Leitura Prazer ou Obrigatoriedade




RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta para os professores de como a leitura pode torna-se prazerosa para os alunos, ao mesmo tempo em que ele, e visto como obrigação na formação de cidadão. A escola tem uma grande contribuição para a construção, por isto a leitura deve ser voltada à formação integral do individuo, tanto na esfera pessoal quanto no coletivo. Entende-se por tanto que a leitura é indispensável para a compreensão da realidade em que vivemos sendo então uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento.
E preciso, pois enfatizar que só através da leitura que iremos compreender a que esta ao nosso redor e a fazer a leitura de mundo. Entretanto alguns professores não têm está visão, por isto estamos elaborando este artigo para que ele possa estabelecer uma estratégia para os docentes insira a leitura na vida de cada aluno de maneira agradável, prazerosa e construtiva. E assim a fazer parte do habito de cada criança.


PALAVRAS-CHAVE
Leitura, Prazer,. Conhecimento, saber, Formação.








1. INTRODUÇÃO
O que nos levou a elaborar este artigo foi a visita que fizemos em uma escola no ano anterior. Vimos que os alunos vêem a leitura de forma tortuosa e maçante, então este artigo trás consigo a experiência em sala de aula e a compreensão do que é lido e como é lido, levou-nos a refletir sobre a atual representação da leitura na escola.
Esta é uma questão que deve ter uma perspectiva com programa e projeto de incentivo a leitura de maneira bem coerente e com significado claro, sucedendo a vontade de ler e a sua necessidade, para compreender o mundo novo do desvendar, e manter uma relação de constante buscar o conhecimento, na capacidade de ir além do que está escrito, onde o aluno torna-se sujeito do saber, deslocando-o de um ponto a outro, e indo sempre em busca de algo a mais.
O que queremos, entretanto é expor a leitura sob um olhar mais profundo, divulgado que ler não se limita á simples decodificação de signos escritos.


