A Gerência Do Pensamento
A Gerência do Pensamento
Autor:Abraão Dahis
O pensamento e sua comunicação como
importantes ferramentas para gerentes de projetos. "A imaginação é mais
importante que o conhecimento" - Albert Einstein.
Um pensamento
criativo, o pensar possibilidades e alternativas, a imaginação que lhe
permite viajar mais rápido do que a velocidade da luz; penetrar todas
as barreiras conhecidas, aço, granito ou concreto; transcender o tempo,
tanto o passado quanto o futuro permitindo retroceder o relógio e o
calendário por séculos ou avançar décadas; transportar a consciência e
a percepção instantaneamente através dos continentes e culturas para
ouvir sons, ver paisagens e respirar fragrâncias exóticas. Poder
transpor-se do estado atual para o desejado, lidando com limitações e
impedimentos. Planejar metas para se atingir objetivos!
Planejamento
é pensar antecipadamente em múltiplos cenários que ainda poderão
acontecer, adiantando assim, o futuro ao presente agregando
experiências do passado. O pensar é um processo humano imprescindível
ao gerenciamento de qualquer projeto e, por isso, a capacidade de
gerenciar pensamentos torna-se fator diferencial entre gerentes de
sucesso e outros.
Palavras chave: Pensamento, Gerência, Comunicação.
1. A conscientização da linguagem assertiva como forma de comunicação positiva.
Os
erros dos médicos são sepultados, os dos advogados vão ou não para as
cadeias, os dos dentistas são extraídos, os dos carpinteiros
transformam-se em serragem, dos engenheiros em entulho, dos gerentes de
projetos... e por aí vão todas as atividades humanas pois ninguém pode
considerar-se ou ser considerado perfeito a ponto de nunca ter cometido
um único erro. Errar é uma etapa essencial pois mostra o quanto podemos
crescer no processo. Imagine um bebê que mal consegue pôr-se de pé e já
torna a cair. O que seria dele se diante do primeiro erro, concluísse:
"É, não deu certo. Não consigo. Não sirvo para andar". A linguagem do
pensamento portanto, é vital para se desenvolver o comportamento que
originará a ação. E se esse bebê acreditasse mesmo na conclusão de que
"não serve para andar"?
"Toda a ação principia mesmo é por uma palavra pensada."
Guimarães Rosa
Embora
a linguagem seja um produto do sistema nervoso, ativando, direcionando
e estimulando o cérebro, é também a maneira mais eficaz de ativar o
sistema nervoso das outras pessoas, facilitando assim a comunicação
entre elas.
Pensar é usar os sentidos internamente. Pensamos vendo
imagens internas, ouvindo sons, falando conosco e tendo sensações em
várias partes do corpo.
O Gerente de Projetos, sabendo como o
cérebro e mente funcionam, como são processados os pensamentos humanos
que, por sua vez, geram os sentimentos, estados emocionais e
comportamentos, poderá desenvolver e aplicar estratégias a fim de
potencializar ações positivas ou reduzir as influências de condutas e
paradigmas limitantes entre os membros da equipe.
O
Gerente de Projetos deve ser capaz de imaginar seu empreendimento
concluído e com o sucesso esperado alcançado, tal qual o empreendedor
imobiliário que visualiza mentalmente as estruturas surgindo, com aço,
concreto, vidro, escadas rolantes e elevadores; o estudante que se vê
no dia da formatura com toga e beca, um grau e um diploma em sua mão; o
pai e a mãe na casa própria, recortando gravuras de revistas, móveis e
roupas de bebê já imaginando como será sua familia e ainda, o professor
em aula, que olha para seus alunos e os vê como adultos crescidos,
maduros contribuintes bem sucedidos de uma sociedade saudável.
"Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo"
Norman Vincent Peale
Vejamos alguns conhecidos "gerentes de projetos" e seus respectivos "fracassos":
-
Franklin Delano Roosevelt foi acometido de poliomielite que o deixou
paralítico e sofreu várias derrotas eleitorais antes de ser eleito
Presidente dos Estados Unidos da América;
- Albert Einstein era um estudante medíocre antes de sua "Teoria da Relatividade";
-
Leonardo da Vinci teve projetos que nunca foram realizados e nem mesmo
funcionariam mas, apontaram soluções e possibilidades em campos nos
quais nenhum homem sequer sabia que havia problemas;
- Woody
Allen, ator, escritor, produtor e diretor premiado pela Academia,
quando estava na universidade, teve seu trabalho cinematográfico
rejeitado.
- Leon Uris, autor de Exodus, foi reprovado no colégio três vezes.
-
Em 1940, um jovem inventor chamado Chester Carlson apresentou sua idéia
para 20 empresas americanas. Eles a rejeitaram. Sete anos mais tarde,
depois de outras tantas rejeições, ele conseguiu que uma pequena
companhia chamada Haloid, se interessasse por sua idéia. Ela comprou os
direitos de industrializar o processo eletrostático para reproduzir
cópias e passou a chamar-se mais tarde, Xerox Corporation. Ambos, ela e
Carlson ficaram muito ricos.
- Em 1959, a Universal Pictures
dispensou Clint Eastwood e Burt Reynolds na mesma reunião com as
seguintes declarações: Para Burt Reynolds: "...você não tem talento".
Para Clint Eastwood: "...você fala muito devagar". Eles se tornaram
grandes estrelas do cinema americano.
- Em 1962, quatro
nervosos músicos fizeram uma apresentação para os executivos da Decca
Recording Company e, enquanto eles reprovavam este grupo de rock
chamado "The Beatles", um dos executivos disse: "Nós não gostamos de
suas músicas e, além do mais, grupos de guitarristas estão fora de
moda."
- Thomas Watson, fundador da IBM, reagiu assim diante
de um jovem diretor assustado que acabara de dar um prejuízo de dez
milhões de dólares num projeto de risco: O quê? Despedí-lo? Agora que
acabei de investir dez milhões de dólares no seu treinamento?
-
Como disse Eric Schmidt, presidente mundial da Google Inc. em
entrevista à revista Época publicada em 30 de abril de 2007, "...Essa é
nossa filosofia. Se um poduto não dá certo, mudamos e tentamos
consertar os erros. Em outras empresas, se uma pessoa comete um erro,
ela é demitida. Na Google, ela tenta de novo..."
O fato é
que a maioria destas pessoas não tinha a palavra "fracasso" em seu
vocabulário. Eles usavam sinônimos atenuantes ou resignificações
inteligentes para estas situações.
Thomas Edison sempre
respondia aos seus críticos: "Não foi mais um fracasso; na verdade,
descobri mais uma maneira de como não inventar a lâmpada elétrica."
Thomas Edison deteve o recorde de mais de dois mil "fracassos" antes de
alcançar seu sucesso.
Uma das mais importantes
metodologias aplicadas ao gerenciamento de projetos é baseada nas
orientações do PMI Project Management Institute, uma das principais
organizações do setor, que propõe, a aplicação de conhecimentos,
habilidades, ferramentas e técnicas originadas em nove áreas de
conhecimento, (Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos,
Comunicações, Riscos, Aquisições e Integração), a fim de atender ao
propósito para o qual os projetos estão sendo executados.
Como
definição clássica, descrita por Ricardo Viana Vargas em seu livro
"Plano de Gerenciamento de Projetos", Editora Brasport, 2006, "um
projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de se criar um
produto ou serviço único". Porém, permitam-me atrever propor uma
definição própria e diferenciada: Projeto seria então "todo e qualquer
empreendimento único que alguém imagine, acredite e queira realizar em
local e tempo determinados, utilizando-se de conhecimento apropriado e
que, estabeleça o equilíbrio ecológico do sistema em que se encontra".
