ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE PACIENTES PORTADORES DE HANSENÍASE ASSISTIDOS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM MACEIÓ-AL



Introdução:

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa milenar de evolução crônica, causada pelo Mycobacterium leprae. A predileção pela pele e nervos periféricos confere características peculiares a esta moléstia, tornando o seu diagnóstico simples. A doença manifesta-se em dois pólos estáveis e oposto (wirchoviano e tuberculóide) e dois grupos instáveis (indeterminado e dimorfo). O diagnóstico precoce da doença e o reconhecimento imediato garantem a interrupção da cadeia de transmissão e a prevenção das incapacidades e seqüelas físicas.
Objetivos: Descrever aspectos clínicos e epidemiológicos de pacientes portadores de hanseníase assistidos em um Centro de Referência.
Material e Métodos: Os dados foram obtidos através da análise de prontuários de pacientes assistidos em um centro de referência para tratamento de hanseníase em Maceió-AL no período de 2001 a 2010 (março). Em seguida, estruturou-se o banco de dados, empregando-se os softwares Word for Windows para processamento de texto e Excel for Windows para confecções de gráficos.
Resultados: Foram notificados 96 pacientes atendidos no Programa de hanseníase do PAM Bebedouro, sendo 82 casos novos, o gênero predominante foi o feminino com 60% dos casos, a faixa etária que prevaleceu foi de 35 a 54 anos, com um maior número de pacientes multibacilares, revelando 53% do tamanho da amostra, houve uma boa adesão ao tratamento, com 69,8% recebendo alta por cura, a maioria apresentou a forma dimorfa, 53% teve grau de incapacidade zero no diagnóstico, a perda de sensibilidade foi encontrada em 75% dos pacientes, 88,5% são procedentes do município de Maceió.
Conclusão: Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a freqüência de casos da hanseníase aumenta com a idade, atingindo as crianças em menor proporção do que os adultos, na faixa etária superior a 65 anos, a incidência também diminui. É importante a avaliação correta da classificação operacional da hanseníase e a adesão ao tratamento. Pequena porcentagem encontrada da forma indeterminada demonstra que os pacientes estão procurando o serviço de saúde após o avanço para as formas mais graves e contagiosas da doença o que associada a uma deficiência da rede básica em detectar os casos em suas formas iniciais pode contribuir para a manutenção do ciclo de transmissão.
Autor: Fatima Conrado


Artigos Relacionados


Prevalência De Hanseníase Na Cidade De Itaporâ - Ms

HansenÍase: Nível De Informação Sobre O Diagnóstico E Tratamento

Tratamento Da Hanseníase: Influências Do Contexto Social

Hanseniase Tem Cura – Com Diagnostico Precose E Tratamento.

Hanseniase Tem Cura – Com Diagnostico Precose E Tratamento

Perfil Dos Pacientes HansÊnicos Atendidos No Hospital Aquiles Lisboa

Perfil Dos Pacientes Com Tuberculose Pulmonar No Município De Betim, Mg No Período De 2004 A 2009