Guerra e Ciência: Análise baseada nos textos de Hobsbawn e Tigre



Introdução

Guerra é um confronto que se dá através da disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos, utilizando-se de armas para tentar derrotar o adversário.
A Guerra depende da política do Estado e fundamentalmente do progresso da ciência, sendo assim, podemos dizer que guerra e ciência se encontram intimamente relacionadas: "Se a ciência pode ser entendida como pensamento racional acumulado, a guerra é estratégia, tática e logística acumuladas "[1].
A logística da guerra depende da política do Estado, que por sua vez, depende fundamentalmente do progresso da ciência. Como exemplo prático, podemos analisar que uma guerra não poderia existir sem os bons meios de transporte, desde cavalaria aos aviões mais modernos, desenvolvidos pela ciência. Até mesmo assuntos relacionados à nutrição de combatentes, planilhas cartográficas e funções matemáticas são amplamente utilizadas em conflitos [1].
De 1914 a 1945, a humanidade presenciou a maior revolução científica já vista. O homem fez, nesse período, o que não havia feito em dezenove séculos. Ao mesmo tempo em que causaram uma enorme destruição no mundo, as duas grandes guerras trouxeram consigo o avanço científico e tecnológico, pois nunca investiu-se tanto em Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias como nesse período, que ainda foi complementado por todos avanços alcançados também no período posterior da Guerra Fria [2].
Grandes descobertas como o radar, a ultra-sonografia e computadores foram descobertos em épocas de guerra, isso sem levar em consideração avanços medicinais, que foram muito além nesses períodos, com detalhes que serão melhor abordados ao longo das discussões baseadas nos textos de Hobsbawn (1995) e Tigre (2005) [3][4].
Tendo em vista essas definições, este trabalho mostra como o avanço científico-tecnológico contribuiu para o desenvolvimento bélico e os motivos que levaram a este desenvolvimento, assim como a ciência e as Guerras levaram a mudanças profundas na estrutura da sociedade.
Autor: Jean Michel Cangane Rodrigues


Artigos Relacionados


Paz Impossível : A Inevitabilidade Dos Conflitos No Período Pós-guerra Fria

Os Novos Contornos Do Instituto Da Subordinação

As Flores Da Guerra

SÓ FaÇo Amor

A Alemanha Dividida

Sim A Guerra

Clacificação Dos Conflitos