Pensar
que somos capazes é quase sê-lo; decidir sobre uma realização é muitas
vezes a própria realização. Falar positivamente é direcionar as
energias cósmicas em favor da meta.
"Se você fica dizendo que as coisas vão ficar ruins, tem boa chance de se tornar um profeta"
Isaac Bachevis Singer
Existe
uma nova área de pesquisa que estuda a estrutura do pensamento, a
linguagem e a comunicação que envolve tudo isto: A Programação
Neurolinguística. Hoje, um profissional de Gerenciamento de Projetos,
preocupado com o desenvolvimento de suas habilidades pessoais e
profissionais, deve usar a Programação Neurolinguística como uma
utilíssima ferramenta de apoio aos seus desafios diários de comunicação
intra e interpessoal. O Gerente de Projeto deve utilizar-se destes
conhecimentos disponíveis e, como líder, aplicá-los a sua equipe,
clientes e fornecedores para que, todos os envolvidos no projeto, sem
exceção, passem a vislumbrar cada etapa e sua respectiva participação,
como degraus de uma escada rolante contínua que levará o projeto e a
todos a um sucesso inquestionável.
Como estudioso das
técnicas de Programação Neurolinguística, quero neste artigo, sem
qualquer conotação presunçosa ou desrespeitosa, propor a utilização de
mais um processo na metodologia PMBoK, que poderia ser o de número 45,
o qual descrevo adiante.
2. Uma outra área de conhecimento a ser abordada pelo PMI?
A
Programação Neurolinguística é a ciência que estuda a elaboração
cerebral da linguagem. Ocupa-se com o estudo dos mecanismos do cérebro
humano que suportam a compreensão, produção e conhecimento abstrato da
linguística, seja ela falada, escrita ou assinalada.
Como trata-se
do processo de formação do pensamento humano, torna-se, em minha
opinião, matéria de extremo interesse, quando o gerente de projetos
pensa em planejar e gerenciar recursos humanos, riscos, aquisições,
comunicações, tempo e qualidade, basicamente as áreas hoje abordadas
pelos processos de gerenciamento do PMI, todas, invariávelmente
envolvendo relações humanas, linguagem e comportamentos que afetam
diretamente os resultados de ações em projetos.
Acredito que
através do que chamei de Processo PNL - Programação Neurolinguística,
poderíamos dispor de mais uma ferramenta, talvez, sob a égia desta nova
área de conhecimento, a Neurolinguística ou então, talvez mais
apropriada, pertencendo ao grupo de processos das áreas de Integração
ou Comunicação, a qual, com certeza, traduzirá em considerável
contribuição na formulação de soluções, resolução de problemas,
sistematização de "feedbacks", identificação de metas, planejamento de
caminhos para alcançá-las, entre outras.
Um estudo realizado
pela Universidade de UCLA – USA, concluiu que o conteúdo verbal
corresponde a 7% da comunicação. O modo como se fala ou seja, a
linguagem corporal com 55% e o tom de voz com 38%, perfazem o restante
de 93%.
3. Os conceitos da PNL
Richard Bandler
e John Grinder nos anos 70, utilizaram suas observações sobre a
estrutura da linguagem, associando a ciência da informação e da
computação à lingüística, e deram origem à PNL Programação
Neurolinguística. Estudaram o comportamento de pessoas que demonstravam
eficiência de desempenho em comunicação e relacionamentos, e que
alcançaram ótimos níveis de excelência em suas atividades. Essas
observações, baseadas na modelagem de estratégias, resultaram na
criação de técnicas que tornaram possível a qualquer pessoa alcançar os
mesmos resultados.
A PNL estuda o funcionamento da mente
humana, permitindo a descoberta de nossos "mapas mentais" e o efeito
que isso tem em nossas vidas. A PNL descreve nossas formas de aprender,
comunicar consigo mesmo e com os outros, adquirir novas habilidades e
obter os resultados que desejamos, levando-nos a uma profunda
reestruturação e ampliação da percepção do mundo.
