correspondentes da educação fundamental - vendo possibilidade na EJA uma circunstância adequada e favorável de seguir em frente e conquistar uma formação para alcançar talvez uma realização profissional ou até mesmo pessoal.

O que é educação de jovens, adultos e idosos?
A Educação de Jovens, Adultos e Idosos, é uma modalidade de ensino que têm como objetivo:
? oportunizar aos jovens e adultos a escolarização e/ou a complementação dos estudos, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
? promover a formação dos jovens, adultos e idosos, considerando os eixos-formadores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio: científico-cultural, político-econômico e tecnológico;
? proporcionar uma Educação de Jovens, Adultos e Idosos com práticas didático- pedagógicas específicas;
? garantir aos jovens, adultos e idosos a retomada, a continuidade dos estudos e elevação da escolaridade.

Em Mato Grosso do Sul a Educação de Jovens, Adultos e Idosos tem a finalidade de ampliar a democratização do acesso escolar e principalmente de melhorar o ensino, justificando-se pelo fato de que as exigências da sociedade contemporânea são cada vez mais complexas, aumentando o contingente de estudantes e oferecendo um ensino de qualidade social e gratuita na rede pública, dando então a este cidadão uma identidade sociocultural com valores éticos de justiça e solidariedade, promovendo-o para o exercício da cidadania, direito ao trabalho, ou seja, promovendo a cultura da paz e o crescimento econômico desse cidadão.
Sendo o analfabetismo em Mato Grosso do Sul, segundo o PNAD 98/IBGE, há 162.601 analfabetos acima de 15 anos, equivale a 11,79% do total de jovens e adultos do Estado. Em julho de 2001, na TV Cultura, foi exibido uma reportagem onde mostrava que o Estado de Mato Grosso do Sul estava em 4º lugar no ranking nacional de oferecimento de vagas para educação de jovens e adultos.

Onde são oferecidos?
Os cursos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), são oferecidos nas escolas da rede estadual. A rede possui também dois centros especializados em EJA, um em Campo Grande e o outro em Dourados.

Uma educação só pode ser viável se for uma educação integral do ser humano. Uma educação que se dirige à totalidade aberta do ser humano e não apenas a um de seus componentes.

Antes mesmo de surgir a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o governo implantou as campanhas nacionais de alfabetização, como o Mobral, Alfabetização solidária, Mova e Brasil Alfabetizado, o mais recente. Tendo como finalidade resgatar uma dívida social, constituída com os menos favorecidos economicamente, pois é voltada para cidadãos com mais de 18 anos no Ensino Médio, em Mato Grosso do Sul, sendo uma política de educação desenvolvida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com os governos estaduais e municipais, por meio de uma transferência em caráter suplementar de recursos administrados pelo FNDE e pela Constituição Federal de 1988, observando as Diretrizes Curriculares especificas. É importante destacar historicamente o trabalho de Paulo Freire, que se destacou como um educador popular progressista e voltado para as questões sociais do povo brasileiro, fazendo então uma convocação ao adulto, para que ele mesmo enxergasse onde poderia chegar, saindo então de uma impassibilidade, sendo capaz de fazer história e dessa história uma cultura, pois os mesmos, devem sentir uma necessidade de adequar e se apossar da leitura e da escrita, havendo uma eficiência e legitimidade disto em consistir uma realidade do alfabetizando, do que ele já conhece, da importância voltado para a ação das coisas e fatos da sua vida cotidiana, mas respeitando o senso comum então dele partindo, pois, esta causa tem um nome chamado "MÉTODO PAULO FREIRE".
O interesse em torno do tema Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) em Mato Grosso do Sul nos últimos anos tem sido muito debatido, tem os que são a favor, bem como os contra. Os que são contra, falam que os estudantes não aproveitam o tempo de estudos oferecidos na rede pública. Os que são a favor alegam que todos devem ter a mesma oportunidade de estudos, mesmo que esse seja oferecido de maneira diferenciada, já que eles não foram alfabetizados no tempo oportuno.

Para cursar a EJA:

Para ingressar nos Cursos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o estudante deverá efetivar sua matricula em uma das fases do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, em uma escola credenciada.

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) na rede estadual proporciona aos estudantes a interdisciplinaridade visando observar habilidades e competências exigidas pela sociedade contemporânea, pois os jovens, adultos e idosos de hoje estão muito mais interessados em compreender como se constitui o processo de conhecimento e da qualidade, associando assim com a sua vida cotidiana, do que apenas decorar os conteúdos, partindo daí uma descrição de todo o processo realizado na sala da EJA.
O programa Brasil Alfabetizado voltado especificamente para a Educação de Jovens, Adulto e Idosos, visa uma prática educacional moderna, como diz Manacorda (2002), em outro contexto mais que cabe muito bem neste, "...se pauta na necessidade de educar humanamente todos os homens...". Para a efetivação de tal princípio, faz-se necessário, como já mencionamos anteriormente uma interdisciplinaridade não só nas disciplinas e componentes, mais em todo ambiente escolar e familiar.
O professor que atua na Educação de Jovens, Adultos e Idosos em Mato Grosso do Sul em sua grande maioria procura exercer a figura de educador, aquele professor que é o mediador entre o que ensinar, e também o que aprende com seu educando, ele reflete sobre as suas ações e prática pedagógicas. Portanto, ele buscar as grandes transformações da educação moderna para ampliar e aplicar em suas práticas. Hoje, temos um mundo profundamente alterado e sem motivações para a educação, sobretudo, em relação às demandas educacionais vigentes. As universidades da atualidade já não podem mais trabalhar numa lógica conteudista, mas, precisam ser um espaço que visa a diversidade cultural, onde se realiza uma mediação reflexiva entre as transformações sociais, o que está escrito nos textos, para que o estudante da EJA, recém universitário não se sinta perdido e desista. A universidade hoje deve procurar ser um espaço que possibilita os questionamentos criticamente, pensar, sentir, atuar. Elas precisam de bons profissionais como docentes que sejam parceiros, programadores e formuladores de novo saber e fazer alcançando assim toda a sua clientela.
Conclusão
Portanto, não dá para deixar de refletir diariamente sobre a Educação para Jovens, Adultos e Idosos, pois suas mudanças constantes e relevantes a torna uma fonte de água viva e cristalina jorrando em nossas ideias pedagógicas.

Quando um educador se torna despercebido pelos seus educandos é porque, realmente, ele não tem cumprindo bem o seu papel.

Refletir sobre a educação é refletir sobre o educador e suas práticas, é ter em mente que não existe receita para fazer ou ser um bom educador para ensinar e educar um jovem ou adulto, o que existe é a vontade, o prazer, paixão, segurança e muito amor no ato de educar alguém para a vida, dessa forma estar se alto educando a cada dia, pois, ensinar é um ato revolucionário. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) nos artigos 37 e 38, quando menciona a Educação de Jovens e Adultos deixa claro que ela deve abordar oportunidades educacionais apropriadas, levando em consideração sua idade, seu trabalho sua família, e especialmente seus conhecimentos e habilidades adquiridas ao longo da vida. E por fim, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação de jovens e adultos comunga de um processo educacional formativo onde o estudante para ter acesso ao ensino superior deve passar por suas modalidades a Educação Básica nas etapas dos ensinos fundamental e médio, nos termos da LDBEN 9394/96.
"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
(Paulo Freire)

Referências
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Autor: Rita De Cássia De Souza


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