Revisitando as teorias das inteligências múltiplas



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
ESPECIALIZAÇÃO LATO-CENSU EM GESTÃO EDUCACIONAL

POLO: FORTALEZA
DISCIPLINA: A Construção do Projeto Político Pedagógico.
TUTORA:
ACADEMICO: José Gilardo Carvallho
DATA: 19/09/2009
ATIVIDADE: Avaliativa 3

A Escola tem sido alvo de muitas cobranças, principalmente nas últimas décadas. A questão da globalização, dos avanços tecnológicos que facilitaram entre outros aspectos o acesso as mais variadas informações. As transformações na participação política e institucional dos estados e seus aparelhos administrativos, tem permitido uma maior transparência, uma conseqüente desmistificação de atitudes e conhecimentos o que tornam a escola um núcleo de criticas e expectativas, algumas vezes colocadas acima das suas capacidades operacionais.
O Projeto Político Pedagógico vem de certo modo tentar responder a esses desafios colocados por essa nova sociedade neo-liberal, globalizada em todos os aspectos, a esse novo modelo de comunicação, participação, cidadania, etc.
Há agora, uma ligação direta entre os componentes do Estado e a população de um modo geral. Todo esse contexto trouxe o positivo mas também uma desconexão entre o que se espera da escola e o que ela efetivamente pode oferecer perante aos desafios de um mundo em evolução cientifica disparada em determinados sentidos mas que em outros ângulos acentua a diferença social entre os indivíduos, produzindo uma realidade de contrastes quase intransponíveis entre os ditos cidadãos.
O PPP, deve então ser um instrumento político social que busque abarcar a visão geral de mundo hoje, mas com os olhos voltados para a comunidade onde a escola se encontra inserida, para que possa a partir dessa visão local das expectativas e necessidades dessa população lançá-la melhor preparada a responder os desafios que ora se apresentam na realidade atualmente posta. Para isso ele deve ser uma construção coletiva dos membros que fazem o entorno da escola, juntamente com os componentes que estão diariamente gerenciando as questões políticos administrativos e pedagógicos e os agentes que sofrem o processo e devem interferir na consecução dos modos pedagógicos, políticos operacionais desse desenvolvimento.Destacando que essa participação deve ocorrer de modo não só a cobrar mas também a ser cobrado em todos as questões que envolvem o foco das decisões, quando da construção do Projeto Poltico Pedagógico.
Acredito que o PPP, deve ser realista, não se distanciar daquilo que realmente pode ser colocado em prática, para não cair em mais uma ¨lei¨ bela mas que é apenas letra morta. Uma outra coisa a ser colocada é que o mesmo é uma ferramenta flexível nunca pronto para todo o sempre, mas sempre aberto nas suas linhas gerais a novas situações que vão surgindo como necessidades de um organismo vivo que é a escola.
Autor: José Carvalho


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