O Processo
PNL - Programação Neurolinguística é uma ferramenta a ser utilizada
para se modelar comportamentos do Gerente de Projetos e ainda, para
fazer com que os Stakeholders envolvidos criem foco adequado, dirigido
sem distorções, ao sucesso do empreendimento.
A PNL é o
moderno e eficaz modelo capaz de observar como nós, neurologicamente
processamos informações e o efeito disto nos nossos sentimentos e
conseqüentes comportamentos e ações. O que isso quer dizer, é que nossa
experiência é traduzida de sentidos que se, adequadamente trabalhados
podem, em vez de limitantes, tornarem-se potencializadores. As pessoas
criam suas experiências internas e influenciam seu próprio
comportamento externo.
Aprender a fazer com que experiências
subjetivas que acontecem ao acaso, sejam dirigidas de modo que elas
funcionem da maneira como queremos, e não como não queremos, é um dos
objetivos. A PNL é então uma nova abordagem e uma forma de arte pessoal
que nos oferece ferramentas para influenciar processos específicos
pelos quais nós criamos nossa experiência subjetiva do mundo real.
4. Alguns pressupostos da Programação Neurolinguística:
Não se pode "não-comunicar" pois, não obter resposta já é uma resposta.
Nosso cérebro não processa o "não", fazendo o restante da frase acontecer. Eis aqui um exemplo:
"Por favor, não pense em um urso cor de rosa!" Você mesmo! Conseguiu não pensar?
Ou
você teve que pensar primeiro no urso cor de rosa, o construiu
mentalmente para então, depois desfazer a imagem? É assim que nosso
cérebro funciona. "...meu filho, não vá derramar o copo de leite da
mesa!" Grita a mãe na cozinha. Pronto... pode ir buscar o pano de chão.
- Hardware/Software: Todas as pessoas tem o mesmo aparelho
mental, embora com programas e habilidades diferentes. Estes programas
podem ser modelados e transferidos para outras pessoas, superando suas
limitações.
- Não se precisa saber o conteúdo do pensamento de outrem para facilitar mudanças de comportamento.
- A melhor maneira de mudar o outro é mudar a si mesmo.
- Se uma ação não obtém os resultados desejados, o indivíduo flexível varia seu comportamento até conseguir o que quer.
-
Se não se consegue o que se deseja é por falta de acesso aos recursos
internos necessários, pois não existem estados incapazes e nem estados
sem recursos.
- A mesma ação nem sempre gera o mesmo
resultado em um sistema complexo (Teoria do Caos). A flexibilidade
necessária para adaptar-se e sobreviver, é proporcional à complexidade
do sistema.
- Não se pode deixar de influenciar nem de ser
influenciado, pois nenhuma parte pode ser isolada da outra. Tudo é
sistêmico e tem influência recíproca.
- Conhecer o "mapa" do
outro, ou seja, a forma como ele percebe a situação, possibilita
melhorar a comunicação e o relacionamento entre ambos.
5. O Processo nº 45 – A Utilização Prática da PNL em Gerenciamento de Projetos
A
fonte das emoções tem 4 estados a serem trabalhados. No final do
processo, o resultado no Projeto terá sido influenciado por este estado
emocional transformado do atual ao desejado:
A mudança ocorre atavés
da alteração de um ou mais elementos da fonte. Esse conhecimento pode
por exemplo, tirar uma pessoa do papel de vítima, tornando-a mais
pró-ativa e com mais controle sobre seus comportamentos e ações. (foco)
O
Processo PNL que proponho aqui, adaptado ao contexto do Guia PMBoK,
consiste, como nos demais 44 processos, na utilização de entradas ao
processamento das ferramentas, esperando saídas que possibilitem melhor
gerenciamento do projeto.