2. DESENVOLVIMENTO
"A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade daquele"
(Paulo Freire, 1990).
Leitura Prazer ou Obrigatoriedade,
A escola precisa tornar a leitura significativa e antes de ensinar, precisa provocar no educando o desejo de aprender.
Os professores têm de organizar o currículo com base na ordem cronológica é histórica do movimento literária, montando estratégias de atividades, projetos de leitura, e despertando a curiosidade do leitor.
O espaço escolar deve construir com toda a sua comunidade soluções que valorize, inclua, integre e promova uma leitura com caráter prazerosa e significativa para o leitor, mantendo então um compromisso de qualidade com os alunos leitores.
E para dar este início no projeto o professor precisa dedicar um tempo extra onde ele vai selecionar bons livros, fazer um diagnostico dos conhecimentos prévio de cada aluno e dessa forma o trabalho afetivo do educador com a educação na escola tem um significado maior, onde ele proporciona um olhar de compromisso com a educação, provendo mudanças na historia educacional.
Dando possibilidades aos nossos educando, a saber, fazer uma leitura com qualidade tendo autonomia e prazer no que lê. Esta é uma capacidade que vai alem que possibilita, uma pratica pedagógica de qualidade e de comprometimento com a educação.
Entende-se, portanto que o professor é um ser mutável, pois ele está a todo o momento sujeito as mudanças e em busca de algo melhor os alunos. De certa forma o professor deve estabelecer na sala de aula um momento de faz de conta, onde o aluno pode identificar-se com o livro que ele lê assim aprender algo a mais.
O professor observador é aquele que sempre esta diversificando o seu plano de aula, não fica na monotonia só por que isto é cômodo para ele. Devemos sim exercer a função de professor, compreendendo que para ensinar temos que sair do conforto e ir de encontro com o desconhecido. Outro ponto importante é o ambiente onde as crianças vão fazer a leitura dos livros este locais deve ser aconchegante, calmo, bem iluminado e ter uma diversidade de livros pois só assim eles irão desenvolver suas atividades intelectuais, tornando cidadãos conscientes capazes de aprender e criticar cada texto lido. Desta forma eles vão estar capacitados para enfrentar desafios que encontrarem pelo caminho.
A escola tem que se reorientar para uma leitura voltada à formação integral do indivíduo tanto na esfera pessoal quanto no coletivo.
Dando ao aluno uma postura dialógica entre saberes, em que os conhecimentos dos sujeitos que estiverem envolvidos no processo educacional sejam levados em conta, para que sejam capazes de se superarem e construírem outros conhecimentos nas suas redes de relação, por isso e muito importante que os professores considere a leitura do mundo destes alunos, consequentemente vão despertar à vontade de saber, tornando assim sujeito ativos em nossa sociedade.
Os professores devem estar prontos para ajudar os seus alunos.
Os professores devem deixar bem claro para os seus alunos que naquele ambiente onde se encontram existe uma família que está pronta para auxiliar um aos outros, no que for necessário, e não para ficar dando ordens e nem fazendo imposições. Todos devem ser tratados iguais, valorizando assim seus nomes e identidades, ao mesmo tempo em que ambos passam a respeitar-se imediatamente começa a existir confiança do aluno para com o professor e este por sua vez pode executar seu trabalho sem receio e ter a certeza que ter ar resultado positivos com esta turma.
A escola deve ser um lugar fundamental para o aluno.
A escola que é acolhedora, que trabalha a cidadania e solidária, com toda a certeza ela tem um papel muito importante para cada aluno, onde ele sabe realmente o que cada professor significa. Em outra palavra a escola torna-se um ambiente afetivo onde os alunos, possam sentir a vontade de ir ao seu encontro e saber que as pessoas que á compõem estão capacitadas para respeitar a individualidade de cada aluno e valorizar o seu potencial.
Compreendo que com esta habilidade a escola pode trabalhar com os alunos as atividades de interpretar e compreender o contexto da leitura para a formação de cidadão, ao mesmo tempo a escola vai formar alunos com atitudes capazes de projetar uma visão com resultados positivos na formação de suas histórias, e assim a escola obtém um ótimo resultados para o projeto escolar.
A escola precisa tornar a leitura significativa. Os professores devem compreender que ler e escrever são as duas faces da mesma moeda, então e necessário que antes de ensinar, precisa provocar nos educando os desejos de aprender e assim formar sujeitos que tenham suas autonomia saibam conviver consigo mesmo e com, os outros respeitando a individualidade de cada um, transcendendo o pequeno, mundo de sala de Trabalhar a leitura com os alunos e proporcionar-lhes o desenvolvimento mental e também oportunizar-lhes um espaço para o afloramento dos sentimentos e das emoções.
Cabe a nós educadores orientarmos o ensino da leitura através das diversas estratégias educacionais, para conseguirmos que o educando tenha compreensão do que está lendo e de tudo que está em sua volta.
Como avaliar o rendimento da leitura
O rendimento da leitura tem diversos jeitos de ser avaliados, ela deve ser avaliada por prazer, por fruição sem obrigatoriedade, para não se torna algo sem sentido, sabemos que os alunos só aprendem quando algo tem significado isto é motivante e desperta a vontade do saber.
Precisamos ter uma postura dialógica em que os conhecimentos dos sujeitos que estiverem envolvidos no processo educacional seja levado em conta, para que sejam capazes de se superarem e construírem outros conhecimentos nas suas redes de relações.
O prazer que dá sabor ao saber
Neste sentido e que nós leva a consideramos as leituras de mundo dos alunos, ou seja, fazer uma leitura prazerosa do cotidiano como ponto de partida para qualquer prática pedagógica. Agindo como pesquisadores no conhecimento que já trás e compartilhe.
