Dois Tipos de Pessoa



Dois tipos de pessoas
Versículo chave: Romanos 8: 18 "Porque para mim tenho por certo que [as aflições deste tempo presente] não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada."
Parece que há dois tipos de pessoas neste mundo: aqueles que têm uma perspectiva da vida eterna e aqueles que estão preocupados com o presente.
Um está absorvido com o que é permanen- te; o outro com o que é passageiro. Um ajunta tesouros no céu; o outro os acumula aqui na terra. Um permanece em um casa- mento difícil e desafiador, porque isso não é eterno; o outro procura a solução no divórcio pensando em sua realização imedi- ata. Um permanece sozinho, mas ao lado do Senhor; o outro busca felicidade em outro cônjuge, acreditando que esta vida é tudo que temos. Um está disposto a enfrentar a fome, pobreza, indignidade e vergonha por causa da "glória a ser revelada" (Romanos 8:18); o outro acredita que alegria, satisfa- ção e bem estar é ser rico e famoso. Digo que tudo é uma questão de perspectiva para cada um deles.
Abrahão por exemplo tinha uma perspecti- va " do outro mundo, da vida eterna." Esta perspectiva o capacitou a desistir de um pedaço de terra bem irrigado perto do rio Jordão ( Gênesis 13 ). Ele sabia que, mais tarde, Deus teria algo melhor para ele. O Senhor lhe dissera para olhar para todos os lados até onde sua vista alcançasse e depois lhe disse que um dia sua família possuiria tudo aquilo. Vejam quanta terra Deus lhe prometera! E Deus prometeu mais; que os seus descendentes seriam tão numerosos quanto "o pó da terra" versículo 16 de Gê- nesis 13. Com 75 anos ele confiou.
Muitas pessoas não conseguem entender este ponto de vista e preferem desfrutar o agora. Porém o povo de Deus tem outra visão e sabe que Deus tem algo melhor para suas vidas! Então meu irmão e minha irmã se você está passando por algum sofrimento, tristeza e perturbação agarre naquilo que nos diz 2 Coríntios 4: 17 " Porque a nossa leve e momentânea tribu- lação produz para nós eterno peso de gló- ria, acima se toda comparação ". Essa é a glória a ser revelada. Viva para Jesus e você viverá eternamente.
Certa vez acompanhei o momento em que uma jovem mãe tentava induzir seu filho de três anos de idade fazer uma esco- lha. Ele não podia comer carne vermelha. Ela lhe disse: "você pode comer peixe ou frango." Ela limitou as opções, pois a crian- ça era muito pequena para compreender além disso. As escolhas com freqüência permitem diversas opções, e devem dar espaço para que a pessoa rejeite algumas alternativas. REPETIR.
Vejamos a situação de Adão e Eva, eles estavam no melhor ambiente possível. Deus dera liberdade para que comessem de todas as árvores no jardim do Éden. Deus estabeleceu limites ao redor de apenas uma
Árvore. Eles tinham uma escolha e não era necessário muita sagacidade para optar e decidir sabiamente. Porém a opção deles foi trágica.
Alguns culpam Deus pelo que consideram SUAS restrições e podem até acusá-lo de tentar controlar suas vidas. Entretanto Deus sempre nos dá uma escolha; assim como deu para Adão e Eva.
Na verdade Deus somente estabelece limites e restrições para nos proteger. Davi compreendeu isso. Ele escreveu. Salmos 119: 98 ? "Tu, pelos teus mandamentos, [me fazes mais sábio] do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo".
99 - Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
101 - Desviei "os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra".
Deus se importa tanto conosco que nos dá restrições para que escolhamos correta- mente. Além do mais, os mandamentos de Deus foram dados para cumprirmos e sermos felizes, não para nos frustrarmos.