As Entradas:
- Fatores Ambientais da Empresa
- Ativos de Processos Organizacionais
- Plano de Gerenciamento do Projeto
- Cronograma do Projeto
- Calendário de Recursos Disponíveis
- Estimativa de Custos
- Plano de Gerenciamento de Riscos
- Plano Geral de Aquisições
- Plano de Gerenciamento das Comunicações
As Ferramentas:
O
Processo consiste na prática das técnicas abaixo, orientadas por um
Master em PNL contratado como "profissional especializado":
1- Calibração
2- Rapport
3- Backtracking
4- Associação e Desassociação
5- Posições Perceptuais (Eu/Outro/Observador)
6- Estado de Presença (Conexão ao corpo e ao ambiente)
7- Ancoragens
8- Sub-modalidades VAC – mudanças por recursos disponíveis
9- Alinhamento de Níveis Neurológicos
10- Gerador de Novos Comportamentos
11- Auxiliares Lingüísticos
12- POC - Porque? Onde? Como?
13- Meta ESPERTA
14- METAMODELO
15- SWOT – Grade de Metas e Ponto de Alavancagem
16- Padrão do Chocolate Godiva
17- O Modelo ROLE
As Saídas:
-
Identificar o que é importante (Propósito, Valores, Critérios e Fatores
Críticos de Sucesso), a razão de ser de um determinado sistema (pessoas
e/ou organizações);
- Transformar as idéias abstratas em objetivos
e metas congruentes e específicos de um determinado sistema (pessoas
e/ou organizações);
- Mobilizar os recursos necessários para a realização dos objetivos e metas;
-
Estabelecer e implementar políticas e estratégias coerentes e que levem
o sistema em direção à conquista dos seus objetivos e metas;
- Realizar a Gestão de Resistências Internas (do Sistema) e Externas (do Ambiente);
- Monitorar o comportamento do sistema e do ambiente onde ele está inserido, com o auxílio de indicadores;
- Realizar os ajustes necessários nas políticas e estratégias para se manter o sistema avançando na direção desejada;
- Escopo: estabelecer a coerência das metas e objetivos propostos;
- Melhorar a auto-estima e auto-confiança de cada envolvido no projeto;
- Permitir auto-conhecimento a fim de gerar comportamentos equilibrados principalmente em momentos de crise;
- Identificar formas de pensamentos e assim melhorar a comunicação com os outros;
- Substituir crenças limitantes por outras potencializadoras.
- Propor soluções em situações de risco ao projeto, baseadas na visualização do pensamento ao "estado desejado"
6. O Processo nº 45 – Explicando cada ferramenta
As
ferramentas utilizadas para se obter as saídas neste processo,
necessitam de apoio e acompanhamento de profissional especializado com
formação comprovada em Pratictioner, Master e Trainer em Programação
Neurolinguística, a fim de guiar adequadamente tanto o Gerente de
Projeto e sua equipe, como também os demais Stakeholders, pelas
técnicas abaixo resumidamente explicadas:
a. Calibração
Estados
diferentes são constituídos de padrões diferentes de fisiologia,
comportamento e processos cognitivos. Muita informação é expressa
através de linguagem não-verbal (cerca de 93%) e portanto, a
sincronicidade de tom de voz e linguagem corporal entre os
interlocutores deve ser calibrada para que a comunicação entre eles
flua com a máxima facilidade.
b. Rapport
O "rapport" é
a harmonia na comunicação que permite estabelecer com a outra pessoa
uma "dança" na qual comportamentos verbais e não-verbais são espelhados
com extrema discrição, elegância e sutileza. Para se obter o "rapport",
uma das pessoas faz o espelhamento comportamental do outro, criando uma
"ponte" até ele, estabelecendo contato e maior nível de compreensão.
Quando
se tiver estabelecido um bom "rapport", poderá então, o Gerente de
Projetos por exemplo, começar a mudar seu comportamento, fazendo com
que, muito provavelmente, o outro, seu membro de equipe, o acompanhe,
permitindo então conduzi-lo na direção pretendida.
c. Backtracking
O
"Backtracking" é a habilidade de reafirmar pontos-chave usando as
próprias palavras da pessoa com quem está sendo feita a comunicação,
acompanhando-a inclusive com o mesmo tom de voz e linguagem corporal.