Os estudantes não precisão fazer resumos ou preencher fichas após a leitura de um conto, pode estabelecer um dialogo entre eles sobre os pontos que eles acharam mais importante e o professor deve valorizar e respeitar a opinião do aluno, desta maneira estão simplesmente fazendo um convite para à imaginação, despertando pelo conhecimento a criatividade para que possa cumprir nesta sociedade em transformação, a de servir como agente de formação na construção do saber.
A contribuição da comunidade para a formação de leitores dentro da escola.
Se o objetivo é o mesmo a ser alcançado por todos os resultados deste sucesso e bem rápido. Basta fazer uma pesquisa com todos os componentes desta comunidade onde ao mesmo está envolvido, delegar funções, fazer uma pesquisa sobre o que gostaria de ler, saber se este material é instrutiva.
Este programa deve ter diferentes matérias onde todos possam sentir-se envolvidos e saber que contribuíram com algo.
Oficina da Leitura
Pra que de certo esta oficina os professores devem pedir auxilio aos alunos, propondo para que eles leiam, em grupos, diferentes livros, comentem sobre cada livro lido, reserve um espaço na sala de aula onde duas vezes por semana a garotada escolha o livro que cada um quer ler, passando assim a construir dentro da sala de aula um local de imaginação, fantasia e informação, e a professora deve ser o agente positivo de todo este encontro.
A professora com este recurso a professora pode definir a sua proposta de trabalho e fazer uma sondagem sobre o estilo de leitura que cada aluno gosta de ler e assim facilitar em seu desenvolvimento no plano de aula e como buscar recursos para melhorar o aprendizado dos alunos que estão tendo dificuldades em seu aprendizado.
O professor pode até avaliar o seu aluno com mais segurança e respeitando as suas limitações.
Segundo Ezequiel Theodoro da Silva (1993)
"A responsabilidade da leitura não apenas do professor e sim de todo o corpo docente de uma escola onde falaremos com segurança responsabilidade e o bem maior é a construção do conhecimento já formado. Sendo a leitura do modo peculiar a interação entre homens e as gerações. Entendemos por tanto que o trabalho da leitura em uma escola e responsabilidade de todos e devido a isto e necessário que os alunos leiam por prazer mas tenham um acompanhamento de todo o corpo docente da escola, a leitura deve despertar no aluno a vontade de querer saber sempre mais, despertar á sensibilidade e saber incorporar todos os conceitos aprender e compreendendo-os por referencias sabendo que isto serve de experiência para sua formação.
Segundo Richard Bamergir (1977:9, 11).
"O direito de ler significa igualmente o desenvolver as potencialidades intelectuais e especifica o de aprender e progredir favorecendo a remoção das barreiras educacionais do que tanto se fala concedendo oportunidades mais justas de educação. Entende-se por tanto que o direito a leitura é imprescindível para a formação de cidadão comprometido com a educação de qualidade, isto é uma leitura de manifestações diversas.. Segundo Marisa Lajolo, Ligia Morrene Avêrbuck ( 1982: 24,26) " a aprendizagem é fundamental, portanto para a integração do individuo no seu contexto sócio- econômico e cultural, onde ler não é apenas decodificar palavras converte-se num processo compreensivo que deve chegar ás idéias centrais. Entende-se, portanto que ler e compreender o que o autor esta querendo dizer, e exatamente a mensagem que poucos conseguem entender, por isto a atividade da leitura e algo que o professor deve dar uma atenção maior e ter um cuidado muito especial, para que seus alunos desenvolva uma habilidade de leitura com clareza e formação de um leitor crítico podendo assim formar sua própria opinião, sem ser influenciado por alguém.
Segundo Regina Zulbema (1980:24) " o ato de ler abre novas perspectivas, a criança permite-lhe posicionar criticamente da realidade" e uma capacidade de ver além, na verdade e um suporte que o leitor adquire, onde o conhecimento e amplo e a sabedoria flui a cada página lida dando uma autonomia para o aluno a manifestar os seus pensamentos.
Segundo Ronal Barker e Robert Escarpt (25)
" em pesquisa o circulo entre ação da escola e o exercício contido da leitura há importância de analisarmos as referências sobre o ensino e a pratica da leitura". A escola por sua vez tem que estimular e valorizar o habito da leitura, ela deve planejar e organizar estratégias que envolvam todos os alunos a despertarem para a leitura, a escola é um espaço onde a todo o momento possibilita aos alunos condições de leitura para que eles participem intensamente neste processo expondo assim suas opiniões, discutido, construindo conceito a partir das informações novas, e assim tornem-se sujeito do saber.
Segundo Richard Bamberger (....) quando aprendemos a ler bem não há fronteiras. A pessoa que sabe ler não só viaja no passado, no futuro, no mundo da tecnologia, na natureza, e no espaço extremo.
Também descobre o caminho para a parte mais intima do coração humano e passa a conhecer-se melhor e a conhecer melhor o outro.
Esse olhar diferente sobre a leitura é necessário, a fim de possibilitar a ambos a capacidade de ir além, e dar um olhar preciso naquilo em que nos envolve.

3. CONCLUSÃO
Segundo Paulo Freire (41,1990) "A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade daquele".
Entende-se, portanto que seja feita a leitura do cotidiano a que se refere Freire, em busca das experiências de vida dos educandos e assim estabelecer uma ponte entre o conhecimento e a busca pelo saber.

4. BIBLIOGRAFIA
Freire, Paulo, Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro, paz e terra, 2001.

Rudio, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Cientifica/ Franz Victor Rudio - Petrópolis, Vozes 1986.

Silva Ezequiel Theodoro da Silva. A Produção da Leitura na Escola Pesquisa * Propostas
Theodoro da Silva - São Paulo, Atica, 2002. 2Ed.

Bomberger, Richard. Como Incentivar o Habito de Leitura/ Richard Bamberger. São Paulo , Atica, 2002.7 Ed.






Autor: Andréia Luzia De Arruda


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