PROMESSAS



PROMESSAS

Promessa nada mais é que o prometimento formal de dar, fazer ou dizer algo. Quase todos os dias fazemos ou ouvimos promessas de todos os tipos, seja de melhorias, sejam ligadas ao arrependimento, seja qual for que tenha sido não importa à finalidade, são apenas promessas, algumas maliciosas, outras tolas, talvez ingênuas, mas apenas promessas.

O processo que envolve a promessa começa muito antes de ser proclamada, pois é devido aos fatos ocorridos que acabamos por fazer as tais promessas. Quantas pessoas na virada do ano fazem promessas? Quantas pessoas prometem que na segunda começam o regime ou que irão melhorar em seu emprego? A promessa tende a cair em meio ao vão, a vagar na penumbra e isso acontece sempre depois que se consegue o que foi prometido, ou em parte.

Existem as promessas maliciosas, as enganadoras, dessas precisa-se ter muito cuidado, atenção, e a todo o momento são essas que mais nos deparamos e que se faz presente, as que irão dar algo, ou as que não farão mais o que já não era pra ter sido feito, é nesse momento que ouvimos o "prometo que não faço, que não pego, que não quero mais", tolice, acaba-se cometendo os mesmos ou novos erros e novamente fazem-se novas promessas.

O compromisso de prometer algo a si próprio ou a alguém deveria ser aceito como uma dívida e como toda, têm por direito e dever ser paga. Quando se faz uma promessa é o mesmo que comprometer-se, empenha-se a palavra, criam-se esperanças, por isso é fundamental a sinceridade e transparência daquilo que se promete.

Fernanda Moreira


Autor: Fernanda Moreira


Artigos Relacionados


Poesia Dia Dos Namorados - 12 De Junho

A Política Sergipana

Tá Quente, Tá Frio...

Já Começou!

Ano Novo, Promessas Velhas

Rosas Sem Encanto

A Certeza Que Temos