Vida Saudável



Prof.Padilha

Equilíbrio é a palavra chave para quem pretende uma vida saudável. Ao contrário das principais causas de morte nos séculos passados, os grandes problemas da atualidade relacionam-se com o nosso estilo de vida.
Gente que enche a cara de álcool, o pulmão de fumaça e bucho de gorduras e doces, certamente vão embora mais cedo. Isso quando vai de uma vez, e quando fica aí pelas camas dos hospitais e nas UTI´s da vida?
Para ser considerado saudável, um organismo deve estar em equilíbrio. Tal equilíbrio é alcançado quando se considera o organismo como um todo, atuando como uma peça única e não em porções isoladas e independentes.
Adquirir um corpo saudável é uma grande obra de arte e compete a cada um ser o principal arquiteto de suas escolhas.
Eis algumas atitudes que estimulam o quadro atual de doenças degenerativas como as cardiopatias, câncer, diabete do tipo 2 e obesidade: Excessiva ingestão de proteínas e gorduras animais; uso exagerado de sal, açúcar e condimentos; refeições apressadas; intervalos irregulares entre as refeições; ingestão de alimentos muito quentes ou muito frios; excesso de líquidos junto com as refeições; ausência de tempo suficiente para o repouso; ingestão de produtos industrializados; tabagismo; abuso de bebidas alcoólicas; vida sedentária; dificuldade de lidar com situações estressantes; aumento da poluição atmosférica; alteração da composição da água, alteração da camada de ozônio na atmosfera; instabilidade quanto ao futuro.
Hoje a sociedade é outra! Houve alteração radical das formas de produzir, de consumir e de organizar-se em sociedade. O numero de informações recebidas por intermédio dos meios de comunicação é muito elevado e o ser humano não dá conta de digerir mentalmente todo esse conhecimento. Perdeu-se a capacidade de selecionar o que é adequado para o desenvolvimento físico, intelectual e social, pois quase tudo passou a ser avaliado de forma generalista.
Busca-se então, via da qualidade de vida, reaprender a manter o equilíbrio, que vem se perdendo com os fatores estressantes que pairam no cotidiano dos indivíduos. O objetivo é aprender a enfrentar as pressões do dia-a-dia, viver de forma mais harmônica e coerente em relação a si mesmo, aos outros e ao meio ambiente.
As escolhas feitas no presente determinarão o futuro, quer seja o ponto de vista profissional, quer seja em relação à própria saúde.
A busca da simplicidade no viver o cotidiano também colabora com uma qualidade de vida melhor, e para que aconteçam essas mudanças necessárias, estas atitudes são imprescindíveis: aumento da ingestão de água, pois esta ajuda na desintoxicação do organismo que sofre os danos causados pelo estresse, pela má alimentação e poluição do meio ambiente; repouso a fim de que o organismo remova do corpo substâncias nocivas, responsáveis pelo envelhecimento e adoecimento; Ingerir alimentos naturais, sempre que possível. Hipócrates, o pai da Medicina disse: "Que o teu alimento seja o teu remédio"; Usar a luz solar com equilíbrio, em horário adequado; Atividade física diária; abstenção de substâncias tóxicas como álcool, fumo, cafeína.
Equilíbrio é a palavra chave para quem pretende uma vida saudável.

Antônio Padilha de Carvalho, advogado militante; pós graduado nas áreas do Direito do Estado; Educação e Filosofia; Acadêmico de Geografia da UFMT.
Autor: Antonio Padilha De Carvalho


Artigos Relacionados


A Obesidade Infantil Bate À Porta. Cuidado!

Alimentação Saudável

7 Dicas Para Engordar E Ganhar Peso

Maximize Sua Folia, Alimentando-se Bem

Como Emagrecer Em 10 Passos

Perca Peso Com Saúde - Compre Produtos Herbalife

Enxaqueca E AlimentaÇÃo, O Que VocÊ Deve Saber!