Em reuniões, negociações ou apresentações de projetos, o "Backtracking"
pode mostrar que se está atento ao que está sendo dito, checar um
acordo, reduzir mal entendidos, entre outros benefícios.
d. Associação e Desassociação
Quando
alguém recebe uma crítica ou percebe-se em uma situação desconfortável,
ou ainda, está com um problema aparentemente sem solução, esta prática
permite alterar o foco, mudar a perspectiva, criar uma nova posição
fazendo com que a pessoa perceba outras formas para lidar com a mesma
questão.
e. Posições Perceptuais (Eu/Outro/Observador)
Quando
usamos somente um ponto de vista, desenvolvemos "pontos cegos" em
nossos mapas da realidade e, para enxergarmos mais em nosso mundo
precisamos "mudar de posição". Isso significa ver realidades e
situações "calçando seus próprios sapatos, os sapatos do outro e ainda,
os sapatos de uma terceira pessoa observadora externa"
O objetivo
das Posições Perceptuais é poder mover-se livremente entre as três
posições para observar as diferenças como cada um vê a questão, sob
perspectivas diferentes e realidades próprias. Esta visão dará ao
Gerente de Projetos mais possibilidades para suas escolhas.
Observação:
Esta técnica também poderá ser utilizada para harmonizar
relacionamentos e resolução de conflitos entre membros da equipe de
projeto.
f. Estado de Presença (Conexão ao corpo e ao ambiente)
Não
existe possibilidade de alguém executar uma tarefa com perfeição sem
"estar presente" ao sistema, ou seja, "estar presente" é ver, ouvir e
sentir seu próprio corpo e o mundo a sua volta. É estar consciente do
aqui e agora, sem estar com pensamentos no passado ou futuro, sem
tristezas pelo que já passou ou ansiedade pelo que ainda poderá vir a
acontecer.
g. Ancoragens
Um dos objetivos desta técnica é
permitir que o Gerente de Projeto ou qualquer integrante de sua equipe,
possa trazer sensações positivas já experimentadas anteriormente como
recursos auxiliares que irão ajudar a resolver uma situação específica.
Uma
âncora é qualquer estímulo que evoca um padrão de resposta consistente
em uma pessoa. Pode ser qualquer estímulo recebido por qualquer um dos
cinco sentidos ou combinação deles. A ancoragem é a tendência de
qualquer elemento de uma experiência trazer de volta toda a experiência
com suas respectivas sensações. Você pode ancorar a si próprio ou
ajudar outra pessoa a ancorar-se.
h. Sub-modalidades VAC – mudanças por recursos disponíveis
As
sub-modalidades trabalham pelo objetivo de auxiliar mudanças de
comportamentos, capacidades e crenças, transformando sentimentos que
geram limitações em fontes de recursos a serem usados no futuro.
i. Alinhamento de Níveis Neurológicos (Escada)
Há
uma hierarquia natural de classificação (degraus) para as nossas
estruturas mentais de aprendizagem, mudança, linguagem e sistemas
perceptuais. A função de cada nível é organizar e controlar a
informação do nível imediatamente abaixo. Portanto, uma mudança em um
nível mais alto necessariamente acarretará mudanças nos níveis mais
baixos. O nível mais baixo pode, mas não necessariamente, efetuar
mudanças nos níveis acima.
j. Gerador de Novos Comportamentos
"Você se torna aquilo que pensa!".
