Ao Deus Desconhecido



Paulo foi ensinado pelo maior rabino de sua época, Gamaliel; o apóstolo passou muito tempode sua vida pensando e raciocinando a respeito das Escrituras.

Não é suficiente ensinar ou pregar com convicção. Como Paulo devemos estar preparados para apresentar a razão da nossa fé.

Quanto mais conhecermos a Bíblia, o que ela significa e como aplicar sua verdade à nossa vida, mais convincente nossas palavras serão. Isso não significa que devamos evitar apresentar as Boas Novas até que nos sintamos adequadamente preparados.

Devemos usar o que aprendemos e sempre procurar saber mais, a fim de sermos testemunhas eficientes e podermos responder às perguntas e aos argumentos das pessoas.

Quando esteveno meio do Areópago(At. 17.22) ele não começoucitando a história judaica, como normalmente fazia, por isso não teria sentido para o seu público grego. O Areópago era um venerável concílio que cuidava dos assuntos religiosos em Atenas

Paulo preparou uma argumentação favorável ao verdadeiro Deus; falou de coisas que os gregos entenderiam; mencionou a superstição grega, o altar ao deus desconhecido e até versos de um poeta helenista a fim de estabelecer uma base na cultura grega para enfatizar o verdadeiro Deus.

A fala de Paulo foi curta. Disse à platéia dos aeropagitas que considerava os atenienses o povo mais religioso do mundo porque, quando visitava a cidade, em meio a incontáveis estátuas de deuses, encontrara uma inscrição singular que lhe chamara a atenção: "Ao Deus Desconhecido", dizia ela.

Naquela cidade até um deus que ninguém sabia quem era, ou quem fosse, era digno de veneração!

A existência desse deus abstrato entre tantos outros cultuados, mostrara a Paulo ter o nascente cristianismo um ponto em comum com os atenienses, pois o Deus que ele pregava "não habita em templo feito por mão humana" e, igualmente, "não é servido por mãos humanas".

Era, pois, também um "Deus desconhecido", que paira sobre tudo e esta acima de tudo.

Um colosso desses não precisa de templos. Por isto mesmo, observou Paulo, o verdadeiro templo dele é formado por seus fiéis seguidores. Fora Ele quem fizera o homem original de onde todo o resto provém, fixando os tempos e os limites da sua habitação. Disto procede sermos uma raça divina, trazendo em nosso interior o sopro divino. Um Senhor assim, tão magnífico, não pode ser seduzido por ouro, prata, ou ser reproduzido em pedra, ou qualquer outra matéria esculpida pelo engenho humano.

Os atenienses haviam construído um altar para o deus desconhecido por medo de esquecer algum ídolo, e perder bênçãosou receber castigos.O começo do discurso de Paulo aos atenienses foi sobre esse deus desconhecido. Paulo apenas usou a inscrição sobre o altar como ponte de partida para falar-lhes a respeito do verdadeiro Deus.

Aliás, foram tais reproduções dos deuses, aquela compulsão idolátrica que, espalhando-se por toda à parte, causaram repugnância a Deus. Por isso ele pede a todos, em todos os lugares onde pregava que se arrependam, pois Ele já fixara o dia em que julgaria o mundo com justiça. E para anunciar a chegada desse Juízo Final, Deus designara um Homem, a quem, para dar-lhe crédito diante de todos, fizera ressuscitar dentre os mortos. Assim, Paulo ensinou aqueles cultos homens de Atenas a respeito do único Deus verdadeiro; embora eles fossem geralmente muito religiosos, não conheciam a Deus.

Hoje, temos uma sociedade "cristã", mas, para a maioria das pessoas, Deus ainda é desconhecido. Precisamos proclamar quem Ele é e tornar claro o que ele fez por todo o mundo por intermédio de seu Filho, Jesus Cristo.

Quem é o Deus verdadeiro quepara muitos ainda está desconhecido?

1) é o Deus que fez o mundo e tudo o que nele há – At.17.24a.

2) não habita em santuários feitos por mãos humanas –At.17.24b

3) não é servido por mãos humanas - "oferendas". At. 17.25a

4) É Quem a todos dá vida, respiração, e tudo o mais – At.17.25 e 26.

5) não é achado pelo "tato", mas está perto – At. 17.27.

6) Ele é um Deus que nos move e nos deixa existir – At. 17.28

7) não é semelhante ao ouro, prata, pedra – At.17.29.

8) não pode ser trabalhado pela arte e imaginação do homem – At.17.29.

O Deus verdadeiro se dá a conhecer!

Deus não está escondido nos céus, alheio ao que está acontecendo no mundo... Ao contrário, Ele ama o homem, deseja relacionar-se conosco, Ele se dá a conhecer:

1) no Éden, ao cair da tarde de cada dia Ele vinha falar com Adão;

2) Ele se revelou a Abrão à porta da tenda, durante o dia;

3) Ele se revelou a Moisés, na sarça ardente no deserto;

4) Ele esteve com Daniel na cova dos Leões;

5) Ele esteve com os companheiros da Daniel na fornalha...

6) No passado Ele falava ao povo através dos Profetas

7) deixou o trono da sua glória e veio ao mundo, na pessoa do Filho;

8) enviou-nos o Seu Espírito para habitar conosco, nos revelar quem Ele é, e nos guiar por toda a verdade!

CONCLUSÃO

1) Não há Deus maior, na verdade, há um único Deus digno de ser adorado. Os ídolos dos povos são deuses falsos.

2) Hoje, Ele se dá a conhecer a você! "Todo o que Vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora". "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto".

Ele convida: "Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados...".

3) Se você já serve ao Deus verdadeiro, abra ainda mais o seu coração. Busque sempre uma experiência maior! "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração".


Autor: João Placoná


Artigos Relacionados


Dor!

O Salmo 23 Explicitado

Minha Mãe Como Te Amo

Pra Lhe Ter...

Eu Jamais Entenderei

Mulher

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...