Olhe para sí mesmo e tente descobrir: você é do tipo de pessoa que parte para a ação ou reação?
Quando provocado, ofendido e caluniado a sua atitude é de ira ou de perdão? Na maio- ria das vezes, a ira pode ser definida como uma resposta emocional a um erro ou injustiça cometidos. Por esta razão, a ira é, geralmente, manifestada quando a pessoa interpreta mal as circunstâncias, comete erros de julgamento ou reage apressada- mente, porque se sente ameaçada ou ferida. Esse tipo de ira é injustificado e pecamino- so, pois na verdade, nega o poder de Deus para cuidar das suas necessidades e mágoas e pode até assumir o controle de sua vida. Na Bíblia há muitas advertências sobre os perigos da ira. Eclesiastes 7: 9 "Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no coração dos insensatos. Efésios 4: 26 "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira". Na Nova Versão Interna- cional (N.V.I.) este versículo é traduzido assim: " Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se". Aquietar é acalmar. Fica claro que não devemos levar para o dia seguinte os problemas do dia de hoje. Mesmo que a divergência ou o problema não seja resolvido completamente, o processo de paz e entendimento deve ser iniciado.
Na maioria das vezes, devemos deixar a ira aos pés de Jesus, permitindo que ELE aja a nosso favor; mas temos de fazer a nossa parte e dar o primeiro passo.
A ira de Deus é a sua reação contra o pecado. A ira de Deus é sempre perfeita- mente controlada e expressa. Senão veja- mos, Salmos 30: 5 " Porque a sua ira dura só um momento; [no seu favor está a vida]. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã". Também Salmos 78: 38 "Ele, porém, que é misericordioso, perdoou a sua iniqüidade; e não os destruiu, antes muitas vezes desviou deles o seu furor, [e não despertou toda a sua ira]".
Se Deus nos proibiu de irar isso significa que podemos controlar nossa ira.
Existem exemplos de ira justificada na Bíblia, como a ira de Moisés contra os filhos de Israel por desobedecerem e não confiarem em Deus ? Êxodo 32: 19 "E aconteceu que, [chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças], acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte". A ira justificada pode ser definida como a que resulta, quando as leis e a vontade de Deus são reconhecidamente desobedecidas. A preocupação deve ser no interesse da justiça e da reconciliação, sem qualquer cunho de vingança pessoal, porque houve mágoas. Devemos ter o cuidado de entregar a ira ao Senhor para que ELE a analise e administre.
Você age ou reage? É bem provável que a resposta a essa pergunta tão simples revele alguma fraqueza sua para expressar a ira. A pessoa que age sabe quem é, o que crê e como deve se comportar. Podemos compro- var isso vendo em: Colossenses 3: 23 e 24 23- "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens",
3: 24 "Sabendo que [recebereis do Senhor] o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis". Deuteronômio 29: 9 "Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes".
Aprendemos com isso, ou melhor, fica de lição e aprendizado para nós que a resposta branda é conciliatória e, muitas vezes alivia uma situação tensa, porque anula a ira do outro. Respostas brandas exigem gentileza, domínio próprio, paz, paciência e amor.
Quando falamos em ira fica quase que subentendido que esta palavra significa cólera ou atitude agressiva. Todavia em alguns versículos vemos que o sentido lite-ral desta palavra é tremer, perturbar e ficar agitado. Um exemplo claro está no Salmo 4: 4A. Na versão revista e corrigida diz, " Perturbai-vos e não pequeis". É no sentido de ficar agitado, de tremer de raiva sem conotação de descontrole ou violência. Na versão revista e atualizada e também na N.V.I. diz, "Irai-vos e não pequeis".
Meus irmãos e amigos; se vocês responderem a um insulto com uma bênção. Herdarão uma bênção.
Estamos falando de dois tipos de pessoas e suas decisões. Agora vamos nos focar naquelas pessoas que estão envolvidas no conflito de relacionamento, mais especi- ficamente o conflito conjugal e como deve ser este confronto em amor.
Os atritos e discordâncias são, geralmente, sintomas de uma brecha que começou a surgir no passado. Conflitos entre casais aparecem inúmeras vezes na Bíblia. A descrição poética de Salomão desse desentendimento com a esposa inexperiente demonstra a diferença de sentimentos, a comunicação truncada e o curto espaço de tempo para se aprender a viver juntos em amor. Abrahão e Sara brigaram porque ela não podia ter filhos; Gênesis 16: 5 " [Então disse Sarai a Abrão:] Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti". Jacó e Raquel também brigavam pelo mesmo motivo Gênesis 30: 1 e 2 1- "[Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó,] teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro".
