COMENTANDO AS EFEMÉRIDES SERGIPANAS DE EPIFÂNIO DÓRIA



A literatura sergipana esta repleta de publicações que, no tocante à sua relevância para a cultura, tem incontestavelmente um grande valor, face a genialidade de todos aqueles que as produziram. Contudo, asseguro a todos aqueles que pretendem conhecer ou mesmo pesquisar sobre a cultura sergipana, da importância de conhecer o trabalho no qual Ana Maria Medina procurou compilar as Efemérides Sergipanas de Epifânio Dória.
A grandiosidade do trabalho em análise está em podermos ter acesso, a um conjunto de informações sobre fatos e personalidades sergipanas, de forma cronológica. Por tratar-se efetivamente de uma efeméride da vida sergipana, publicadas em jornais locais ao longo da nossa história, o trabalho de Epifânio compilado por Ana Medina, possibilita ao pesquisador uma gama de temas a serem estudados, como também serve de referência para pesquisas.
Ana Medina procurou registrar em dois volumes parte do acervo das efemérides organizadas por Epifânio Dória, segundo a autora ainda resta muito material para ser trabalhado em face do grande volume de documentos que Epifânio procurou preservar ao longo de toda sua vida.
Necessário se faz dizer, que ? nós pesquisadores - não deveríamos ter de esperar por mais meio século, para que a comunidade sergipana possa saborear os demais trabalhos de Epifânio, os quais continuam a espera de novos organizadores ou mesmo de intelectuais que a exemplo de Epifânio, possam dar continuidade às efemérides sergipanas.
Cabe ressaltar, contudo, que o trabalho de Ana Maria Medina ao dar a largada nesse processo de "resgate cultural sergipano", possui inegavelmente um valor histórico, não só pela coragem de ter enfrentado e conseguido concluir um trabalho que por muitas vezes pareceu inviável, face às dificuldades que um trabalho tão grandioso requer, mas principalmente por ter oferecido a todos os sergipanos, resumido em dois grandes volumes, um perfil histórico da nossa cultura sob temáticas as mais diversas.
Embora as efemérides, no tocante a historiografia, não tenha como foco os aspectos de uma história popular, serve de referência para os pesquisadores à medida que possibilita o confronto de versões diferenciadas da realidade que se busca estudar. Os seguidores da história cultural, podem encontrar nas Efemérides de Epifànio, não apenas um discurso panegírico como alguns classificam suas biografias, mas uma análise equilibrada do cotidiano da elite sergipana.
Tenho a grata satisfação de ter sido um dos primeiros a fazer uso das informações contidas no trabalho em apreço, quando por ocasião da comemoração dos 150 anos da passagem do Imperador por Aracaju, procurei retirar do trabalho de Ana Maria Medina fontes com as quais pude elaborar um artigo científico enfatizando a preocupação do Imperador com a qualidade do ensino ministrado não só na nova Aracaju, mas em toda a província.
Como citei anteriormente, a quantidade de temas que podem ser extraídos do trabalho de Epifânio, organizado por Ana Medina, é surpreendente, e poderia sanar um grande problema que assola as universidades, - a escolha do tema a ser pesquisado - por parte dos alunos, para fazerem seus trabalhos de conclusão de curso.
Posto isto, quero encerrar este artigo enfatizando, a necessidade de somarmos esforços no sentido de reafirmarmos a identidade cultural sergipana, a qual perpassa, necessariamente, pela preservação da nossa memória, pelo reconhecimento da caminhada histórica que realizamos como um povo, que por mais de 500 anos lutou por sua terra, por seus valores e por seus princípios.

18/07/2010
Arionaldo Moura Santos
Autor: Arionaldo Moura Santos:.


Artigos Relacionados


Resenha Histórica Sobre A Ponte Do Imperador. Aracaju/se

JoÃo Evangelista Cajueiro

Certificação Dos Trabalhos De Pesquisa De 2010

A Educação Sergipana No Ano De 1860 Por Ocasião Da Visita Do Imperador à Sergipe

Apoio Pedagógico: O Apoio Pedagógico Ao Educando No Processo De Inclusão No Ensino Superior No Curso De Pedagogia Em Aracaju

João Mulungu, O Elemento Da Resistencia Negra Em Sergipe

A Origem Dos Escravos Africanos Em Sergipe