Este
é o pressuposto da técnica que tem como objetivo criar uma "Ponte ao
Futuro" e fazer com que o Gerente de Projetos e sua equipe, possam
imaginar-se tendo alcançado plenamente seu objetivo, como se estivessem
vendo um filme de si mesmos, ouvindo suas próprias vozes e levantando
assim, as estratégias que utilizaram para alcançar, com pleno sucesso,
as metas desejadas.
k. Auxiliares Lingüísticos
As
palavras são poderosas, sugerem, pressupõem e insinuam significados. A
linguagem dirige nossos pensamentos para direções específicas e, de
alguma maneira, ela nos ajuda a criar nossa realidade, potencializando
ou limitando nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem
com precisão é essencial para nos comunicarmos melhor. Devemos estar
atentos a algumas palavras e expressões pois elas podem nos atrapalhar
na concretização de objetivos
l. POC – Por que? Onde? Como?
As
perguntas podem evocar estados emocionais e, o tom de voz e a linguagem
corporal fazem parte dessas perguntas. Porque? – O que? – Como?, são
perguntas que evocam foco em situações específicas, processos de
pensamento, auxiliam na exploração de estratégias de ação e orientam
para a solução.
m. Meta ESPERTA
Esta técnica tem por
objetivo definir as metas de um Projeto, baseando-se na análise de
temas altamente pertinentes, compostos pelas letras da palavra ESPERTA:
E de Específica, (o que você vê, sente e ouve em relação a sua meta), S
de Sistêmica, (valores pessoais coerentes com sua meta), P de Positiva,
(meta assertiva), E de Evidência, (o que vou estar vendo quando
atingi-la), R de Recursos, (coragem, motivação, dinheiro...), T de
Tamanho, (meta alcançável) e A de Alternativas, (criar opções).
n. METAMODELO
A
brincadeira "telefone sem fio" é um exemplo de comunicação "truncada",
onde uma criança conta algo à seguinte, que repassa também, e assim por
diante, até a última, que, sempre termina por contar algo totalmente
diferente do inicial. O Metamodelo é um conjunto de padrões de
linguagem que conectam-na com a experiência sensorial, visando
recuperar informações alteradas por omissões, distorções e
generalizações da linguagem. A técnica de Metamodelo pode ser usada
para colher informações, clarificar significados, identificar
limitações em modelos sistêmicos e criar novas opções e escolhas.
o. SWOT Grade de Metas e Ponto de Alavancagem
SWOT
é formada pelas iniciais das palavras em inglês, Strengths (fortalezas)
- são os pontos fortes; Weaknesses (fraquesas) - são os pontos a
melhorar; Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). O objetivo
é formar uma Grade de Metas baseada nestes quatro fatores e pelos
resultados das possíveis combinações entre eles, encontrar o "Ponto de
Alavancagem" que a princípio seria considerado como marco ideal para se
trabalhar o foco necessário a se atingir a meta desejada. O Ponto de
Alavancagem é aquele onde um pequeno esforço é capaz de produzir
grandes resultados.
p. Padrão do Chocolate Godiva
Este
padrão pode ser usado para melhorar a motivação de alguém para fazer
algo que naquele momento, a pessoa não está querendo fazer, mas que
decidiu de forma congruente, que precisa. Este exercício visa associar
a imagem e sensações de algo que a pessoa goste muito (chocolate?), com
a montagem em modelo de imagem sobreposta daquilo que não se quer
fazer, criando motivação neste novo cenário.
q. O Modelo R.O.L.E.
O
Modelo ROLE é uma maneira simples mas eficiente de organizar as
informações sobre como alguém está pensando. As distinções indicadas
pelo modelo ROLE devem ser identificadas em cada passo significativo na
estratégia de pensamento que está sendo modelada. As letras ROLE
representam os elementos Representações Internas, Orientação, Ligação e
Efeito.
Listo abaixo as habilidades consideradas
principais em um gerente de projetos e, acrescento no final, mais uma
que passo agora a considerar totalmente pertinente.
? Liderança: Estabelecer direção, alinhar diretrizes, motivar equipe, inspirar colaboradores.
?
Negociação: Discutir com outros para se chegar a um acordo ou termo
comum diretamente ou com a assistência de uma arbitragem ou mediador e
ainda, observar questões envolvidas nas negociações tais como: objetivo
e/ou mudanças do escopo, custo e programação, termos e condições
contratuais, designações e recursos.
