Identidade Visual - Agregando valor ao sucesso de uma empresa.



Identidade Visual
Agregando valor ao sucesso de uma empresa.

Autor: MSc. Leonardo Nunes Santana

RESUMO

Com o intuito de buscar informações relevantes para consubstanciar a importância de um projeto de Identidade Visual, o presente artigo visa contextualizar de forma concisa o seu valor para o sucesso das organizações empresariais. Definir conceitos inerentes ao estudo, e, elencar os elementos indissociáveis do projeto de IV , serão temas abordados parcialmente. De forma indubitável, a identificação emergiu a partir de uma necessidade, esta presente há anos atrás, expressa individualidades que criam independência nas organizações empresarias. Outrossim, ser lembrado é fundamental, principalmente para os que vislumbram novas possibilidades de atuação e almejam o aumento dos lucros e da competitividade. Assim, a presente pesquisa também pretende propor uma discussão sobre como a Identidade Visual vem agregando valor e aumentando a visibilidade empresarial, considerações e seus efeitos positivos serão temas abordados neste pequeno relato, que, por fim, resultará em um conjunto de informações que baliza a importância do design na atualidade.

Palavras-chave: Identidade Visual, Design, Empresa, Marca.










ABSTRACT

With the intention of looking for relevant information for consubstanciar the importance of a project of visual identity, the present article seeks contextualizar in a concise way his/her value for the success of the business organizations. To define inherent concepts to the study, and, elencar the elements indissociáveis of the project will be themes approached partially. In an indubitable way, the identification need emerged starting from a need, this present has years ago, expressed individualities that create independence in the organizations entrepreneurs. Likewise, to be reminded is fundamental for recognition of the ones that glimpse new possibilities of performance and maintenance of his/her competitiveness. Like this, to present he/she researches also intends to propose a discussion on as the Visual Identity it is joining value and increasing the business visibility, considerations and their positive effects will be themes approached in this small report, that, finally, it will result in a group of information that the importance of the design at the present time.
Keywords: Visual identity, Design, Company, Mark.












Identidade Visual
Agregando valor ao sucesso de uma empresa.
A solidez das empresas como agente participe dos construtos da sociedade moderna, desperta uma analise sobre a diversidade de processos que compõem o universo empresarial, assim, as formas de gestão, sua visibilidade e a forma como se apresentam, influenciam as pessoas aguçando e interferindo nas suas escolhas.
Nesse aspecto, existem várias perspectivas analíticas acerca da sua visibilidade e das questões que permeiam seu crescimento e sua competitividade. Assim, em meio a diversas possibilidades, e com maior foco, a Identidade Visual é inegavelmente importante. Para tanto, conceitua-la torna-se necessário.
Nesta perspectiva, discussões concernentes a esta temática nos direcionam a recuperação de conceitos previamente definidos por teóricos influentes que transitam na área do design gráfico. Uma referencia é Gilberto Strunck, para ele, "a Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, idéia, produto ou serviço". (STRUNCK, 2007. p.57 ). Na ótica do supracitado autor, esses elementos agem mais ou menos como as roupas e a forma de como as pessoas se comportam.
Não obstante ao conceito, outro aspecto significativo é mencionado por Robie (2009) quando ressalta que através da construção de uma Identidade Visual forte e única é que podemos conquistar facilmente o cliente, deixando de perder oportunidades únicas de se construir imagens positivas dos serviços prestados ou dos produtos comercializados. Indubitavelmente, podemos afirmar que a imagem de uma empresa construída no imaginário das pessoas torna-se mais forte do que a própria empresa.
Dentro dessa linha de pensamento, e não muito longe a essa visão, Oliveira (2008) diz que:
Num mundo onde o universo de produtos e serviços é cada vez maior, uma identidade visual coerente é o melhor meio de identificar uma empresa, tanto institucionalmente quanto mercadologicamente. Além de contribuir na identificação com o público-alvo, uma boa identidade visual é uma parte fundamental do marketing, contribuindo também para as relações públicas, financeiras e institucionais. (OLIVEIRA, 2008, p.1)
Diante do exposto, e tomando como base esses conceitos, é possível perceber que somos norteados pela nossa percepção, as informações armazenadas passam de uma simples referência a algo significante sobre o que as empresas representam para nós. Neste sentido, informações processadas por nossos olhos são avaliadas e filtradas mediante a um processo natural.
Tendo como base, especialmente, a recuperação de alguns conceitos preconizados pelos autores mencionados na pesquisa, podemos afirmar que, é relevante a boa apresentação de uma empresa, desta forma irá refletir positivamente no aumento dos lucros.
Dentro desta perspectiva, segundo Strunck (2007), um bom projeto de Identidade Visual deve ter um grande grau de flexibilidade em sua aplicação. Isso irá permitir que ele se mantenha atual por muito tempo, adaptando-se a boa parte do que possa vir acontecer. Logo:
A criação e a implantação de um projeto de identidade visual são um negocio serio, que demanda tempo, persistência e dinheiro. Não basta que o logotipo tenha um bom desenho, que o símbolo seja a "cara" do produto. É necessário estabelecer todo um conjunto de relações na aplicação desses elementos. (STRUNCK, 2007, p.108)

Fica claro que a representação visual de uma idéia, empresa, produto ou um nome, elaborada de forma sistematizada a partir de elementos, constitui-se uma Identidade Visual. Esses elementos institucionais são definidos como logotipo, símbolo, cor e alfabeto padrão. Na atualidade é notória a confusão criada para essas terminologias, assim, faz-se necessário conhecer um pouco seus conceitos.

