Dez Por Cento De Esforço



Em tudo na vida, em qualquer momento, é preciso fazer o mínimo de esforço, mesmo que você seja funcionário público.
Não são raros os casos em que as pessoas tiveram êxito em seus projetos e depois de se tornarem vencedoras, perguntadas sobre qual era o seu grande segredo, a resposta era simples: ”apenas fiz”.

Tem gente que tem tudo ao seu dispor e por incrível que pareça deixa simplesmente de pedir ou mandar, se negando a fazer o menor esforço.

Quem, um dia, tiver a sorte de achar em uma praia deserta, uma garrafa com um gênio dentro, saiba que, o mínimo que terá que fazer, sob pena de perder o direito sobre os pedidos, é falar o que quer. Não adianta vir com essa de que gênio que é gênio lê pensamentos, que não cola.

Quantas pessoas mantiveram em silêncio a sua paixão por determinada pessoa seja vizinha, amiga ou colega de profissão e anos depois vem descobrir que essa pessoa, já casada com outra, também nutria uma paixão por ela. Faltou atitude, faltou dez por cento de esforço.

Por outro lado existem determinadas situações, desejos e necessidades, em que empenhamos cento e dez por cento de dedicação e não obtemos êxito. Pelo menos temos a paz de espírito de que fizemos o máximo.

Quando pedimos alguma coisa para alguém, depois de um certo tempo, ao reencontrarmos essa pessoa, perguntamos se foi possível ela fazer o que foi pedido, a nossa expectativa, a nossa esperança, a nossa ansiedade está ali, nas mãos daquela pessoa, aguardando uma resposta positiva e ela, simplesmente diz: “Esqueci do teu pedido”.
Se ela dissesse que tentou uma, duas, três vezes ou melhor, que não fez mas não esqueceu de nós já era muito bom. Mas não!
Nem sequer lembrou. Não fez dez por cento de esforço para lembrar do pedido, o que dirá para realizá-lo.

A má vontade generalizada, a falta de profissionalismo e amor pelo que se faz, as imposições econômicas e sociais que acentuam ainda mais esse quadro fazem com que, se nós não formos maltratados pelo garçom, assim que entramos no restaurante, já é considerado um local de bom atendimento.

Quando forem, a partir de agora, pedir alguma coisa para um colega de serviço, um parente, um amigo ou um atendente qualquer, e eles ficarem te olhando com aquela cara de “acho que não vai dar”, peçam para eles somente uma coisa: “Por favor, façam só dez por cento de esforço”.
Sérgio Lisboa.


Autor: Sérgio Lisboa


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