Incluir: Um ato de responsabilidade



Incluir: Um ato de responsabilidade
Autoria: Niraildes Machado Prado
Há alguns anos trabalhando com inclusão escolar de crianças com deficiência, fico a questionar, qual é o real significado da palavra incluir? Em nome da lei que afirma que todos têm direito a educação, a escola regular muitas vezes "inclui" um aluno com necessidades educacionais especiais sem cuidados, e principalmente, sem os conhecimentos necessários.
O acesso de uma criança com graves problemas numa sala de aula regular é algo a se fazer com cuidado. Quando falamos em inclusão escolar não se trata apenas de reunir impreterivelmente os diferentes, proporcionando um ensino igual para todos, conseqüentemente estaria se tentando "normatizá-lo" para que possa junto aos demais conviver numa mesma sala.
O processo de socialização pelo qual todos vivenciam quando ingressam na sociedade passa por inclusões e exclusões. Dentro de um grupo geralmente procuramos selecionar os nossos pares de acordo com as semelhanças, como conseqüência da necessidade de seleção, há uma tentativa de evitar o contato com aqueles que consideramos diferentes de nós. No contexto escolar o processo de socialização vivenciado pela criança é semelhante, de acordo com suas escolhas ela é incluída ou excluída de determinados grupos. Todos provavelmente já vivenciaram durante a sua vida escolar, exclusão de alguém pelo fato de ser gordo demais, lento demais ou simplesmente diferente do grupo de origem.
Incluir não significa promover a normatização de acordo com as características de uma maioria, seu significado está mais próximo à possibilidade de fazer parte, conviver e não se igualar. Então devemos estar atentos ao cumprimento da lei, considerando como premissa para isto a própria criança, o problema que ela apresenta, e avaliar a partir daí a possibilidade de sua inclusão. É preferível prorrogar o processo de inclusão, em nome da nossa responsabilidade com a criança, do que realizá-lo em nome da lei.
É importante não esquecer que o termo Inclusão Escolar não deve se limitar a uma ação isolada, existe diversas maneiras de realizar esse processo.

Autor: Niraildes Machado Prado


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