Para Strunck (2007) logotipo é a particularização da escrita de um nome. Para o referido autor, sempre que vemos um nome representado por um mesmo tipo de letra (especialmente criado, ou não), isso é um logotipo. Ele reforça que toda marca tem um logotipo que sempre possuirá letras.

Não obstante a amplitude do conceito, e sem distanciamento, Faria (2007) define logotipo como uma forma particular, a exemplo, o nome da instituição ou produto é representado graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto ou desenho original de um lettering específico.

Corroborando com o exposto, Wheller (2008), afirma que logotipo é uma palavra (ou palavras) composta em uma determinada fonte tipográfica que pode ser normal, modificada ou inteiramente redesenhada.

Diante dos conceitos supramencionados, fica claro que logotipo é o nome da empresa ou produto, estes, representado por caracteres formados por letras e números, tendo um design adequado e não contendo símbolos gráficos. Portanto, o logotipo deve ser concebido dentro de uma metodologia fundamentada em literaturas do Design Gráfico, baseado especialmente em informações referentes ao mercado de atuação, objetivos e público alvo.

Continuando a discussão acerca dos elementos institucionais, componentes de uma identidade visual, destacamos aqui os símbolos. Neste sentido, continuaremos recorrendo ao aporte teórico dos autores supramencionados.

Segundo Strunck (2009), símbolo é um sinal gráfico que, com o uso, passa a identificar um nome, idéia, produto ou serviço. Em sua ótica, nem todas as marcas tem símbolos, e, qualquer desenho pode ser considerado um símbolo, se um grupo de pessoas o entender como a representação de alguma coisa além dele mesmo.

Nesta mesma linha de pensamento, a Von Design , descreve símbolo, como um desenho ou sinal gráfico pelo qual pode ser identificada a instituição, produto ou pessoa.

Formado o conceito de identidade visual, temos agora, a marca. Tal aspecto implica uma nova discussão. Indubitavelmente elas estão presentes em todos os momentos de nossas vidas, assim, a marca tem por desígnio posicionar o produto na mente do consumidor, com isso, as empresas buscam criar um comportamento de compra desencadeado mais pela marca do que pelo produto.
Em meio a esta gama de informações, é incontestável a importância da marca em relação ao produto, tanto por parte do consumidor, quanto pelo fabricante. De certo que ganhar a fidelidade dos clientes é o anseio principal da marca, assim, o que seria dela sem o consumidor.
Inerente ao estudo das marcas, faz-se necessário conhecer seus elementos constituintes, para isso, recorremos ao INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que traz em seu guia do referente à seguinte explanação:
A marca pode ser constituída por um sinal ou conjunto de sinais susceptíveis de representação gráfica, nomeadamente palavras, incluindo nomes de pessoas, desenhos, letras, números, sons, a forma do produto ou da respectiva embalagem, desde que sejam adequados a distinguir os produtos ou serviços de uma empresa dos de outras empresas. (INPI, 2003, p. 11)

Atribuindo amplitude a esta temática, Oliveira (2008) e Wheeler (2008) conceituam marca como:
A marca é este conjunto único, compreendido pelo símbolo, logotipo e cores. Ela é o principal elemento da identidade visual da empresa e deve ser aplicada dentro das especificações apresentadas num Manual de Identidade Visual, obedecendo todas as relações de proporções entre seus elementos e formas de aplicação pré-definidas, que visam manter sempre a mesma identificação visual, independente do contexto gráfico em que a marca esteja inserida. (OLIVEIRA, 2008, p.1)
Já Wheeler,( 2008) aborda com propriedade, os aspectos da sensibilidade e emoção do consumidor, objetivando chegar próximo aos seus valores sociais. Ele diz:
A marca é a promessa, a grande idéia e as expectativas que residem na mente de cada consumidor a respeito de um produto, de um serviço ou de uma empresa. As pessoas se apaixonam pelas marcas, confiam nelas, são fiéis a elas, compram e acreditam na sua superioridade. A marca é como uma escrita manual. Ela representa alguma coisa. (WHEELER, 2008, p.12)

Ainda nessa discussão, se agrega o termo logomarca, envolto no imaginário do senso comum. A priori, o conflito emerge quando fazem a junção da marca com logotipo, no entanto, a palavra logomarca não existe, entretanto, ele é tratado como um assunto polêmico, que a grande maioria dos designers a define como uma invenção que de certo foi idealizada por quem não tinha um embasamento etimológico .
Indubitavelmente, A Identidade Visual tem se tornado foco de estudo, e, estando imersa em parte do planejamento empresarial demonstra um alto valor para as organizações. Aliado ao Design Gráfico, e potencializado através de uma atuação estratégica, um projeto de Identidade visual coerente é um dos bens mais precioso de uma empresa.












REFERÊNCIAS


STRUNCK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: Um guia sobre o me graficamente seus valores. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007.


WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: 2ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2008.


INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Proteger os Sinais Distintivos do Comércio ? MARCAS: Guia do Requerente - 1ª Edição. Lisboa, 2003


OLIVEIRA, Rafael R. http://exvertebrum.wordpress.com/2008/09/17/a-diferenca-entre-marca-e-logotipo-ou-a-diferenca-entre-marketing-e-design/ - Acessado em 16/07/2010.

FARIA, Paulo. http://sol.sapo.pt/blogs/paulofaria/archive/2007/08/21/O-que-_E900_-o-Logotipo_3F00_-.aspx - acessado em 16/07/2010.
http://www.von-design.com/faq.html - Acessado em 17/07/2010.







Autor: Leonardo Nunes


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