? Resolução de
problemas: Primeiramente deve-se definir o problema e para tal
necessita-se distinguir sintonia e causa, em segundo lugar é preciso
"tomar a decisão" através da análise, identificação de soluções,
escolha e implementação da(s) mesma(s).
? Influência na
organização: Básicamente é, de maneira clara e coloquial: "conseguir
que as coisas sejam feitas". É entender os mecanismos de poder e
política, influenciar comportamentos, mudar o curso dos eventos,
sobrepujar resistências e fazer com que as pessoas façam o que não
faziam normalmente.
? Comunicação: Através da PNL
Programação Neurolinguística o Gerente de Projetos deverá ser capaz de,
utilizando as técnicas apresentadas, identificar os sistemas
representacionais de pensamento, comportamentos, capacidades, crenças e
valores de todos os stakeholders e, com isso, por meio da linguagem e
mudanças de estado adequadas, fazer com que crenças limitantes tenham
sua influência reduzida ou substituída e as ações positivas sejam
potencializadas ao máximo, conduzindo todos à visualização das metas
projetadas como realizadas com sucesso.
"Não adianta falar
inglês com alguém que pensa em chinês, pois a comunicação ideal é feita
em um mesmo nível de compreensão e a PNL é o caminho que leva a este
nivelamento".
A.Dahis, arquiteto e pós-graduando em Gerenciamento de Projetos – SEGRAC/UFRJ
7. Conclusão
O
modelo atual do Guia PMBoK - A Guide of the Project Management Body of
Knowledge é, na minha opinião, burocrático. Imagino que ele foi
elaborado por técnicos, engenheiros, matemáticos, economistas,
administradores, contadores, e mais uma infinidade de especialistas em
ciências exatas pois é um ferramental cartesiano, numérico e documental.
Apesar
de minhas reservas com relação à praticidade diária na utilização de
todos os 44 processos pertinentes, faço menção por meio deste, a uma
visão mais humana, holística e comportamental, que acredito, quando
interponho minha experiência de vida, poder tornar tais processos como
um todo e alguns em particular, mais ajustados aos meus conceitos
pessoais e profissionais de pensamentos, atitudes, capacidades,
crenças, identidade e missão.
Nos dias de hoje faz-se
necessária uma maior flexibilidade para que os profissionais gerentes
de projetos, além de todos os processos disponíveis, possam também
recorrer a esta importante ferramenta, dando-lhes maior assertividade e
confiança em atingir as metas propostas.
A Programação
Neurolinguística é está ao alcance de todos os seres humanos,
independente de sua posição social, econômica ou filosófica, e deveria
ser usada não só como mais uma ferramenta para auxiliar os Gerentes,
mas para todos que buscam o sucesso pretendido em seus projetos de vida.
Essa
flexibilidade deve ser tal, a ponto de alterar suas posturas como seres
humanos, pois, como considerou Jean-Paul Sartre, filósofo francês,
(1905-1980): "O homem é aquilo que imagina ser" e, Anton Pavlovich
Chekhov, escritor russo, (1860-1904) nos completou dizendo: "O homem é
aquilo que acredita ser", qualquer um em geral e, o Gerente de Projetos
em particular, pode transformar o que imagina e acredita, transformando
também o que os outros imaginam e acreditam. Sonhos em realidade,
projetos idealizados em obras concluídas.
"A maior revolução
de nossos tempos é a descoberta de que ao mudar as atitudes internas de
suas mentes, os seres humanos podem mudar os aspectos externos de suas
vidas."
Willian James (1842-1910)
Psicólogo e filósofo americano
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nivel Pratictioner - INAp Instituto de Neurolinguística Aplicada
VARGAS, RICARDO VIANA. (2006) – Plano de Gerenciamento de Projetos. Editora Brasport Ltda. Rio de Janeiro, Brasil.
Autor: Abraao Dahis
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