2- [Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel], e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?
A esposa de Jó discordou de sua reação diante da sua enfermidade; Jó 2: 9 e 10 9- "[Então sua mulher lhe disse:] Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre".
10- "[Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida], falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios".
O profeta Malaquias denunciou os sacerdotes que haviam rompido e não restabelecido os seus votos, ou seja, jura- mentos matrimoniais. Malaquias 2: 14 a 16 14 - E dizeis: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.
15- [E não fez ele somente um], ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.
16A - "Porque o Senhor Deus de Israel diz que aborrece o repúdio (divórcio em outra versão)".
As discordâncias são comuns, mas a Bíblia também apresenta a orientação para resolve-las. Paulo e Pedro oferecem pistas para se prevenir e se acertar os atritos conjugais. Aos casais discordantes de Corinto, Paulo escreveu: "Deus vos tem chamado à paz". 1Coríntios 7: 15 "Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; [mas Deus chamou-nos para a paz]". Este é o objetivo supremo. Pedro admoestou as esposas que vivenciavam relacionamentos pouco amistosos com maridos incrédulos à ganha-los com espírito manso e tranqüilo. Leiam 1Pedro 3: 1 a 4 1 - "Semelhantemente, vós, mulheres,[ sede sujeitas aos vossos próprios maridos]; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
2- Considerando a vossa vida casta, em temor.
3- O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
4- [Mas o homem encoberto no coração]; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
A natureza humana e difícil de ser mudada. A competição, a contestação e o confronto só levam a conseqüências desa- gradáveis. O amor por outro lado, sofre.... crê ....espera....suporta tudo. 1 Coríntios 13:17; nos confirma isso.
Jesus nos ensinou a tirar a trave dos nossos olhos, antes de tentar tirar o arqueiro (cisco)
dos olhos dos outros.Leiam Mateus 7: 3 a 5. 3 - E por que reparas tu no argueiro [que está no olho do teu irmão], e não vês a trave que está no teu olho?
4 - [Ou como dirás a teu irmão:] Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
5 - [Hipócrita, tira primeiro a trave] do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
A misericórdia é parte vital para diminuir as tensões e discórdias. O espírito tolerante, perdoador e paciente atenua os conflitos. Vamos verificar em Miquéias 6: 8
"[Ele te declarou, ó homem], o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus"?
A sensibilidade no momento adequado também recupera o calor do afeto. Não devemos deixar os problemas e conflitos se transformarem em amargura.
Finalmente devemos perdoar. A calma e a tranqüilidade cai sobre nós quan- do deixamos Jesus Cristo controlar nossas mágoas e ressentimentos. Jesus deu o exemplo de perdão. 1 Pedro 2: 23 " O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente";
Só Jesus pode nos dar força para enterrar a vingança e restaurar a harmonia nos relacionamentos.
Se nós falamos que somos seus seguidores e imitadores devemos agir como ELE agia.
Nós os cristãos devemos ser pacificadores que é o que vemos em Mateus 5: 9 "Bem-aventurados os pacificadores, [porque eles serão chamados filhos de Deus]";
Encerrando mostrei várias pessoas e diversas situações. Foram inúmeras ocasiões de escolhas. Hoje você que lê esta mensagem também tem uma escolha; você tem a opção de seguir ou não seguir Jesus. Sua decisão é que vai definir a sua eternidade. Veja bem é aqui na terra que escolhemos onde queremos passar a eternidade. Lembro mais, é fácil viver sem Jesus; difícil é morrer sem ELE, porque é condenação.
Marco Bahia Duarte- (34) 41020375 ? 91448001 e 88057949 - 22-Setemb. 2009
Autor: Marco Bahia Duarte


Artigos Relacionados


SÓ A Palavra De Deus É A Verdade.

O Reino De Deus é Virtude.

Mateus 5 - 4 - Deus Enxuga Suas Lágrimas

Parem O Velório!

Paulo Preocupado Com Os Judeus

A TentaÇÃo Vem Em Todas As Áreas Das Nossas Vidas: Cuidado!

Use E Creia 100% Na Palavra De Deus: VocÊ É Luz No Senhor!